Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    meu mecanico falou que da pra montar o cambio do ap de 5 machas na caixa seca do fusca , so tem que fazer uma saliencia para cobrir a 5 marcha , que segundo ele fica externa , mas nada muito complicado , pensei : como a relacao final do santana e parecida com a do fusca , seria uma otima forma de acabar com o buraco entre terceira e quarta marchas , depois vou ver isso com ele.:p
    o loco!
    será?
    vê isso aê!!! :mrgreen:

    Comment


    • #32
      Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

      Postado originalmente por fabricio.vergetti
      meu mecanico falou que da pra montar o cambio do ap de 5 machas na caixa seca do fusca , so tem que fazer uma saliencia para cobrir a 5 marcha , que segundo ele fica externa , mas nada muito complicado , pensei : como a relacao final do santana e parecida com a do fusca , seria uma otima forma de acabar com o buraco entre terceira e quarta marchas , depois vou ver isso com ele.:p
      Putz... se tivesse opções de relação coroa/pinhão diferentes até eu me interessaria!

      Comment


      • #33
        Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

        1.1 – Relação de Cambio VW

        PA - 4 Marchas (motor 1500)
        PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
        PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
        PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
        PN - 4 marchas (1,6L longo)
        PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
        PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
        PR - 5 marchas (motor AE 1600)
        PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
        PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
        PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/8
        PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
        Relações série "P" 5 Marchas
        Vamos lá:

        PV e PVB: relação (dentes):
        1ª - 3,45:1 (38/11)
        2ª - 1,94:1 (35/1
        3ª - 1,29:1 (36/2
        4ª - 0,97:1 (31/32)
        5ª - 0,80:1 (28/35)
        ré - 3,17:1 (38/12)
        dif- 4,11:1 (37/9)

        PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
        1ª - 3,45:1 (38/11)
        2ª - 1,94:1 (35/1
        3ª - 1,29:1 (36/2
        4ª - 0,97:1 (31/32)
        5ª - 0,80:1 (28/35)
        ré - 3,17:1 (38/12)
        dif- 3,89:1 (35/9)

        PS:
        1ª - 3,45:1 (38/11)
        2ª - 1,79:1 (34/19)
        3ª - 1,13:1 (34/30)
        4ª - 0,83:1 (29/35)
        5ª - 0,68:1 (26/3
        ré - 3,17:1 (38/12)
        dif- 4,11:1 (37/9)

        PX:
        1ª - 3,45:1 (38/11)
        2ª - 1,94:1 (35/1
        3ª - 1,29:1 (36/2
        4ª - 0,91:1 (30/33)
        5ª - 0,73:1 (27/37)
        ré - 3,17:1 (38/12)
        dif- 4,11

        nao entendo de cambios , meu mecanico que falou que da , mas e bomda uma verificada , mas se as engrenagens de 4ª, e 5ª marchas dao no cambio vw a ar , os eixos deven ter a mesma espessura , entao acho que e posivel sim.
        black hot metal

        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

        Comment


        • #34
          Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

          muito bom ein cara, parabens pelo material e a pesquisa mto bom mesmo

          Comment


          • #35
            Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

            Caros amigos,
            conversando com um mecânico conhecido meu sobre esse assunto tão intrigante que é colocar 5 marchas em um fusca, ele me disse que é muito simples realizar tal façanha, ao invés de mexer em coroas e pinhões, ou tentar alongar eixos mestres etc, basta trocar de lado o diferencial, que, segundo ele encaixa perfeitamente nos dois lados do pinhão, ao invés de trabalhar de um lado, trabalharia do outro, o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão, ele sugeriu a do gol bola. Agora, não sou mecânico e nem entendo muito do assunto, estou apenas colocando o assunto em voga para qeu seja debatido por todos nós. Na verdade nem sei se tudo isso que eu disse não é a maior asneira do mundo, se for me desculpem, só que o danado do mecânico falou com tanta segurança que até me convenceu. Alguém tem alguma opinião a respeito?

            Comment


            • #36
              Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

              Postado originalmente por celojr
              Caros amigos,
              conversando com um mecânico conhecido meu sobre esse assunto tão intrigante que é colocar 5 marchas em um fusca, ele me disse que é muito simples realizar tal façanha, ao invés de mexer em coroas e pinhões, ou tentar alongar eixos mestres etc, basta trocar de lado o diferencial, que, segundo ele encaixa perfeitamente nos dois lados do pinhão, ao invés de trabalhar de um lado, trabalharia do outro, o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão, ele sugeriu a do gol bola. Agora, não sou mecânico e nem entendo muito do assunto, estou apenas colocando o assunto em voga para qeu seja debatido por todos nós. Na verdade nem sei se tudo isso que eu disse não é a maior asneira do mundo, se for me desculpem, só que o danado do mecânico falou com tanta segurança que até me convenceu. Alguém tem alguma opinião a respeito?
              Se bem entendi a façanha de seu mecânico, trocando a coroa de lado, que por sinal é posta no mesmo lado do acionador de embreagem (lado esquerdo), trocando de lado (lado direito) iremos inverter as marchas, isto é, teremos 4 marchas de ré e somente uma para frente. E a quinta marcha como é feita?


              .......

              Comment


              • #37
                Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                Tem um cara Niterói que diz que com as caixas do santana até 86 é possível, basta inverter a coroa. Para usar com motor de santana. Eu acho que essa relação de marchas (do santana) é muito perigosa para aircooled pois a rotação diminuiria muito o que por conseguinte prejudicaria o arrefecimento do motor. Mas é só minha opinião de leigo.

                Comment


                • #38
                  Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                  Postado originalmente por marcus
                  Se bem entendi a façanha de seu mecânico, trocando a coroa de lado, que por sinal é posta no mesmo lado do acionador de embreagem (lado esquerdo), trocando de lado (lado direito) iremos inverter as marchas, isto é, teremos 4 marchas de ré e somente uma para frente. E a quinta marcha como é feita?


                  .......
                  Não utilizaria o cambio do fusca e sim um com 5 marchas (gol ou santana, por exemplo), o que melhor se adaptar, logicamente com algum tipo de adaptação. agora, em relação ao arrefecimento do motor, confesso que nem tinha pensado nisso e também não sei qual seria o prejuízo causado ao motor (também sou completamente leigo). Mas vou pesquisar, se eu descobriri alguma nova informação, posto aqui.

                  Comment


                  • #39
                    Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                    Só que tem algo que me veio a mente agora, se é tão simples assim, por quê ninguém até hoje fez?

                    Comment


                    • #40
                      Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                      quantoa refrigeraçao , e algo facil de resolver , um radiador de oleo e uma polia menor , resolve o problema.;)
                      black hot metal

                      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                      Comment


                      • #41
                        Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                        Postado originalmente por fabricio.vergetti
                        quantoa refrigeraçao , e algo facil de resolver , um radiador de oleo e uma polia menor , resolve o problema.;)
                        Então, acho que essa questão da refrigeração nem é o maior problema, além do já citado, talvez acrescentando entradas de ar acessórias, algo que aumentasse a oferta de ar no cofre também ajudaria... ...não sei, só pensando alto.

                        a encrenca mesmo é o diferencial para inverter a posição da coroa. Tô com o diferencial de uma caixa de saveiro 2006 aberto quebrando a cabeça para inverter a posição da coroa - detalhe, sem gambiarra ou adaptações, pois comprometeriam a segurança da caixa, se eu conseguir neste, creio que consigo em qualquer outro, hehehehe,

                        Mas por enquanto não conseguí não, tem um pequeno problema de espaço interno a ser resolvido. :mrgreen:

                        Comment


                        • #42
                          Cambio Saveiro 2006

                          Acabei de vir do mecânico, medi com um paquimetro o espaço e definitivamente para inverter a coroa nesta caixa somente desafiando as leis da física, não tem espaço, porém, é muito pouca a diferença.

                          Vou a cata de um cambio de AP para ver por dentro o que pode ser feito.

                          Se eu descobrir alguma coisa, posto aqui.

                          Comment


                          • #43
                            Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                            cara , quando falei com o seu paulo ( mecanico ) , ele falou que seria possivel montar os eixos e engrenagens dos aps , na caixa seca e diferencial do fusca , a unica modificacao , seria na caixa seca , cortar e adaptar uma extremidade de ap para alojar a quinta marcha, daria pra usar a suspencao traseira do fusca mesmo , sem flanges pra pegar o motor , sem cortar eixos sem nada , a nao ser a adaptacao da extremidade da caixa e do garfo da quinta.

                            mas nao fui adiante , ainda to terminando o fusca.
                            black hot metal

                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                            Comment


                            • #44
                              Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                              até eu chegar no câmbio do meu, vai existir um câmbio 5 marchas a lá F4E!!!

                              Eis uma coisa que eu acho que vale a pena... câmbio... de nada adianta um motor canhão se não tem relação pra distribuir para as rodas todo o torque de maneira adequada...

                              Bom material de pesquisa! Faltam as soluções... Fui conversar com o cara que vai montar meu câmbio, cada jogo de engrenagens escalonadas (sem ser forjada) sai por R$180 eu tô pensando em pegar a 1ª e 2ª marchas mais longas dos AP's e, colocar logo em seguida, para a 3ª marcha, a 4 mais curta (ou 3ª mais longa) também dos AP's. Já a 5ª, seria a mais longa dos AP's.

                              Mas como disse: até lá, tem uma solução para câmbio 5 marchas a lá F4E!!!

                              Abrax!

                              Comment


                              • #45
                                Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                                Postado originalmente por JRBENTO
                                até eu chegar no câmbio do meu, vai existir um câmbio 5 marchas a lá F4E!!!


                                Abrax!
                                existem duas possiveis soluções em andamento.

                                A que o Fabrício falou de adaptar a 5ª do AP na caixa do fusca e a inversão da coroa (desde que caiba do outro lado da caixa), ambas aparentemente sem maiores dificuldades de realização.

                                Uma mantem a suspensão original e a outra, obrigatoriamente necessita de mudança na suspensão (o que é um fator dificultador).

                                Mas, enfim, também acredito que muito em breve teremos achado uma solução para esta questão.

                                Comment

                                Working...
                                X