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[Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

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  • [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

    Pessoal, Espero mais uma vez poder responder a algumas perguntas e duvidas sobre o mito criado em torno do tão sonhado cambio de 5 marchas pra VW a ar pois meu projeto finalmente está pronto e posso falar com convicção a partir de agora.
    Para iniciar o assunto recomendo este upgrade no Beetle apenas a pessoas que reúnam essas 3 características básicas - dinheiro em quantidade razoavel, coragem e muita, mais muita perseverança mesmo. Foram mais de 60 dias de trabalho, das 8 da manha ás 8 da noite...mas agora está pronto.

    Desde que comprei o meu 69 pretendia pra ele um carro original, mas completamente atualizado. Pois bem; a suspensão dianteira zera e freios dianteiros a disco com pinças de Santana foi o primeiro passo, pois eu já tinha problemas nestas partes. Veja o link:

    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5018

    Como o 1300 dele é bom, e eu já tinha problemas de cambio (até cheguei a comprar um outro cambio de 1300 pra ele) decidi que o upgrade traseiro seria total menos motor. Adquiri usado de um amigo o kit de freios traseiros, com pinças de Tempra Turbo. Quando de fato fui observar o kit para montar... descobri que os discos estavam muito finos e que o cubo estava com todas as roscas espanadas... ou seja, do kit mesmo só aproveitei as pinças e o suporte... o resto veio tudo zero. Para o cambio, já a muito eu havia decido instalar um 5 marchas e sendo assim decidi comprar do melhor (mais caro) exatamente pra não ter problemas. Acessei o Mercado Livre e arrematei o tão famigerado cambio. Fiz contato com a pessoa (Thomas da Adapta Fusca) que me atendeu muito bem... fabricou o cambio e no dia marcado retirei e paguei pessoalmente. Neste ponto, pensava ter todos os componentes em mãos e levei o carro para a oficina para começar a saga. Motor prum lado, cambio pro outro aproveitei e já desmontei completamente a suspensão também. Levei todas as pecas para pintar, incluindo o cambio... Passado uma semana começamos a montagem, e logo de inicio já encontramos a primeira dificuldade. O cambio 5 marchas é maior, mais longo que o cambio original e isto exige uma trabalho de recuo logo acima do túnel, no fundo do assento traseiro para que ele possa encaixar no lugar. Um amigo funileiro de plantão resolveu este problema. (Doeu na alma ver ele marretando)
    Feito os devidos trabalhos o cambio foi instalado, aproveitei a ocasião e também instalei os semi-eixos dos fuscas mais modernos, que aumentam a distancia entre as rodas traseiras em 5 cm de cada lado; o cambio foi instalado com o coxim traseiro próprio do cambio 5 marchar que serve até pra um V8 de tão parrudo e os outros dois (da caixa seca) já aproveitei coloquei os EMPI de poliuretano, também aproveitei para aumentar a alavanca do garfo de embreagem em 1,5cm na tentativa de deixá-la mais macia.

    Tomei a maior surra dos facões... ficou 95% certo, mas acho que 100% nenhum é então ficou bom depois de umas 4 desmontadas de cada lado. Trampo de CORNO pra ser franco. (imagina fazer isso com as pecas todas pintadas).
    Aproveitei e instalei novos amortecedores traseiros NAKATA; já que a Cofap não tem mais a linha super (primeira linha) para os traseiros, segunda linha por segunda linha os NAKATA estavam em promoção. Também ainda não decidi se vou ou não usar os de D20 quando colocar o novo motor por isso a escolha pelo do fusca mesmo por enquanto.


    Parte 2....
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

  • #2
    Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

    Parte2...

    Os freios foram um capitulo a parte...
    Como eu disse, aproveitei somente as pinças e o suporte, comprei discos ZERADOS e novos cubos do fusca mesmo no desmanche. Mandei tudo pro torno para que fosse feito a adaptação que consiste em tornear o cubo e disco para que o cubo encaixe dentro do disco perfeitamente; como esta medida é variável, são necessários calços para a pinça no intuito de que elas fiquem centralizadas em relação a posição de morder o disco, foram torneados também estes calços. Como os flexíveis estavam ruins, decidi comprar zero. Comprei dois de fusca mas precisava de mais dois para dar o tamanho certo ou apenas dois, mais longos, mas com as conexões macho-femea corretas e depois de semanas procurando e tentativas de empresas que fabricam de areoquip sem sucesso; finalmente um balconista de auto pecas deu a dica “tenta o do Verona 94 que eu acho que dá” e pronto.... o cara tava certo... os do fusca + do Verona 94 ficaram perfeitos = original. O freio de Mao... pqp, capas e cabos da Kombi + dois tubinos torneados + dois “quebra galho” igual do acelerador, porem mais fortes e torneados deixaram o freio melhor que no Tempra Turbo. Para utilizar as rodas originais 5 furos comprei os adaptadores importados do Fuscanet, muito bom por sinal.
    Freios instalados e o carro praticamente todo montado, decidi dar um tapa no bom e velho 1300; ainda bem... já que eu ia apenas reapertar os cabeçotes... Tiramos os cilindros e abrimos o motor. Encontrei um pedaço de saia de pistão e fiquei preocupado, logo achei o problema. Um dos pistões perdeu a saia e alem disso... tinha uma trinca que ia de pino a pino passando pela cabeça do pistão. Sei que o que eu fiz não é recomendado... mas corri no desmanche e comprei um pistão, 1300 STD como o meu e exatamente do mesmo modelo e marca...utilizei os anéis que estavam no carro e o resultado foi o melhor; sem problemas. Meu comando estava com folga em relação à engrenagem e já aproveitei pra colocar um comandinho original zero bala, fechamos o motor como se deve para tirar os 3000 vazamentos.
    Quando fomos colocar o motor no carro, problemas.... meu carro ainda tinha o sistema antigo de embreagem do 1300 que é todo estranho. Como já estava em fase de acabamento e o que acabou primeiro foi o dinheiro, depois a paciência, depois a coragem, fiz mais uma visita e recebi outra uma facada no desmanche; mas que rendeu uma embreagem de 1600 com menos 500km rodados, um volante 1600 ZERO STD e ainda “ganhei” um rolamento novissimo do amigo lá.
    Tivemos um ou outro probleminha com os calços do volante... mas deu certo.
    Motor no lugar, primeira partida depois de 50 dias de oficina; foi uma partida pesada e esquisita... mas toca em frente, vamos testar o cambio. Eu já havia feito testes na alavanca e parecia estar tudo beleza, parecia engatar até a mãe.
    Ao tentar sair da oficina já descobrimos que o que pensávamos ser uma primeira muito longa era na verdade a terceira ou seja, tínhamos 3, 4 e 5 marchas... 1, 2 e ré nem pensar. Depois descobrimos que nem 5 era mesmo só 3 e 4.
    Este capitulo de regular a chapinha da ré nem Ferdinand Porsche teve um pesadelo tão grande enquanto Hitler lhe apontava uma Luger, para que ele cagasse um projeto. Com muita, mas muita, mas muita paciência mesmo decidimos desmontar o varão e começar do zero. Trocamos a bucha do varão, o acoplamento com o cambio e lubrificamos e ajustamos tudo... e opa, passamos a ter todas as marchas menos a 5. Mais umas duas semanas mexendo com isso, sem sucesso; decidimos que o problema poderia ser o cambio. Vocês podem imaginar desmontar tudo, 100%, depois de acabado, colado, pintado, ajustado e etc etc etc?
    Fiz contato com o colega do cambio que pediu que eu levasse o carro pra Bragança Paulista para que o mecânico dele, que tem experiência com os câmbios, ajustasse a alavanca.
    Muito antes disso eu percebi que o carro tava dando uns coice, uns tranco esquisito... mas vamos em frente.
    De Poços a Bragança são 250Km ou seja 500Km com o carro “estranho”; mesmo assim lá fomos nós, eu e o mecânico pra Braga City. E assim foi e voltou, dando coice, roncando e trancando....
    O mecânico lá nota 1000 por sinal, avaliou e condenou. “é o cambio, nunca vi os câmbios deles dar pau... mas é o cambio”. Isso era 11 da manha, ligamos pro fabriante dos câmbios que disse que ia fabricar um por não ter no estoque e que deveríamos esperar até as 7 da noite quando ficaria pronto... e assim foi.
    De volta a Poços as 00:00 (inicio da manhã seguinte); pela manha começamos o desmonte e remonte.... com todas as pinturas fudidas pelo processo... decidi mandar o bom e velho spray em tudo, sabe que ficou bom, muito bom alias.
    Montamos tudo em tempo recorde, ou seja, 3 dias incluído a pintura.
    Descobrimos o que causava os coices e trancos... tinha faltado uma arruela que calça o rolamento no semi-eixo, isso fez com que o eixo ficasse com folga em relação ao cambio e moeu as meia luas que seguram o semi-eixo no lugar. Como o motor ainda vazava pelo retentor do volante depois de 300 tentativas de chegar a uma configuração exata para os calços do novo volante, também descobrimos porque a partida tava tão ruim. Era só o parafuso do volante quebrado ao meio e o volante completamente solto.
    Com tudo montado tivemos sucesso com o cambio já logo no primeiro teste, tivemos vários outro problemas com o motor, mas isso é outra historia.
    Ajustes feitos o cambio está um mel e chupa praticamente todas as marchas, e a 5 marcha é a melhor de todas com certeza, todas as outras 4 deveriam sem como a 5.
    Ainda estou testando o carro e ainda tem que amaciar o cambio e principalmente a alavanca pois ainda da uma leva pegadinha na primeira e as vezes também na quinta.

    Resultado:

    Cambio:
    Ainda estou sentindo e testando o carro mas já posso dizer que ficou perfeito, o cambio realmente tem uma quinta marcha a sua disposição, não ronca, não faz barulho e é a melhor de todas as marchas e se antes ele gritava a 120KM/H agora aos mesmos 120 ainda tenho mais uma marcha que já o levou a mais de 140, mas faltou pista e motor.

    Freio:
    Melhorou 100% o comportamento do freio pois como escolhi pinças gigantes, o meu cilindro mestre de Kombi estava muito além a vazão dos burrinhos. Agora com pinças gigantes também atrás já senti uma absurda diferença em todos os aspectos. Vamos aguardar o Hidrovácuo em breve.

    Suspensão:
    Definitivamente mudou o comportamento do carro... apesar dos pneus diagonais originais, já é possível curvas muito, mas muito mais acentuadas que antes. Fora o conforto, macies e silêncio.


    X da questão: Seja realista, e se não tiver as tres caracteristica que mencionei, nem entra nessa.

    Quem fez?
    Oficina Precisão - Poços de Caldas, MG - Tel: 035 37131636
    Adapta Fusca - Bragança Paulista, SP - Tel: 011 98781434 / 011 96014761


    Custo?

    Cambio 5 marchas - R$ 1800,00
    Kit Freio a disco traseiro usado - R$ 500,00
    Kit Empi de Coxim - R$ 150,00
    Adaptadores de Roda Fuscanet - R$ 180,00
    Desmanche - R$ 300,00
    AutoPecas - R$ 500,00
    Parafusos de Inox = R$ 150,00
    M.O R$ 500,00

    Total + - superficial = R$ 4080,00


    Vamos as fotos e videos.

    Videos:

    Original 4 marchas - http://www.youtube.com/user/hamilton.../0/7m1iOg6Zv9g

    5 marchas - http://www.youtube.com/user/hamilton.../0/egWy4vX7Xmw

    Abraço
    Arquivos Anexos
    Last edited by hjn; 30-12-2009, 02:32 PM.
    Hamilton Nicoletti
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    • #3
      Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

      Bom eu ja vi aqui e em muitos outros FORUNS tanta besteira a respeito,
      " que num vale a pena, que não existe isso, que num é possivel,
      perca de tempo , blablabla ........ " e são realmente poucos
      determinados a alcançar o sucesso com uma empreitada desta,
      faço questão de deixar aqui o meu comentário.


      Pessoal, eu acompanhei cada passo desta MARATONA, e ontem andei no
      carrinho, posso afirmar com certeza que ficou nota 10 e ainda digo mais,
      sou um possivel comprador de mais um cambio deste para o meu
      atual projeto.

      Hamilton boa sorte com o novo CAMBIO e que tudo de muito certo daqui
      pra frente.

      PARABENS pela DETERMINAÇÃO e pela coragem em ser o primeiro
      conhecido meu que realmente executou "comprou e instalou" e ainda
      faz questão que os amigos conheçam e siga os passos.

      Obrigado,

      siga em frente,


      abraço
      Last edited by sergiort; 02-12-2009, 12:39 PM.

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      • #4
        Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

        legal bom saber o alguem esta testando esse cambio

        qual a relação da quinta??

        sera que aguenta 120 cvs ???
        (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
        LINK DA MONTAGEM
        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

        Comment


        • #5
          Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

          Postado originalmente por Mateus Z
          legal bom saber o alguem esta testando esse cambio

          qual a relação da quinta??

          sera que aguenta 120 cvs ???
          A relação segundo o fabricante é:

          1º 3,80:1
          2ª 2,06:1
          3ª 1,32:1
          4ª 0,88:1
          5ª 0,65:1
          RÉ 3,88:1
          DIFERENCIAL 3,875:1

          Segundo ele mesmo tem garantia total de 1 ano e que aguenta qualquer configuração que o cambio original aguenta. Até onde eu sei... 120CV é tranquilo para o cambio original. O que quebra cambio é tranco, partir do zero, zerinho e etc.... pra uso normal vai longe.
          Além disso, ele me disse que se eu conseguir quebrar o eixo piloto, ele me da outro cambio zero a qualquer tempo.

          Abraço
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

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          • #6
            Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

            O escalonamento ficou bom de andar, tirou o buraco que existe da terceira para quarta ?
            Abrços
            Luby
            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

            Rio de Janeiro - RJ

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            • #7
              Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

              Postado originalmente por hjn
              A relação segundo o fabricante é:

              1º 3,80:1 - >> Original
              2ª 2,06:1 - >> Original
              3ª 1,32:1 - >> Original
              4ª 0,88:1 - >> Original (Engrenagem fina ou grossa?)
              5ª 0,65:1
              RÉ 3,88:1 - >> Original
              DIFERENCIAL 3,875:1 - >> SP2 / Itamar. (para um 1300 falta motor)

              O que quebra cambio é tranco, partir do zero, zerinho e etc.... pra uso normal vai longe.
              Potencia tambem quebra e sem dar tranco!
              Abraço
              Meus parabens pela empreitada! Não me pareceu tão caro, imagino que o limite deve ser os 120cvs mesmo. Para um carro com configuração semi original deve ser muito legal! Ainda bem que reconfigurou os freios!

              Sorte ai!
              Last edited by luismj; 02-12-2009, 03:26 PM.
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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              • #8
                Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                Postado originalmente por hjn
                A relação segundo o fabricante é:

                1º 3,80:1
                2ª 2,06:1
                3ª 1,32:1
                4ª 0,88:1
                5ª 0,65:1
                RÉ 3,88:1
                DIFERENCIAL 3,875:1

                Segundo ele mesmo tem garantia total de 1 ano e que aguenta qualquer configuração que o cambio original aguenta. Até onde eu sei... 120CV é tranquilo para o cambio original. O que quebra cambio é tranco, partir do zero, zerinho e etc.... pra uso normal vai longe.
                Além disso, ele me disse que se eu conseguir quebrar o eixo piloto, ele me da outro cambio zero a qualquer tempo.

                Abraço
                legal...vou entrar em contato com ele
                (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                LINK DA MONTAGEM
                http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

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                • #9
                  Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                  Postado originalmente por lubisomem01
                  O escalonamento ficou bom de andar, tirou o buraco que existe da terceira para quarta ?
                  Diminuiu bem, porque a terceira é mais longa e a quarta mais curta um pouco.

                  Abraço
                  Hamilton Nicoletti
                  Santo André - SP
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                  • #10
                    Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                    Postado originalmente por luismj
                    Meus parabens pela empreitada! Não me pareceu tão caro, imagino que o limite deve ser os 120cvs mesmo. Para um carro com configuração semi original deve ser muito legal! Ainda bem que reconfigurou os freios!

                    Sorte ai!
                    Sobre o tipo da engrenagem, realmente eu não sei... não tive coragem de abrir o cambio, mas andando senti a terceira mais longa que antes e a quarta relativamente mais curta. Pode sem impressão ou o setup com o meu motor.

                    Abraço
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
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                    • #11
                      Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                      a 4ª eh original 0,88:1


                      e o diferencial qual a relaçao ?
                      (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                      LINK DA MONTAGEM
                      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

                      Comment


                      • #12
                        Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                        Postado originalmente por Mateus Z
                        a 4ª eh original 0,88:1


                        e o diferencial qual a relaçao ?
                        É do Itamar/SP2 - 8X31
                        Hamilton Nicoletti
                        Santo André - SP
                        1969 EFI 5 speed
                        1915T
                        1968 RAT Coming...

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                        • #13
                          Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                          hjn!! e ai camarada!
                          entao esta com 5 marcha no fuscao!! bacana!!
                          esse cara que te vendeu o cambio era o mesmo que tinha o anuncio no mercadolivre qual iniciei o topico do cambio 5 marchas!!! sera o mesmo!!
                          bacana agora temos como saber melhor o resultado do cambio com alguem daqui do forum usando o cambio dele!
                          pelo up que deu no teu carro ate que nao achei tanto gasto tambem!!
                          mas merce um motor mais forte toda essa alteração no carro!

                          Comment


                          • #14
                            Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                            Postado originalmente por kafinski
                            hjn!! e ai camarada!
                            entao esta com 5 marcha no fuscao!! bacana!!
                            esse cara que te vendeu o cambio era o mesmo que tinha o anuncio no mercadolivre qual iniciei o topico do cambio 5 marchas!!! sera o mesmo!!
                            bacana agora temos como saber melhor o resultado do cambio com alguem daqui do forum usando o cambio dele!
                            pelo up que deu no teu carro ate que nao achei tanto gasto tambem!!
                            mas merce um motor mais forte toda essa alteração no carro!

                            Opa, valeu... logo logo vem o motor... estou trabalhando nisso...

                            O cambio é do mesmo cara sim.

                            Abraço
                            Hamilton Nicoletti
                            Santo André - SP
                            1969 EFI 5 speed
                            1915T
                            1968 RAT Coming...

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                            • #15
                              Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.

                              Cambio 5 marchas - R$ 1800,00
                              Kit Freio a disco traseiro usado - R$ 500,00
                              Kit Empi de Coxim - R$ 150,00
                              Adaptadores de Roda Fuscanet - R$ 180,00
                              Desmanche - R$ 300,00
                              AutoPecas - R$ 500,00
                              Parafusos de Inox = R$ 150,00
                              M.O R$ 500,00

                              Total + - superficial = R$ 4080,00


                              Vamos as fotos e videos.

                              Videos:

                              Original 4 marchas - http://www.youtube.com/user/hamilton.../0/7m1iOg6Zv9g

                              5 marchas -
                              Em produção, é difícil dirigir e filmar... preciso de um amigo.[/quote]


                              não consigo abrir as fotos...
                              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                              miura 1979...................60% loading
                              fusca 1977...................aguardando na fila
                              sp2 1973.....................aguardando na fila
                              Puma 1971...................aguardando na fila
                              bianco 1977.................aguardando na fila
                              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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