Nº SAE de viscosidade
Continuando minha msg nº 69 deste tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=69 , posto em anexo as tabelas de Nº SAE de viscosidade para oleos de motor e câmbio.
As normas SAE em questão, como já foi dito, classificam os oleos apenas no aspecto viscosidade, não adentram em outros fatores de desempenho.
São usadas mundialmente a muito tempo e muito populares, tem gente que até confunde o Nº SAE com a própria viscosidade. Periodicamente são revistas e atualizadas acompanhando a evolução de novos produtos.
Os amigos podem notar nesta atualização algumas mudanças:
1-Os oleos para clima frio (SAE+W) não tem mais sua faixa de valores de viscosidade definida apenas numa temperatura "fria" padrão (0°F ou aprox. -18C°). Conforme a temperatura "fria" há um limite máximo de viscosidade que corresponde ao Nº SAE (W). Esses oleos agora devem tambem satisfazer valores mínimos de viscosidade a 100°C.
2- Os oleos para clima quente (SAE sem W) ainda conservam a temperatura de 100°C como padrão para definir suas faixas de viscosidade, mas devem apresentar valores mínimos de viscosidade a 150°C. A nova temperatura padrão de 150°C (Alta Temperatura), que não existia nas versões antigas da norma, certamente é uma necessidade imposta pelos motores modernos.
3- Os oleos multiviscosos, é claro, jogam nos itens 1 e 2 acima.
4- Observando atentamente a tabela (oleo para motores), alguem consegue vislumbrar a tendência a extinção dos oleos SAE 50 e 60?
Continuando minha msg nº 69 deste tópico http://forum.fusca4ever.com.br/showp...5&postcount=69 , posto em anexo as tabelas de Nº SAE de viscosidade para oleos de motor e câmbio.
As normas SAE em questão, como já foi dito, classificam os oleos apenas no aspecto viscosidade, não adentram em outros fatores de desempenho.
São usadas mundialmente a muito tempo e muito populares, tem gente que até confunde o Nº SAE com a própria viscosidade. Periodicamente são revistas e atualizadas acompanhando a evolução de novos produtos.
Os amigos podem notar nesta atualização algumas mudanças:
1-Os oleos para clima frio (SAE+W) não tem mais sua faixa de valores de viscosidade definida apenas numa temperatura "fria" padrão (0°F ou aprox. -18C°). Conforme a temperatura "fria" há um limite máximo de viscosidade que corresponde ao Nº SAE (W). Esses oleos agora devem tambem satisfazer valores mínimos de viscosidade a 100°C.
2- Os oleos para clima quente (SAE sem W) ainda conservam a temperatura de 100°C como padrão para definir suas faixas de viscosidade, mas devem apresentar valores mínimos de viscosidade a 150°C. A nova temperatura padrão de 150°C (Alta Temperatura), que não existia nas versões antigas da norma, certamente é uma necessidade imposta pelos motores modernos.
3- Os oleos multiviscosos, é claro, jogam nos itens 1 e 2 acima.
4- Observando atentamente a tabela (oleo para motores), alguem consegue vislumbrar a tendência a extinção dos oleos SAE 50 e 60?
Comment