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bloquear o diferencial?

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  • bloquear o diferencial?

    ola,amigos
    alguem ja bloqueou o diferencial da caixa do fusca com solda??
    queria saber se ajuda na arrancada e se traz mais força nas saidas
    valeu ai

  • #2
    Re: bloquear o diferencial?

    Desculpe, hot_64, não entendí bem o que vc quis dizer, mas acho qeu não é uma boa idéia...

    Se o que vc quis dizer foi eliminar a ação do diferencial, soldando as planetárias para que a potencia do motor seja transmitida igualmente entre as rodas traseiras, você somente poderá andar em linha reta, pois qualquer curvinha vai destruir seu eixo traseiro.

    A Fiat usa um sistema de bloqueio de diferencial nos modelos "off-road", mas limita a velocidade a 30 Km/h, se não me engano, sua utilidade é apenas para tirar o veículo de atoleiros ou andar em pisos extremamente lisos.

    Além do que, em arrancadas, com o carro em linha reta, a força tansmitida as rodas é exatamente a mesma e somente muda nas curvas, mesmo assim, de forma necessária, pois caso contrário, o carro sai de lado e não faz a curva.

    Abs.

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    • #3
      Re: bloquear o diferencial?

      a pergunta é, p/ que vc vai usar o carro ??

      se for p/ provas de arrancada é valido ...

      p/ rua nem pensar ....
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

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      • #4
        Re: bloquear o diferencial?

        opa,obrigado pelas respostas pessoal,tive essa ideia pq tem uns caras aqui na cidade q andam com o diferencial bloqueado,so q em opalas mechidos,fazem qualquer curva e os pneus cantam.
        mas iria fazer primeiro um teste numa gaiola q tenho,mas nao faço ideia d como iria se comportar.como o celojr falou d sair d lado nas curvas,faz sentido,ainda mais numa gaiola q nao pesa nada na frente,acho q vou abandonar a ideia,e andar com a caixa originals
        valeu

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        • #5
          Re: bloquear o diferencial?

          Achei a reportagem sobre o bloqueio eletrônico adotado pela Fiat na linha Adventure que saiu na 4 Rodas:

          "A função do diferencial é permitir a diferença de rotação ente as rodas motrizes - interna e externa - nas curvas. O diferencial E-Locker, fabricado pela Eaton e utilizado pela Fiat no sistema ELD, funciona através de acionamento eletromagnético de trava, que faz com que as duas rodas girem com velocidade e torques iguais. Essa propridade é extremamente desejável em pisos escorregadios, como neve e barro, e em situações em que uma das rodas fique no ar. O ruim é que em pisos com boa aderência, como asfalto, a dirigibilidade fic seriamente comprometida, além de causar situação potencialmente catastrófica para o conjunto de tração.

          O segredo é desligar o travamento sempre que dirigir com boa aderência. A Fiat assumiu esse cuidado, limitando o travamento até 20 Km/h. Qualquer um que dirija em estradas de barro ou areia, porém, sabe que esse limite é indesejável, pois torna o sistema inútil em trechos off-road mais longos, onde velocidade e tração são essenciais."


          Daí se conclui sua completa inutilidade fora das situações de atolamento do veículo, e, no caso do fusca, caso percorra trechos Off-Road com frequência com risco de atolamentos, a dica é separar o acionamento do freio de mão com alavancas independentes, travando a roda de menor tração no caso do atolamento, dessa forma, o diferencial joga todo o torque da rotação para a outra roda, melhor até, que o bloqueio eletrônico do diferencial. Para outras circunstâncias, incluindo arrancadas, não funcionaria.

          Converse com seus amigos que usam diferencial bloqueado nos opalas e peça para eles reverem esse conceito. A vida útil dos eixos das rodas motrizes certamente agradecerá.

          Abs.

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          • #6
            Re: bloquear o diferencial?

            valeu pela resposta celojr! bem interessante a ideia d 2 freios d mao.ja os caras dos opalas sao meio lokos mesmo...nao tao nem ai se quebrar ou nao,mas no caso d um fusca d rua,acho q nao rola mesmo pois todo o peso esta na traseira sobre as rodas,uma vez vi aquelas planetarias com açao d 70% mas sao bem caras..

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            • #7
              Re: bloquear o diferencial?

              Fala Hot, essas planetárias eu não conheço, mas não deve valer a pena não, realmente, elas devem ter um fim bem específico.

              Mantenha seu diferencial no padrão normal, acredito ser a melhor conduta, lembre-se que em curvas, as rodas giram, inevitavelmente, em velocidades diferentes e qualquer coisa que anule isso, não é o ideal. Nas retas, desde que em pisos com aderência regular, o diferencial já é nulo mesmo.]

              Abs.

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              • #8
                Re: bloquear o diferencial?

                eu tenho auto-blocante pra vender pra fusca e pra quase todos os modelos de veiculos, inclusive 4X4 . nao trata-se de gambiarra, vc retira a planetaria e coloca essa peça no lugar, o carro faz cusvas normalmente. livre.. .


                Postado originalmente por celojr
                Achei a reportagem sobre o bloqueio eletrônico adotado pela Fiat na linha Adventure que saiu na 4 Rodas:

                "A função do diferencial é permitir a diferença de rotação ente as rodas motrizes - interna e externa - nas curvas. O diferencial E-Locker, fabricado pela Eaton e utilizado pela Fiat no sistema ELD, funciona através de acionamento eletromagnético de trava, que faz com que as duas rodas girem com velocidade e torques iguais. Essa propridade é extremamente desejável em pisos escorregadios, como neve e barro, e em situações em que uma das rodas fique no ar. O ruim é que em pisos com boa aderência, como asfalto, a dirigibilidade fic seriamente comprometida, além de causar situação potencialmente catastrófica para o conjunto de tração.

                O segredo é desligar o travamento sempre que dirigir com boa aderência. A Fiat assumiu esse cuidado, limitando o travamento até 20 Km/h. Qualquer um que dirija em estradas de barro ou areia, porém, sabe que esse limite é indesejável, pois torna o sistema inútil em trechos off-road mais longos, onde velocidade e tração são essenciais."

                Daí se conclui sua completa inutilidade fora das situações de atolamento do veículo, e, no caso do fusca, caso percorra trechos Off-Road com frequência com risco de atolamentos, a dica é separar o acionamento do freio de mão com alavancas independentes, travando a roda de menor tração no caso do atolamento, dessa forma, o diferencial joga todo o torque da rotação para a outra roda, melhor até, que o bloqueio eletrônico do diferencial. Para outras circunstâncias, incluindo arrancadas, não funcionaria.

                Converse com seus amigos que usam diferencial bloqueado nos opalas e peça para eles reverem esse conceito. A vida útil dos eixos das rodas motrizes certamente agradecerá.

                Abs.

                Comment


                • #9
                  Re: bloquear o diferencial?

                  Postado originalmente por iroti
                  eu tenho auto-blocante pra vender pra fusca e pra quase todos os modelos de veiculos, inclusive 4X4 . nao trata-se de gambiarra, vc retira a planetaria e coloca essa peça no lugar, o carro faz cusvas normalmente. livre.. .
                  Explica aí como funciona, sempre tive curiosidade de saber ...
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

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                  • #10
                    Re: bloquear o diferencial?

                    Diferencial soldado só pra arrancada, e ainda sim é uma maneira porca de ter tração igual nas duas rodas. O correto é utilizar um spool. Se quiser ter um carro decente, o ideal é o autoblocante, de preferencia o de discos, pois o de catraca é bloqueia as rodas de maneira muito bruta (bom pra barro e arrancada).

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                    • #11
                      Re: bloquear o diferencial?

                      e ai rot 64!!
                      cara com certeza nao é uma boa ideia bloquear o diferencial se vç pretende andar na rua!!
                      e o fusca tem uma grande vantagem sobre a maioria dos carros concorrentes na arrancada! o fusca joga toda força da traçao direto no eixo! arranca muito bem!!por o peso estar todo na traseira!!
                      esses seus amigos opaleiros devem ter diferencial bloquante mas nao totalmente! que bloqueia so quanto as rodas giram demasiadamente.
                      os diferenciais que conheço com esse sistema sao de camionetes e carros pesados! funcionam com uns tipos de arruelas frisadas juntos as planetarias qua quando giram demasiadamente as arruelas vao trancando pra distribuir a força pra outra roda! grotesta explicação!! hehehe!!
                      mas o nosso amigo aqui IROTI!!! pode nos explicar melhor!

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                      • #12
                        Re: bloquear o diferencial?

                        Meu fuca (ar 1. possui AUTO BLOCANTE (super diff) e Poor´s Man Posi. O primeiro é um diferencial com carcaça mais robusta (isto é o que conta) com quatro planetarias (aqui se trabalha com solda e adicionando mais duas planetárias - nos EUA é chamado de beef-a-diff - contudo manuais de preparação dizem que não adianta tanto pela caixa original flexionar) e o segundo é composto de arruelas que regulam a folga com o platô.
                        Ambos (brasileiro e americano) trabalham travando aproximadamente 70% (em geral os anunciantes falam este valor); então, não existe problema na rua. Marcando no chão as DUAS rodas ao arrancar. Não faz barulho e não senti nenhuma diferença nas curvas.
                        No caso do spool (BLOCANTE), não, é 100%, voltado somente para arrancada.
                        Realmente, veículos fora de estrada necessitam deste ajuste (AUTO BLOCANTE) para se livrar de atoleiros e casos em que a roda que traciona fique livre.

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                        • #13
                          Re: bloquear o diferencial?

                          Desenterrando mais um.

                          Vamos falar sobre o blocante de porca - 80%

                          http://www.youtube.com/watch?v=ithNl1Z7Lhw


                          Eh uma boa?

                          Comment


                          • #14
                            Re: bloquear o diferencial?

                            Postado originalmente por Museu Ver Post
                            Desenterrando mais um.

                            Vamos falar sobre o blocante de porca - 80%

                            http://www.youtube.com/watch?v=ithNl1Z7Lhw


                            Eh uma boa?

                            sou suspeito para opinar!

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                            • #15
                              Re: bloquear o diferencial?

                              Postado originalmente por AmaFusca Ver Post
                              sou suspeito para opinar!
                              Tem um sistema chamado de Limited-slip differential.
                              Ele é um sistema que permite "irregularidades" na tração nas curvas.

                              se alguem entende ingles http://en.wikipedia.org/wiki/Limited...ntial#Benefits

                              Achei uma materia em portugues http://sopajerotr4.blogspot.com.br/2...mitado-um.html
                              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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