Caros amigos foristas. Estou com meu Fusca parado a dois meses e alguns dias por problemas no câmbio. Desde quando comprei ele apresentava dificuldade para engatar a 1ª (na verdade ela escapava quase sempre) e por duas vezes o câmbio ''encavalou'', uma vez em 2ª e uma em 3ª. Na primeira vez um mecânico conseguiu criar espaço afastando o conjunto motor/câmbio para tras e abriu parcialmente a tampa seletora desencavalando o câmbio. Na segunda vez foi retirado o conjunto motor/câmbio para desencavalar e foi feita a troca do garfo que aprasentava desgaste. A 1ª melhorou um pouco mas continuava a escapar, mesmo tendo sido trocado garfo, alavanca e kit da mesma, a bucha que fica logo abaixo da alavanca, a bucha qua liga o trambulador ao garfo e a bucha da caixa. Também os calços de caixa e motor foram trocados na ocasião. Isso foi a quase um ano e como já citei meu carro está parado a dois meses e alguns dias. Encavalou de novo em 2ª marcha.
Ontem, 29 de Agosto incorporei mecânico que existe em mim e abaixei todo o conjunto sozinho em minha garagem. Confesso que hoje parece que levei uma surra, tô moidinho da silva . Daí eu pergunto a vocês o seguinte: Pretendo trocar o câmbio por outro, cansei de sofrer com o antigo. Mas gostaria de aproveitar os ''braços'', junto com tambores, rolamentos, freios, etc...Mas como nunca havia visto um câmbio desses aberto não tinha muita noção de como seria tal tarefa. Imaginava e já tinha ouvido dizer que era só tirar a tampa e desencaixar o eixo completo. Tentei tirar primeiro a tampa pequena do câmbio sem sucesso. Depois a maior, novo fracasso, o eixo continua fixo. Existe uma maneira correta para isso? Ou não dá? Só abrindo o câmbio no meio para seperar os eixos da caixa ? Ou se eu soltar a porca da ponta do eixo dá pra ir retirando as peças e por fim tirar a tampa menor para soltar a ''capa'' do eixo? Ou eu compro a caixa completa com tudo e reviso rolamentos e freios?
De qualquer maneira fica a pergunta e acho que serve também para que muitos aqui aprendam um pouco sobre o câmbio de seus carros. Abraços a todos.
Ontem, 29 de Agosto incorporei mecânico que existe em mim e abaixei todo o conjunto sozinho em minha garagem. Confesso que hoje parece que levei uma surra, tô moidinho da silva . Daí eu pergunto a vocês o seguinte: Pretendo trocar o câmbio por outro, cansei de sofrer com o antigo. Mas gostaria de aproveitar os ''braços'', junto com tambores, rolamentos, freios, etc...Mas como nunca havia visto um câmbio desses aberto não tinha muita noção de como seria tal tarefa. Imaginava e já tinha ouvido dizer que era só tirar a tampa e desencaixar o eixo completo. Tentei tirar primeiro a tampa pequena do câmbio sem sucesso. Depois a maior, novo fracasso, o eixo continua fixo. Existe uma maneira correta para isso? Ou não dá? Só abrindo o câmbio no meio para seperar os eixos da caixa ? Ou se eu soltar a porca da ponta do eixo dá pra ir retirando as peças e por fim tirar a tampa menor para soltar a ''capa'' do eixo? Ou eu compro a caixa completa com tudo e reviso rolamentos e freios?
De qualquer maneira fica a pergunta e acho que serve também para que muitos aqui aprendam um pouco sobre o câmbio de seus carros. Abraços a todos.
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