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meu mecanico falou que da pra montar o cambio do ap de 5 machas na caixa seca do fusca , so tem que fazer uma saliencia para cobrir a 5 marcha , que segundo ele fica externa , mas nada muito complicado , pensei : como a relacao final do santana e parecida com a do fusca , seria uma otima forma de acabar com o buraco entre terceira e quarta marchas , depois vou ver isso com ele.:p
meu mecanico falou que da pra montar o cambio do ap de 5 machas na caixa seca do fusca , so tem que fazer uma saliencia para cobrir a 5 marcha , que segundo ele fica externa , mas nada muito complicado , pensei : como a relacao final do santana e parecida com a do fusca , seria uma otima forma de acabar com o buraco entre terceira e quarta marchas , depois vou ver isso com ele.:p
Putz... se tivesse opções de relação coroa/pinhão diferentes até eu me interessaria!
nao entendo de cambios , meu mecanico que falou que da , mas e bomda uma verificada , mas se as engrenagens de 4ª, e 5ª marchas dao no cambio vw a ar , os eixos deven ter a mesma espessura , entao acho que e posivel sim.
Caros amigos,
conversando com um mecânico conhecido meu sobre esse assunto tão intrigante que é colocar 5 marchas em um fusca, ele me disse que é muito simples realizar tal façanha, ao invés de mexer em coroas e pinhões, ou tentar alongar eixos mestres etc, basta trocar de lado o diferencial, que, segundo ele encaixa perfeitamente nos dois lados do pinhão, ao invés de trabalhar de um lado, trabalharia do outro, o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão, ele sugeriu a do gol bola. Agora, não sou mecânico e nem entendo muito do assunto, estou apenas colocando o assunto em voga para qeu seja debatido por todos nós. Na verdade nem sei se tudo isso que eu disse não é a maior asneira do mundo, se for me desculpem, só que o danado do mecânico falou com tanta segurança que até me convenceu. Alguém tem alguma opinião a respeito?
Caros amigos,
conversando com um mecânico conhecido meu sobre esse assunto tão intrigante que é colocar 5 marchas em um fusca, ele me disse que é muito simples realizar tal façanha, ao invés de mexer em coroas e pinhões, ou tentar alongar eixos mestres etc, basta trocar de lado o diferencial, que, segundo ele encaixa perfeitamente nos dois lados do pinhão, ao invés de trabalhar de um lado, trabalharia do outro, o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão, ele sugeriu a do gol bola. Agora, não sou mecânico e nem entendo muito do assunto, estou apenas colocando o assunto em voga para qeu seja debatido por todos nós. Na verdade nem sei se tudo isso que eu disse não é a maior asneira do mundo, se for me desculpem, só que o danado do mecânico falou com tanta segurança que até me convenceu. Alguém tem alguma opinião a respeito?
Se bem entendi a façanha de seu mecânico, trocando a coroa de lado, que por sinal é posta no mesmo lado do acionador de embreagem (lado esquerdo), trocando de lado (lado direito) iremos inverter as marchas, isto é, teremos 4 marchas de ré e somente uma para frente. E a quinta marcha como é feita?
Tem um cara Niterói que diz que com as caixas do santana até 86 é possível, basta inverter a coroa. Para usar com motor de santana. Eu acho que essa relação de marchas (do santana) é muito perigosa para aircooled pois a rotação diminuiria muito o que por conseguinte prejudicaria o arrefecimento do motor. Mas é só minha opinião de leigo.
Se bem entendi a façanha de seu mecânico, trocando a coroa de lado, que por sinal é posta no mesmo lado do acionador de embreagem (lado esquerdo), trocando de lado (lado direito) iremos inverter as marchas, isto é, teremos 4 marchas de ré e somente uma para frente. E a quinta marcha como é feita?
.......
Não utilizaria o cambio do fusca e sim um com 5 marchas (gol ou santana, por exemplo), o que melhor se adaptar, logicamente com algum tipo de adaptação. agora, em relação ao arrefecimento do motor, confesso que nem tinha pensado nisso e também não sei qual seria o prejuízo causado ao motor (também sou completamente leigo). Mas vou pesquisar, se eu descobriri alguma nova informação, posto aqui.
quantoa refrigeraçao , e algo facil de resolver , um radiador de oleo e uma polia menor , resolve o problema.;)
Então, acho que essa questão da refrigeração nem é o maior problema, além do já citado, talvez acrescentando entradas de ar acessórias, algo que aumentasse a oferta de ar no cofre também ajudaria... ...não sei, só pensando alto.
a encrenca mesmo é o diferencial para inverter a posição da coroa. Tô com o diferencial de uma caixa de saveiro 2006 aberto quebrando a cabeça para inverter a posição da coroa - detalhe, sem gambiarra ou adaptações, pois comprometeriam a segurança da caixa, se eu conseguir neste, creio que consigo em qualquer outro, hehehehe,
Mas por enquanto não conseguí não, tem um pequeno problema de espaço interno a ser resolvido. :mrgreen:
Acabei de vir do mecânico, medi com um paquimetro o espaço e definitivamente para inverter a coroa nesta caixa somente desafiando as leis da física, não tem espaço, porém, é muito pouca a diferença.
Vou a cata de um cambio de AP para ver por dentro o que pode ser feito.
cara , quando falei com o seu paulo ( mecanico ) , ele falou que seria possivel montar os eixos e engrenagens dos aps , na caixa seca e diferencial do fusca , a unica modificacao , seria na caixa seca , cortar e adaptar uma extremidade de ap para alojar a quinta marcha, daria pra usar a suspencao traseira do fusca mesmo , sem flanges pra pegar o motor , sem cortar eixos sem nada , a nao ser a adaptacao da extremidade da caixa e do garfo da quinta.
mas nao fui adiante , ainda to terminando o fusca.
até eu chegar no câmbio do meu, vai existir um câmbio 5 marchas a lá F4E!!!
Eis uma coisa que eu acho que vale a pena... câmbio... de nada adianta um motor canhão se não tem relação pra distribuir para as rodas todo o torque de maneira adequada...
Bom material de pesquisa! Faltam as soluções... Fui conversar com o cara que vai montar meu câmbio, cada jogo de engrenagens escalonadas (sem ser forjada) sai por R$180 eu tô pensando em pegar a 1ª e 2ª marchas mais longas dos AP's e, colocar logo em seguida, para a 3ª marcha, a 4 mais curta (ou 3ª mais longa) também dos AP's. Já a 5ª, seria a mais longa dos AP's.
Mas como disse: até lá, tem uma solução para câmbio 5 marchas a lá F4E!!!
até eu chegar no câmbio do meu, vai existir um câmbio 5 marchas a lá F4E!!!
Abrax!
existem duas possiveis soluções em andamento.
A que o Fabrício falou de adaptar a 5ª do AP na caixa do fusca e a inversão da coroa (desde que caiba do outro lado da caixa), ambas aparentemente sem maiores dificuldades de realização.
Uma mantem a suspensão original e a outra, obrigatoriamente necessita de mudança na suspensão (o que é um fator dificultador).
Mas, enfim, também acredito que muito em breve teremos achado uma solução para esta questão.
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