Há algum tempo eu me lembrei de um fato que havia me escapado, como sempre fui fã do Paris-Dakar, me lembrei de uma coisa: dos buggys Renault!
Aí me lembrei que eles eram mesmo um buggy, tração e motor traseiros. E se eram com essa concepção, deveriam usar uma mecânica (leia-se transmissão) Renault, claro.
Pensando nisso procurei um cara que conheço aqui que tem oficina autorizada Renault, e para minha surpresa, ele disse que o Renault 21 e aquela perua que não lembro o nome, usaram um câmbio muito semelhante aos câmbios VW.
De posse desta informação comecei uma pequena pesquisa e achei um bom material, inclusive um manual de serviços desse câmbio (em anexo)!
Portanto eu lhes apresento a caixa Renault UN1:
Pra vocês terem uma idéia da resistência dessa caixa, olha os motores que elas são montadas, na Inglaterra se usa muito em réplicas de GT40, Lamborghinis, além de que ela foi usada como item de série em alguns Lotus e Alpines!
Agora imaginem essa caixa num Fusca turbo!? Será que aguentaria!?
Além de ser 5 marchas, ainda tem opção de mais de uma relação de diferencial. Segundo um site inglês, a UN1 foi usada nos Renault 21 e 25 turbo (no Brasil tivemos o 21, o carro e a perua, agora o 25 não sei dizer) e hoje existe uma chamada UN5, que é usada nas peruas (as grandes) e que a única diferença são as coroas/pinhão maiores. Semana passada achei uma caixa dessas no Mercado Livre, o sujeito pedia 900 reais, mas creio que saia bem mais barata se negociar, afinal quem vai querer isso!?
Aí me lembrei que eles eram mesmo um buggy, tração e motor traseiros. E se eram com essa concepção, deveriam usar uma mecânica (leia-se transmissão) Renault, claro.
Pensando nisso procurei um cara que conheço aqui que tem oficina autorizada Renault, e para minha surpresa, ele disse que o Renault 21 e aquela perua que não lembro o nome, usaram um câmbio muito semelhante aos câmbios VW.
De posse desta informação comecei uma pequena pesquisa e achei um bom material, inclusive um manual de serviços desse câmbio (em anexo)!
Portanto eu lhes apresento a caixa Renault UN1:
Pra vocês terem uma idéia da resistência dessa caixa, olha os motores que elas são montadas, na Inglaterra se usa muito em réplicas de GT40, Lamborghinis, além de que ela foi usada como item de série em alguns Lotus e Alpines!
Agora imaginem essa caixa num Fusca turbo!? Será que aguentaria!?
Além de ser 5 marchas, ainda tem opção de mais de uma relação de diferencial. Segundo um site inglês, a UN1 foi usada nos Renault 21 e 25 turbo (no Brasil tivemos o 21, o carro e a perua, agora o 25 não sei dizer) e hoje existe uma chamada UN5, que é usada nas peruas (as grandes) e que a única diferença são as coroas/pinhão maiores. Semana passada achei uma caixa dessas no Mercado Livre, o sujeito pedia 900 reais, mas creio que saia bem mais barata se negociar, afinal quem vai querer isso!?
Comment