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[Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Pessoal, tava devendo um update:
30/12/2009
Acabo de adicionar um vídeo do cambio 5 marchas em ação... apesar de não ter fica com áudio bom, da pra ter uma idéia.
O funcionamento continua perfeito, apesar que ainda andei pouco com o carro, então vamos aguardar o comportamento a longo prazo. (acredito que não terei problemas) Mas já senti que está amaciando e melhorando com a utilização.
Freios ainda estão amaciando, ficaram bons. Logo vou mandar um hidrovacuo.
Ainda to devendo fotos da montagem final.... Em breve.
Ah, o novo motor ta ganhando forma.... eis meu novo Supercharger, ainda antes da limpeza.
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
ola, parabens pelo projeto ficou muito bacana mesmo. mas me tire um aduvidase possivel: o que você vai montar de motor? um a ar ou ap hein? mais uma vez parabens
IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por samuelgaita@hotmail.com
ola, parabens pelo projeto ficou muito bacana mesmo. mas me tire um aduvidase possivel: o que você vai montar de motor? um a ar ou ap hein? mais uma vez parabens
Olá, obrigado.
Pretendo montar um 1600 c/ injecao e o supercharger. Espero cerca de 130cv.
Hamilton Nicoletti Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
mano, teu cambio 5 marchas tem as 4 primeiras originais e a quinta marcha é mais longa que a quarta original né? seu carro não vai ficar bom com relação 31x8 nunca, não é querendo ser chato, to te dando o toque, o povo alcança lá pelos 200km/h com a quarta marcha com relação 31x8, só falta motor no original pra chegar a isso, acho que deverias trocar a relação por uma 33x8 ou até mesmo por uma 35x8 pra aproveitar melhor seu cambio! você está no caminho, agora vai de motor um pouco mais forte, é porai mesmo! mas acho que essa relação de marchas não vai ficar legal, pode ficar bom pra usar de overdrive (pra baixar a rotação do motor em velocidade cruzeiro), mas pra dar umas esticadas porai não vai ser bom, pois o bom de ter um carro com mais uma marcha para frente é que a rotação do motor não vai cair tanto ao trocar as marchas quanto no cambio de 4 marchas.
minha opinião, de uma estudada nela! vi o video no youtube, e percebi que com o cambio de 5 marchas tivestes uma velocidade menor ainda que no de quatro, é justamente pelo que lhe disse, falta motor e uma escalonada melhor talvez, pense no que lhe disse, o ideal mesmo pelo que ouço falar, é usar a engrenagem da 4ª original como 5ª, fazer uma 4ª nova intermediária entre a terceira e quarta originais, daí usar o cambio 31x8.
pensa nisso ai, to fazendo uma critica construtiva para seu projeto talvez ficar melhor e para você sentir que valeu o tempo e dinheiro investido.
abração
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por _NandoO_
mano, teu cambio 5 marchas tem as 4 primeiras originais e a quinta marcha é mais longa que a quarta original né? seu carro não vai ficar bom com relação 31x8 nunca, não é querendo ser chato, to te dando o toque, o povo alcança lá pelos 200km/h com a quarta marcha com relação 31x8, só falta motor no original pra chegar a isso, acho que deverias trocar a relação por uma 33x8 ou até mesmo por uma 35x8 pra aproveitar melhor seu cambio! você está no caminho, agora vai de motor um pouco mais forte, é porai mesmo! mas acho que essa relação de marchas não vai ficar legal, pode ficar bom pra usar de overdrive (pra baixar a rotação do motor em velocidade cruzeiro), mas pra dar umas esticadas porai não vai ser bom, pois o bom de ter um carro com mais uma marcha para frente é que a rotação do motor não vai cair tanto ao trocar as marchas quanto no cambio de 4 marchas.
minha opinião, de uma estudada nela! vi o video no youtube, e percebi que com o cambio de 5 marchas tivestes uma velocidade menor ainda que no de quatro, é justamente pelo que lhe disse, falta motor e uma escalonada melhor talvez, pense no que lhe disse, o ideal mesmo pelo que ouço falar, é usar a engrenagem da 4ª original como 5ª, fazer uma 4ª nova intermediária entre a terceira e quarta originais, daí usar o cambio 31x8.
pensa nisso ai, to fazendo uma critica construtiva para seu projeto talvez ficar melhor e para você sentir que valeu o tempo e dinheiro investido.
abração
Nando,
Pela minha experiencia é um pouco diferente...
Na teoria está bonito, só que na pratica ele está falando de uma caixa de R$2000,00 e voce está falando de R$5000,00. É isso mesmo! Teria que refazer todas as engrenagens, by sapinho por exemplo, mas isso é um projeto completamente diferente com preço exorbitante. O projeto desse cara do ML de 5 marcha é aproveitar todas as engrenagens existentes originais de fusca sem ficar zoando e apenas acrescenta uma terceira invertida (engrenagem tambem original produzida em larga escala!) o que viabiliza o projeto em relação ao preço.
Está perfeito para um 1600 tork tipo um itamar original ou o ultimo motor a AR da kombi que é mais fortinho, (65cv) porem com uma engrenagem a mais de quinta para "murchar" o motor na estrada. Se de fato fosse assim todos os "Itamares" originais 31x8 seriam uma porcaria o que não é verdade! Falta uma quinta, como o motor tem faixa de torque mais baixa a quarta original acaba a 160km/h, acrescentando essa quinta, o limite passa a ser a aerodinamica que vai fazer faltar motor, mas em uma baixada ele vai beirar os 180km/h...
Se encurtar d+ apenas atravez de coroa e pinhão a primeira marcha passa a ser como a de um trator!
Mexer nas engrenagens intermediarias complica bastante pois originalmente todos os fuscas e derivados tem praticamente uma unica relação de primeira a quarta.
(existe a quarta de dente grosso, mas o tamanho é semelhante a quarta de dente fino, e o objetivo do dente fino é para minimizar o "zoar" da quarta.)
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por luismj
Nando,
Pela minha experiencia é um pouco diferente...
Na teoria está bonito, só que na pratica ele está falando de uma caixa de R$2000,00 e voce está falando de R$5000,00. É isso mesmo! Teria que refazer todas as engrenagens, by sapinho por exemplo, mas isso é um projeto completamente diferente com preço exorbitante. O projeto desse cara do ML de 5 marcha é aproveitar todas as engrenagens existentes originais de fusca sem ficar zoando e apenas acrescenta uma terceira invertida (engrenagem tambem original produzida em larga escala!) o que viabiliza o projeto em relação ao preço.
Está perfeito para um 1600 tork tipo um itamar original ou o ultimo motor a AR da kombi que é mais fortinho, (65cv) porem com uma engrenagem a mais de quinta para "murchar" o motor na estrada. Se de fato fosse assim todos os "Itamares" originais 31x8 seriam uma porcaria o que não é verdade! Falta uma quinta, como o motor tem faixa de torque mais baixa a quarta original acaba a 160km/h, acrescentando essa quinta, o limite passa a ser a aerodinamica que vai fazer faltar motor, mas em uma baixada ele vai beirar os 180km/h...
Se encurtar d+ apenas atravez de coroa e pinhão a primeira marcha passa a ser como a de um trator!
Mexer nas engrenagens intermediarias complica bastante pois originalmente todos os fuscas e derivados tem praticamente uma unica relação de primeira a quarta.
(existe a quarta de dente grosso, mas o tamanho é semelhante a quarta de dente fino, e o objetivo do dente fino é para minimizar o "zoar" da quarta.)
Abraços!
É isso mesmo amigo Luis, obrigado pelo post.
O meu objetivo é para um carro de estrada com certo conforto. Sabemos que para a grande maioria dos carros e preparações as 4 marchas com a relação do Itamar/SP2 e etc fica muito bom... principalmente porque ninguém anda a 180km/h mais que poucos minutos e até segundos.
O efeito deste cambio para o 1300 original já era esperado e de fato ele "anda menos" que com as 4 marchas originais, mas em longos trechos de decida e retas das estradas do interior Paulista (que ainda pretendo testar) eu estou botanto fé que ele vai dar trabalho pros carrinhos 1.0 fácil fácil.
Para o novo motor (em breve) pretendo levar o 1600 ao limite da confiabilidade e originalidade utilizando tudo o que existe de melhor em técnicas e pecas para leva-lo aos 130 cavalos alimentado por uma injeção eletrônica e sobre-alimentado por um compressor Eaton M24 a 1bar; dessa forma acredito que o carro deva ficar divertido de guiar na estrada e na cidade...
Agradeço aos posts.
Obrigado
Hamilton Nicoletti Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por hjn
É isso mesmo amigo Luis, obrigado pelo post.
O meu objetivo é para um carro de estrada com certo conforto. Sabemos que para a grande maioria dos carros e preparações as 4 marchas com a relação do Itamar/SP2 e etc fica muito bom... principalmente porque ninguém anda a 180km/h mais que poucos minutos e até segundos.
O efeito deste cambio para o 1300 original já era esperado e de fato ele "anda menos" que com as 4 marchas originais, mas em longos trechos de decida e retas das estradas do interior Paulista (que ainda pretendo testar) eu estou botanto fé que ele vai dar trabalho pros carrinhos 1.0 fácil fácil.
Para o novo motor (em breve) pretendo levar o 1600 ao limite da confiabilidade e originalidade utilizando tudo o que existe de melhor em técnicas e pecas para leva-lo aos 130 cavalos alimentado por uma injeção eletrônica e sobre-alimentado por um compressor Eaton M24 a 1bar; dessa forma acredito que o carro deva ficar divertido de guiar na estrada e na cidade...
Agradeço aos posts.
Obrigado
olha , tenho um itamar turbo com 1,5 kg , injecao his , valvulas 40x35,5mm , camaras ap , comando tcs 10 , e tedigo , 1600 comprimido fica viloento , vai ficar bom sim com seu cambio , sinto falta da quinta , seria mais um overdrive mesmo , pois a 120 , ele fica acima de 3000 rpm , e o barulho incomoda um pouco , mesmo sem a turbina soprar , ele poderia empurar um cabio de 5 marchas sem problema.
to de olho aqui , tambem tenho interrese no cambio de 5 m .
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por KG maníaco
Parabéns pelo projeto e vamos a pergunta: Como vai a caixa de cambio? Tá aguentando? Notou algum problema ou tá zerada? Rodou quantos km?
Abraços,
17/02/2010
Acho que andei uns 1500km com ele e por enquanto tudo bem. Sem barulhos ou coisas estranhas.
O que terei que melhorar ainda é o engate... a primeira e quinta continuam dando uma pequena "pegada" e as vezes isso atrapalha pra engatar.... tipo, parece que a alavanca não vai até a posição certa. Mas pretendo trocar a alavanca em breve já que a minha é curta de mais e quando vou mudar de marcha tenho que ficar abaixando...isso não se faz... hehehe, entao vou ter que mexer obrigatoriamente com isso.
Obrigado por perguntar.
Abraço
Hamilton Nicoletti Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Cambio de 5 marchas sem duvida nenhuma e muito bom... principalmente para quem te motor mais forte, eu tenho um cambio desse no meu fusca e realmente andando em 4 ele ja ta no limite quando ponho a 5 vejo o carro deslanchando muito mais mesmo pq tenho um Ap 1.8 de 115cv e isso faz diferença viajo muito mais tranquilo
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por Fusca Ap
Cambio de 5 marchas sem duvida nenhuma e muito bom... principalmente para quem te motor mais forte, eu tenho um cambio desse no meu fusca e realmente andando em 4 ele ja ta no limite quando ponho a 5 vejo o carro deslanchando muito mais mesmo pq tenho um Ap 1.8 de 115cv e isso faz diferença viajo muito mais tranquilo
t+
Pô camarada.... eu até agora era o único com o tal cambio.... ou o único que se manifestou; agora acabou a graça...kkkk.
Coloca ae uns videos pra galera ver o cambio com motor pra empurrar.
Abraço
Hamilton Nicoletti Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Re: [Pronto] - Cambio 5 marchas + freio a disco traseiro 5 furos antigo.
Postado originalmente por Fusca Ap
Cambio de 5 marchas sem duvida nenhuma e muito bom... principalmente para quem te motor mais forte, eu tenho um cambio desse no meu fusca e realmente andando em 4 ele ja ta no limite quando ponho a 5 vejo o carro deslanchando muito mais mesmo pq tenho um Ap 1.8 de 115cv e isso faz diferença viajo muito mais tranquilo
t+
Desculpe a pergunta, é que eu não entendi, mas o motor do seu fusca é AP ou refrigerado a AR?
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