Pessoal, Espero mais uma vez poder responder a algumas perguntas e duvidas sobre o mito criado em torno do tão sonhado cambio de 5 marchas pra VW a ar pois meu projeto finalmente está pronto e posso falar com convicção a partir de agora.
Para iniciar o assunto recomendo este upgrade no Beetle apenas a pessoas que reúnam essas 3 características básicas - dinheiro em quantidade razoavel, coragem e muita, mais muita perseverança mesmo. Foram mais de 60 dias de trabalho, das 8 da manha ás 8 da noite...mas agora está pronto.
Desde que comprei o meu 69 pretendia pra ele um carro original, mas completamente atualizado. Pois bem; a suspensão dianteira zera e freios dianteiros a disco com pinças de Santana foi o primeiro passo, pois eu já tinha problemas nestas partes. Veja o link:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5018
Como o 1300 dele é bom, e eu já tinha problemas de cambio (até cheguei a comprar um outro cambio de 1300 pra ele) decidi que o upgrade traseiro seria total menos motor. Adquiri usado de um amigo o kit de freios traseiros, com pinças de Tempra Turbo. Quando de fato fui observar o kit para montar... descobri que os discos estavam muito finos e que o cubo estava com todas as roscas espanadas... ou seja, do kit mesmo só aproveitei as pinças e o suporte... o resto veio tudo zero. Para o cambio, já a muito eu havia decido instalar um 5 marchas e sendo assim decidi comprar do melhor (mais caro) exatamente pra não ter problemas. Acessei o Mercado Livre e arrematei o tão famigerado cambio. Fiz contato com a pessoa (Thomas da Adapta Fusca) que me atendeu muito bem... fabricou o cambio e no dia marcado retirei e paguei pessoalmente. Neste ponto, pensava ter todos os componentes em mãos e levei o carro para a oficina para começar a saga. Motor prum lado, cambio pro outro aproveitei e já desmontei completamente a suspensão também. Levei todas as pecas para pintar, incluindo o cambio... Passado uma semana começamos a montagem, e logo de inicio já encontramos a primeira dificuldade. O cambio 5 marchas é maior, mais longo que o cambio original e isto exige uma trabalho de recuo logo acima do túnel, no fundo do assento traseiro para que ele possa encaixar no lugar. Um amigo funileiro de plantão resolveu este problema. (Doeu na alma ver ele marretando)
Feito os devidos trabalhos o cambio foi instalado, aproveitei a ocasião e também instalei os semi-eixos dos fuscas mais modernos, que aumentam a distancia entre as rodas traseiras em 5 cm de cada lado; o cambio foi instalado com o coxim traseiro próprio do cambio 5 marchar que serve até pra um V8 de tão parrudo e os outros dois (da caixa seca) já aproveitei coloquei os EMPI de poliuretano, também aproveitei para aumentar a alavanca do garfo de embreagem em 1,5cm na tentativa de deixá-la mais macia.
Tomei a maior surra dos facões... ficou 95% certo, mas acho que 100% nenhum é então ficou bom depois de umas 4 desmontadas de cada lado. Trampo de CORNO pra ser franco. (imagina fazer isso com as pecas todas pintadas).
Aproveitei e instalei novos amortecedores traseiros NAKATA; já que a Cofap não tem mais a linha super (primeira linha) para os traseiros, segunda linha por segunda linha os NAKATA estavam em promoção. Também ainda não decidi se vou ou não usar os de D20 quando colocar o novo motor por isso a escolha pelo do fusca mesmo por enquanto.
Parte 2....
Para iniciar o assunto recomendo este upgrade no Beetle apenas a pessoas que reúnam essas 3 características básicas - dinheiro em quantidade razoavel, coragem e muita, mais muita perseverança mesmo. Foram mais de 60 dias de trabalho, das 8 da manha ás 8 da noite...mas agora está pronto.
Desde que comprei o meu 69 pretendia pra ele um carro original, mas completamente atualizado. Pois bem; a suspensão dianteira zera e freios dianteiros a disco com pinças de Santana foi o primeiro passo, pois eu já tinha problemas nestas partes. Veja o link:
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5018
Como o 1300 dele é bom, e eu já tinha problemas de cambio (até cheguei a comprar um outro cambio de 1300 pra ele) decidi que o upgrade traseiro seria total menos motor. Adquiri usado de um amigo o kit de freios traseiros, com pinças de Tempra Turbo. Quando de fato fui observar o kit para montar... descobri que os discos estavam muito finos e que o cubo estava com todas as roscas espanadas... ou seja, do kit mesmo só aproveitei as pinças e o suporte... o resto veio tudo zero. Para o cambio, já a muito eu havia decido instalar um 5 marchas e sendo assim decidi comprar do melhor (mais caro) exatamente pra não ter problemas. Acessei o Mercado Livre e arrematei o tão famigerado cambio. Fiz contato com a pessoa (Thomas da Adapta Fusca) que me atendeu muito bem... fabricou o cambio e no dia marcado retirei e paguei pessoalmente. Neste ponto, pensava ter todos os componentes em mãos e levei o carro para a oficina para começar a saga. Motor prum lado, cambio pro outro aproveitei e já desmontei completamente a suspensão também. Levei todas as pecas para pintar, incluindo o cambio... Passado uma semana começamos a montagem, e logo de inicio já encontramos a primeira dificuldade. O cambio 5 marchas é maior, mais longo que o cambio original e isto exige uma trabalho de recuo logo acima do túnel, no fundo do assento traseiro para que ele possa encaixar no lugar. Um amigo funileiro de plantão resolveu este problema. (Doeu na alma ver ele marretando)
Feito os devidos trabalhos o cambio foi instalado, aproveitei a ocasião e também instalei os semi-eixos dos fuscas mais modernos, que aumentam a distancia entre as rodas traseiras em 5 cm de cada lado; o cambio foi instalado com o coxim traseiro próprio do cambio 5 marchar que serve até pra um V8 de tão parrudo e os outros dois (da caixa seca) já aproveitei coloquei os EMPI de poliuretano, também aproveitei para aumentar a alavanca do garfo de embreagem em 1,5cm na tentativa de deixá-la mais macia.
Tomei a maior surra dos facões... ficou 95% certo, mas acho que 100% nenhum é então ficou bom depois de umas 4 desmontadas de cada lado. Trampo de CORNO pra ser franco. (imagina fazer isso com as pecas todas pintadas).
Aproveitei e instalei novos amortecedores traseiros NAKATA; já que a Cofap não tem mais a linha super (primeira linha) para os traseiros, segunda linha por segunda linha os NAKATA estavam em promoção. Também ainda não decidi se vou ou não usar os de D20 quando colocar o novo motor por isso a escolha pelo do fusca mesmo por enquanto.
Parte 2....
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