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Decodificando o chassi / Cálculo relaçoes de marcha / velocidades

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  • Decodificando o chassi / Cálculo relaçoes de marcha / velocidades

    CÁLCULO DE RELAÇOES DE MARCHA / VELOCIDADE FINAL


    http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html


    Brincando com a tabela notem que coloquei a rotaçao maxima em 6500 (motor tem que estar com saude para empurrar a 4ª ate esta rotaçao) e notem tambem que nao "compensa" a troca de 8x33 pelo 8x31... fica muito proximo.







    Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...



    Localização da numeração do chassi e plaqueta de identificação

    Fusca 1200-1300-1500-1600
    Chassi gravado no túnel central, sob o assento traseiro
    Plaqueta fixada no compartimento da roda sobressalente, no interior do porta malas

    Kombi 1220-1500-1600
    Até 1982 o chassi era gravado no compartimento do motor, lado direito da carroceria, próximo a bateria.Em 1975 modelo 1976, essa gravação passou a ser feita na carroceria sob o assento dianteiro direito.
    Até o ano/modelo 1963 plaqueta fixada no compartimento do motor , a direita junto ao tanque de combustivél , do ano de 1964 até 1975 passou a ser fixada ao lado direito da canaleta de ar no compartimento do motor e a partir de 1976 fixada na parede divisória do salão atrás do encosto do banco do motorista.

    Decodificação do chassi

    Veículos produzidos até ano/modelo 1961 - Fusca e Kombi 1200

    Fusca 1200- primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
    B = Brasil
    O segundo módulo é composto por seis digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
    000001 = Numeração serial.

    Kombi 1200 - primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
    B = Brasil

    O segundo módulo é composto por sete digitos numéricos que identificam a sequência de produção :
    0000001 = Numeração serial.

    Veículos produzidos do ano/modelo 1962 a 1969

    Nesta etapa a codificação é composta por três módulo com um total de oito dígitos.

    EX: B3000001 (número fictício)

    Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
    B = Brasil

    Segundo módulo é composto por um dígito numérico que identifica o ano de fabricação do veículo.

    2 = 1962 3 = 1963 4 = 1964 5 = 1965 6 = 1966 7 = 1967 8 = 1968 9 = 1969

    Terceiro módulo é composto por seis dígitos numéricos que identificam a sequencia de produção

    Até 1969 a decodificação do chassi não possui nenhum dígito que identifique o modelo do veículo, para conhecimento segue período de produção de cada versão:

    Fusca 1200 de 59 a 67
    Fusca 1300 de 67 a 86
    Sedam 1600 4 portas de 69 a 71
    Kombi 1200 de 57 a 67
    Kombi 1500 de 67 a 75

    Veículos produzidos do ano/modelo 1970 a 1982

    Nesta etapa a codificação do chassi é composta por três módulos num total de oito dígitos

    EX:BP000001 (número fictício)

    Primeiro módulo composto por um digito alfabético que identifia o país de origem:
    B = Brasil

    Segundo módulo é composto por um dígito alfabético que identifica o modelo do veículo

    P= Fusca 1300 de 71 a 73
    J= Fusca 1300 de 74 a Setembro de 79
    O= Fusca 1300 de Outuubro de 79 a Junho de 82
    S= Fusca 1500 de Julho de 70 a Agosto de 75
    Z= Fusca 1600 de Abril de 75 a Setembro de 80
    D= Fusca 1600s de Agosto de 74 a Abril de 75
    B= Sedan 4pts 1600 de Agosto de 70 a Fevereiro de 71
    H= kombi 1500/1600 de 70 a Junho de 72
    V= Variant de 70 a 77
    W= Variant II de NJovembro de 77 a Dezembro de 80
    F= TL 1600 de Agosto de 70 a Agosto de 75
    I= TL 1600 4pts de Junho de 71 a Janeiro de 76
    L= SP2 e SP1 de Junho de 72 a 76
    A= Brasilia de 73 a 81
    X= Brasilia de Agosto de de 81 a Março de 82
    Q= Brasilia 4 pts de Setembro de 75 a Março de 82


    1961...primeira ou segunda serie...
    Veja no seu velocimetro, o original do 61 é VDO ou HORASA com ponteiro de acrilico, atras dele tem a data, mes e ano, portanto o mes e ano do carro . . . 1º semestre = 1ª serie, 2º semestre = 2ª serie.
    Outra dica

    algumas modificações para FUSCA 1961...

    chassi:
    B-031001 <- pisca lateral bananinha
    B-032135 (03/61) <- câmbio 1ª seca
    B-056576 (12/61) <- braço articulado do capô dianteiro

    OBRIGADO AO CLUBE do FUSCA POÇOS DE CALDAS pelas informações !!! http://www.fuscapocos.com.br/

    Beetle birth check ...verificar nascimento do seu FUSCA... Beetle birth check
    (FUSCAS ALEMÃES e MEXICANOS)


    CAMBIOS VW

    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.
    - Escalonamento

    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:

    1ª - 3,80:1

    2ª - 2,06:1

    3ª - 1,32:1

    4ª – 0,89:1

    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.

    - Relação de diferencial

    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.

    - 7 X 31 (4,43:1)

    - 7 X 36 (5,143:1)

    - 8 X 35 (4,375:1)

    - 8 X 33 (4,125:1)

    - 8 X 31 (3,875:1)


    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966

    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.

    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.

    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.

    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard

    - Como identificar os câmbios VW


    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.

    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW


    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )

    BL. - SP2 ( 8 X 31 )

    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )

    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )

    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )

    PC - Variant II ( 8 X 33 )

    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )

    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )

    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )

    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )

    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )




    Códigos dos MOTORES

    BD-1600 GAS FUSCA
    BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP
    BJ - 1300 GAS FUSCA
    BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA
    BM - 1300 ALC GOL
    BN - 1600 GAS BRASILIA
    BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO
    BV - 1600 GAS VARIANT
    BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP
    BY - 1300 GAS GOL
    BZ - 1600 GAS KOMBI
    UF - 1600 GAS FUSCA
    UG - 1600 GAS KOMBI
    UJ - 1600 ALC FUSCA
    UK - 1600 ALC KOMBI

    Motores acima de 90
    UFA - 1600 GAS FUSCA
    UJA - 1600 ALC FUSCA
    UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

    MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

    B-1200
    BJ-1300
    BF-1300
    BH-1500
    BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600
    BL-1700 ( SP 2 )
    Last edited by Museu; 27-11-2012, 11:03 AM.
    COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

  • #2
    Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

    Material impressionante, lulocco! Parabéns e obrigado por compartilhar conosco!
    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

    Comment


    • #3
      Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

      Postado originalmente por Madai
      Material impressionante, lulocco! Parabéns e obrigado por compartilhar conosco!
      É nóis....
      COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

      Comment


      • #4
        Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

        Valeu Lulocco, informações muito úteis. obrigado mesmo.

        Comment


        • #5
          Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

          pessoal desenterrando o topico. peço ajuda de vcs pra identificarem um cambio que estou aqui.
          comprei um lote de peças esses tempos de um mecanico que desmontou um fusca que era de pista. e cambio que esta nele é 5 furos as panelas de roda. mas o cambio esta com codigo BA que é pra ser 1600. e ai? quem desvenda?
          e cara me falou ainda , claro que nao acreditei mass carro de pista vai saber. que cambio era sp2, vai que trocaram a relação. enfim se alguem souber como identificar sem abrir por favor se manifeste. obrigado pessoal.

          Comment


          • #6
            Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

            Baseado nisso aqui vai a analise do meu 1300L 1979 =]


            BO025312 - VW Sedã (Outubro de 79)
            Relação de marchas:
            1ª - 3,80:1
            2ª - 2,06:1
            3ª - 1,32:1
            4ª – 0,88:1 (ao invés de 0,89!)



            Relação do diferencial: 4,375
            Curitiba-PR
            Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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            • #7
              Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

              Postado originalmente por kafinski
              pessoal desenterrando o topico. peço ajuda de vcs pra identificarem um cambio que estou aqui.
              comprei um lote de peças esses tempos de um mecanico que desmontou um fusca que era de pista. e cambio que esta nele é 5 furos as panelas de roda. mas o cambio esta com codigo BA que é pra ser 1600. e ai? quem desvenda?
              e cara me falou ainda , claro que nao acreditei mass carro de pista vai saber. que cambio era sp2, vai que trocaram a relação. enfim se alguem souber como identificar sem abrir por favor se manifeste. obrigado pessoal.

              kafinski ;

              esse cambio ai ja ta uma mistureba danada.. é bem provável que ele ja foi aberto e alterado, pois vc relatou que era de pista.

              codigo BA era pra ser do 1600 .
              relação do sp2 é 8x31. ( pinhão e coroa )
              cubos 5 furos não é original desse cambio.

              pra saber mesmo oque realmente tem dentro, só abrindo.
              tem jeito não .

              aproveita que ta desmontado e abre.
              no maximo oque vai gastar é o jogo de juntas e oleo .

              no BA original pra 1600 tem : relação 8x33 e cubos 4x130 mm .

              Do it yourself !

              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


              VW BRASILIA 1.600 AR.
              Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

              Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



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              • #8
                Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

                e ai marcus. sim sei que essas letras BA seriam pro 1600.assim como a relação 8x31 ter saido so sp2e nos fusca mais modernos . mas nao consegui me lembrar de nenhum 5 furos alem do karman guia que use essa configuração. por isso da pergunta pro restante pessoal. é a chance de ser um cambio montado e grande.
                abrir cambio realmente nao esta nos meus planos. vamos ver se ninguem mais sabe que fazer. se nao vai ter que esperar pra abrir depois porque nao pretendo fazer o cambio agora

                Comment


                • #9
                  Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

                  Tópico muito bom!!!
                  Com esse tópico descobri que meu Fusca tem um cambio de 1300 e um motor de 1500...

                  Comment


                  • #10
                    Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

                    Topico fixado; excelente material.

                    Tomei a liberdade de acrescer material pertinente a calculo de cambio, material retirado de "Cambios Sapinho".

                    Comment


                    • #11
                      Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

                      Olhem que interessante:

                      Engranagens sapinho:

                      - 3ª (1.10) R$ 600.00
                      - 4ª (0.79) R$ 500.00

                      "Alongaria" a 3ª e ainda diminuiria o "buraco" da 3ª para 4ª... vejam as velocidades maximas a 7000 rpms

                      Comment


                      • #12
                        Re: Decodificando o chassi,códigos de motores,códigos de cambio...

                        Oi fiz uma planilha que faz o mesmo calculo mas já vem pronta pro fusca e tem alguns outros recursos mais, acho que vão gostar!

                        Link corrigido:
                        http://resulinux.forumdebian.com.br/...ca-marchas.xls

                        =] Tambem acho que fico mais facil usar, vale a pena dar uma olhada =]
                        Last edited by 777User; 30-11-2012, 08:52 AM.
                        Curitiba-PR
                        Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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