Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

    Postado originalmente por fernando ferro
    Pois é Jefer valeu pela forçã. sinto mesmo é falta da ajuda do pessoal do forum, tem muita gente experinte aqui, que podia dar uma força.

    Numa outra vez no topico sobre a bobina do gol Mi tambem senti falta de participação.

    Mas não tem problema eu já me registrei no forum "ClubedoHardware" pois os caras lá manjam muito de eletronica e esses esquematicos são fichinha pra eles.

    Mas vc notou na apostila no esquematico parece ter um inversor de 400W de potencia? num sei quem aqui no forum disse que esses inversores não serviria pra fabricar uma cdi. Acho que o cara tava equivocado.

    quando obtiver novas informações posto aqui.

    abraço
    Eu não entendo nada de eletrônica, mas to acompanhando.
    Apesar de ter tido eletronica basica na faculdade de ciência da computação, não tive quase nada prático, só contas com as leis de Ohm
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

    Comment


    • #47
      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

      Eu também faço Ciência da Computação (ufsm), e existe apenas uma cadeira sobre o assunto (Eletricidade e magnetismo), mas é só o basicão, a maioria das coisas é do ensino médio, e não ajuda para esses propósitos... (aliás isso nem faz falta pra um Cientista Computacional). E Fernando, notei a questão do inversor. Talvez ele realmente não sirva para um cdi, e como esse sistema parece ser bem diferenciado, esse tipo de inversor seja ideal para ele! Vai saber... abraço
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • #48
        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

        dei uma conversada com um engenheiro eletronico (não atuante) na faculdade ele trabalhou muito tempo em grandes empresas, hoje é fiscal do estado. Mas perguntei a ele como funcionava e pra que servia os diodos. Aqueles 10 em serie que eu tinha estranhado no esquemático, ele explicou que o diodo filtra a corrente alternada e faz com que ela fique em um só sentido ou seja ela se torna corrente continua. Vou levar amanha o impresso do esquematico pra ver o que ele fala.

        abraço

        Comment


        • #49
          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

          Postado originalmente por fernando ferro
          dei uma conversada com um engenheiro eletronico (não atuante) na faculdade ele trabalhou muito tempo em grandes empresas, hoje é fiscal do estado. Mas perguntei a ele como funcionava e pra que servia os diodos. Aqueles 10 em serie que eu tinha estranhado no esquemático, ele explicou que o diodo filtra a corrente alternada e faz com que ela fique em um só sentido ou seja ela se torna corrente continua. Vou levar amanha o impresso do esquematico pra ver o que ele fala.

          abraço
          Aquele monte de diodo em serie só serve pra conduzir a partir de um nivel de tensão maior, ali eu ainda nao entendi bem o funcionamento, mas vou dar uma boa olhada, só falta tempo
          Os diodos que "filtram" a corrente alternada são aqueles 4 de baixo, aquilo se chama ponte de diodos, provavelmente o amplificador inversor esteja convertendo a tensão pra um nivel maior, mas pra isso só transformando em alternada primeiro, aí a ponte faz com que ela retorne a ser continua... mas como energia não se gera, quando voce aumenta a tensão baixa a conrrente e vice-versa...

          Comment


          • #50
            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

            MEU COLEGA ENGENHEIRO FALTOU A AULA ONTEM, VAMOS VER SE HOJE ELE COMPARECE PRA MIM TIRARA AS DÚVIDAS.

            E SÓ PRA NÃO PASSAR EM BRANCO AQUI VAI UM LINK DE UM TESTE DE CIRCUITO QUE CONTA NAQUELE MATEIRAL.

            ABSURDO DE FAISCA, E QUANDO PULVERIZA AGUA ELA FICA MAIS ABSURDA AINDA.

            http://www.youtube.com/watch?v=LliUPAKJmQ8

            ABRAÇOS E BABEM....HEHEHE

            Comment


            • #51
              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

              PRA QUEM FEZ O DOWNLOAD DA APOSTILA, LÁ TEM UM CIRCUITO CHAMDO DE VEXUX E TA INSTALADO NUM FUSCA.

              AQUI TENHO 2 VIDEOS DO CIRCUITO FORA DO FUSCA.

              TO RETADO PRA FAZER.

              http://www.youtube.com/watch?v=9N3zNmzzXHo

              http://www.youtube.com/watch?v=4KK_gKIOsCM

              Comment


              • #52
                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                tô cada vez mais abobado com estas centelhas ! E tô tentando entender o projeto. Apesar de ter feito a minha I.E.A, eletrônica não é comigo. Mas tô na luta. abraçera
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                Comment


                • #53
                  Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                  Primeiramente, gostaria de conclamar os leitores deste tópico pra me ajudar, me dar uma força, em pesquisa e achar alguma coisa que nos ajude a montar um circuito gerador de alta tensão (plasma) como esses qua eu tenho postado.

                  tenho boas noticias e más noticias.

                  A má noticia é que ainda não consegui conversar o com meu amigo engenheiro eletronico e mostrar a ele um esquematico de circuito de alta tensao.

                  A boa noticia é que en contrei um forum chamado energeticforum.com onde participa o cara que fez aquele circuito do fusca 64, pelos videos na minha opinião é o melhor, vejam que no post 52 os dois videos mostram que o circuito funciona bem e em alta rotação, pelo menos até 5000 rpm.

                  encontrei aqui a foto do circuito





                  bom o duro é que existe um tópico lá aberto em 2008 com 97 paginas mais 1000 e tantos posts.

                  como tive uma folga boa no serviço e ta parado aqui tive como pesquisar passei o dia inteiro lendo os posts pelo google translate e agora estou na pagina 35.

                  Ao menos já achei os posts do cara que fez o circuito acima e o mesmodos videos.

                  e ele postou a relação de materiais para fazer o circuito.

                  segue abaixo:

                  4 un. resistor não velas de ignição
                  1 un. CAP 47UF x 450 V
                  1 un. 470 uf x 450 Cap. V
                  1 un. 12 ohm x resistor de 50 watts
                  1 un. 3k ohm resistor x 1 / 4 watt
                  2 un. W de potência MOSFET / DRIVER
                  1 un. Retificador FWB
                  1 un. 1:1 x 150 VA transformador de isolamento
                  1 un. 400 watts inversor 115VAC
                  12 un. HV substituição diodos Microondas
                  2 un. 1000V x 3A diodos ultra-rápida recuperação
                  1 un. bobina automotiva padrão
                  1 un. modificação para fazer o distribuidor de pontos de agir como um interruptor SPDT
                  1 un. fusível
                  1 un. FUSE 1A


                  isso é a versão traduzida vou terminar de ler todos os post durante a semana e verifiacr se não houve alteraçao no projeto.

                  caso não houver, vou descobrir que componentes são estes pra orçar.

                  agora só falta o esquemático do circuito.

                  abraço

                  Comment


                  • #54
                    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                    Pelo google translater é tenso!
                    Mas dá pra quebrar um galho!
                    Boa sorte ai!
                    2100 aspro

                    Comment


                    • #55
                      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                      Falei ontem com o engenheiro eletronico amigo meu de faculdade, ele viu o circuito da pagina 14 da apostila, e disse que o circuito é bem simples, e facil de fazer, porem ele disse que não tem como saber se funcionaria dum fusca por que no esquemático não tem muitos dados como o modelo da bobina etc. Assim fica dificil dizer se aquele circuito aguentaria a rotação do fusca. Ou seja é preciso fazer um teste em medir a tensão em regimes diferentes de Hz.

                      Depois de ler batante o forum energeticforum encontrei o circuito do post 53 alis o esquemático.

                      E fiquei puto por o mesmo esquemático estava na pagina 17-18 da apostila.

                      inclusive la esta o nome do cara que desenvolveu. No forum o nick dele é Gmeast e na apostila esta do nome do cara que desenvolveu, Gregory M. East.

                      Assim ficou facil, temos a lista de itens pra montar o circuito, temos o esquemático, temos fotos e videos do circuito funcionando no post 51 e 53.

                      QUEM SE HABILITA ???

                      Eu quero muito fazer esse circuito, mas estou tendo alguns impecílios.

                      Faculdade, fim de semana to estudando. Não conheço ninguem aqui do forum que mora em Cuiabá que derrepente pudesse me dar uma força.

                      Entendo um pouco de eletronica como auto didata, e preciso de um tecnico pra fazer essas soldagens plugagens etc no circuito.

                      Bom vou tentando resolver aos poucos, acho que vou comprar os componentes primeiro e depois vejo o que faço.

                      MAS POR FAVOR, SE ALGUEM SE AVENTURAR A FAZER, E TERMINAR PRIMEIRO QUE EU< POSTE AQUI O RESULTADO E COTRIBUA COM TODOS OS MENBROS DO F4E.

                      tá mamão com açucar...

                      abraços...

                      Comment


                      • #56
                        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                        Bueno, ressuscitando...
                        Há algumas semanas consegui uma verdadeira mosca branca de olhos azuis: um amplificador de faísca eletromagnético de nome Reator col. Trata-se de uma pequena bobina plástica que vai apoiada à bobina original por meio de uma abraçadeira. Do reator saem um fio preto e um vermelho, que vão ligados respectivamente ao negativo e positivo da bobina. Trata-se apenas de uma bobina auxiliar (composta por algo magnético) que aumenta a tensão no primário da bobina original, aumentando assim a potência da centelha!, em testes, cheguei a usar a seguinte configuração (motor 1300):

                        carburador h30 pics.
                        giclê principal 112.5
                        lenta 47.5
                        flauta 120
                        abertura das velas: 1.80mm (isso mesmo, 1.80)
                        abertura do platinado: 0.6mm
                        avanço travado em aproximadamente 20/22°
                        platinado ventilado (um furo na parte fixa)

                        O boxer até que girava muito bem e com uma economia explendida!! (não posso falar em números, pois não fiz média).
                        Depois de vários testes, estou rodando assim:
                        carburador : h30 PIC, sem econostat
                        principal: 132.5
                        lenta 60.
                        flauta 125z
                        parte da ignição: idem

                        SE pisar pouco, segue econômico, agora se sentar o pé, se transforma num 1500, mas o ponteiro da gasolina desaba...

                        E o mais incrível: a bobina fica morninha, a ponta do rotor não queima, e nem os pinos da tampa do distriba!!
                        Esta escrito no reator:
                        REATOR COL: "O PODER MAGNÉTICO"

                        a ÚNICA informação que encontrei na net sobre o reator foi na revista 4 rodas do mes de julho do ano de 1981, na página 132, e pode ser encontrada neste incrível acervo multimídia:
                        http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

                        Eles não falam muito bem do aparelho, mas da minha parte tá aprovado!

                        Infelizmente não posso abrir o treco, por que é completamente selado, e se estragar, já era, e paguei 150 pratas (teria pago até 500!!), e não conseguirei outro tão cedo...
                        Então: alguém sabe o que pode ter dentro deste reator?????
                        Com o motor em funcionamento, quando aproximo um metal do reator, ele pula conforme o sinal do motor (platinado). Seria o efeito da imantação...
                        Estou projetando uma ignição eletrônica assistida pra colocar pra funcionar junto com o reator.
                        Jéferson S.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                        Comment


                        • #57
                          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                          Postado originalmente por JeferJ
                          Bueno, ressuscitando...
                          Há algumas semanas consegui uma verdadeira mosca branca de olhos azuis: um amplificador de faísca eletromagnético de nome Reator col. Trata-se de uma pequena bobina plástica que vai apoiada à bobina original por meio de uma abraçadeira. Do reator saem um fio preto e um vermelho, que vão ligados respectivamente ao negativo e positivo da bobina. Trata-se apenas de uma bobina auxiliar (composta por algo magnético) que aumenta a tensão no primário da bobina original, aumentando assim a potência da centelha!, em testes, cheguei a usar a seguinte configuração (motor 1300):

                          carburador h30 pics.
                          giclê principal 112.5
                          lenta 47.5
                          flauta 120
                          abertura das velas: 1.80mm (isso mesmo, 1.80)
                          abertura do platinado: 0.6mm
                          avanço travado em aproximadamente 20/22°
                          platinado ventilado (um furo na parte fixa)

                          O boxer até que girava muito bem e com uma economia explendida!! (não posso falar em números, pois não fiz média).
                          Depois de vários testes, estou rodando assim:
                          carburador : h30 PIC, sem econostat
                          principal: 132.5
                          lenta 60.
                          flauta 125z
                          parte da ignição: idem

                          SE pisar pouco, segue econômico, agora se sentar o pé, se transforma num 1500, mas o ponteiro da gasolina desaba...

                          E o mais incrível: a bobina fica morninha, a ponta do rotor não queima, e nem os pinos da tampa do distriba!!
                          Esta escrito no reator:
                          REATOR COL: "O PODER MAGNÉTICO"

                          a ÚNICA informação que encontrei na net sobre o reator foi na revista 4 rodas do mes de julho do ano de 1981, na página 132, e pode ser encontrada neste incrível acervo multimídia:
                          http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

                          Eles não falam muito bem do aparelho, mas da minha parte tá aprovado!

                          Infelizmente não posso abrir o treco, por que é completamente selado, e se estragar, já era, e paguei 150 pratas (teria pago até 500!!), e não conseguirei outro tão cedo...
                          Então: alguém sabe o que pode ter dentro deste reator?????
                          Com o motor em funcionamento, quando aproximo um metal do reator, ele pula conforme o sinal do motor (platinado). Seria o efeito da imantação...
                          Estou projetando uma ignição eletrônica assistida pra colocar pra funcionar junto com o reator.
                          Seria possivel vc tirar uma foto deste artefato e postar aqui?? interessante achei e gostaria de pesquisar sobre ele.

                          abraço

                          Comment


                          • #58
                            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                            Postado originalmente por fernando ferro
                            Seria possivel vc tirar uma foto deste artefato e postar aqui?? interessante achei e gostaria de pesquisar sobre ele.

                            abraço
                            Tô sem câmera, mas vou fazer uma força
                            e ver se consigo uma foto neste fds (encomodar os parente ) . A do anexo está na revista (não dá pra ver P°##@ nenhuma).
                            É muito mais simples do que parece: trata-se de um cilindro de dimensões aproximadas de 7cmX5cm (diametro x altura).
                            No início, sofri para regular. O motor falhava, engasgava... Tudo se resolveu quando troquei os cabos de vela resistivos por por cabos comuns. A centelha ficou violentíssima. Junto com o reator, consegui uma cartilha (hiper-amarelada pelo tempo), onde entre outras coisas, fala sobre as vantagens oferecidas:

                            *Economia de gasolina ou álcool de até 30% (acho difícil)
                            *Descarboniza e aumenta a potência do motor (fato)
                            *Partidas instantâneas e maior sustentação das marchas (subo em quarta onde era sagrado baixar uma terceira)
                            *Arrancadas e retomadas de velocidade com maior rapidez (consigo manter 60/80 km/h pisando só na "casquinha" do acelerador, usando a giclagem atual)
                            *Não sofre desgastes, não é eletrônico e oferece confiabilidade absoluta
                            *Elimina os engasgos e oferece vida longa para as velas.

                            Seria ótimo saber o que tem dentro disto...
                            Arquivos Anexos
                            Last edited by JeferJ; 22-09-2010, 10:32 PM.
                            Jéferson S.
                            Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                            Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                            Comment


                            • #59
                              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                              Postado originalmente por JeferJ
                              Tô sem câmera, mas vou fazer uma força
                              e ver se consigo uma foto neste fds (encomodar os parente ) . A do anexo está na revista (não dá pra ver P°##@ nenhuma).
                              É muito mais simples do que parece: trata-se de um cilindro de dimensões aproximadas de 7cmX5cm (diametro x altura).
                              No início, sofri para regular. O motor falhava, engasgava... Tudo se resolveu quando troquei os cabos de vela resistivos por por cabos comuns. A centelha ficou violentíssima. Junto com o reator, consegui uma cartilha (hiper-amarelada pelo tempo), onde entre outras coisas, fala sobre as vantagens oferecidas:

                              *Economia de gasolina ou álcool de até 30% (acho difícil)
                              *Descarboniza e aumenta a potência do motor (fato)
                              *Partidas instantâneas e maior sustentação das marchas (subo em quarta onde era sagrado baixar uma terceira)
                              *Arrancadas e retomadas de velocidade com maior rapidez (consigo manter 60/80 km/h pisando só na "casquinha" do acelerador, usando a giclagem atual)
                              *Não sofre desgastes, não é eletrônico e oferece confiabilidade absoluta
                              *Elimina os engasgos e oferece vida longa para as velas.

                              Seria ótimo saber o que tem dentro disto...
                              cara eu queria mesmo saber o que é isto, mas pesquisei olhei a revista virtual, mas não incontrei muitas informações relevantes.

                              E a foto que voce postou não consegui ver direito ta muito pequena.

                              Comment


                              • #60
                                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                                RESSUCITANDO O TÒPICO:

                                Lembram do amplificador caseiro adapatado num fusca 1200. achei o video do danado.

                                O circuito montado esta no post 53.

                                segue o video:

                                video 1



                                video 2



                                video 3



                                abraço meus amigos...espero que isto os motive... pra me ajudar a fabricar um

                                Comment

                                Working...
                                X