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Puma GTE - AP 1.8 - IRS

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  • Puma GTE - AP 1.8 - IRS

    Caros,

    Após muito consultar esse magnífico fórum, chegou minha vez de mostrar o que vem me divertindo (e preocupando) nos últimos tempos.

    Estou fazendo um upgrade de mecânica na minha Puma GTE que está na família há mais de trinta anos, desde que minha mãe a comprou. A idéia é modernizar o carro para que ele seja divertido, mas "civilizado" para o uso no dia a dia.

    Basicamente, fiz o caminho inverso da maioria das pessoas: fiz tapeçaria e dei um trato na carroceria e, agora, estou às voltas com a mecânica. Não recomendo isso pra ninguém por motivos óbvios: já está tudo meio sujo e já não está mais perfeito de tanto ficar em oficina.

    O projeto é basicamente o seguinte:

    MECÂNICA - em andamento
    - motor AP 1.8,
    - tuchos mecânicos e dutos polidos,
    - coletor de escape - 4x1,
    - filtro K&N,
    - flange e suportes para adaptação do motor e câmbio,
    - tampa de câmbio reforçada - evita quebras,
    - relação 8x31,
    - buchas em PU,
    - freios a disco atrás e discos ventilados na frente,
    - coil overs na frente,
    - IRS atrás com coil overs,
    - barras anti-torção,
    - caixa de direção pinhão e cremalheira,
    - tanque plástico imohr,
    - alavanca de câmbio rápido (ainda não sei qual),
    - injeção programável Pandoo,
    - instalação de gaiola interna (em dúvida, o que acham?),
    - radiador de óleo.

    DETALHES
    - reforma da tapeçaria em cinza - feito,
    - troca dos bancos pelos Rallye Design Stradale - pendente,
    - recuperação da pintura - feito,
    - recuperação dos instrumentos, relógios - feito (falta comprar hallmeter e manômetro de combustível),
    - calafetação total (se é que numa Puma isso é possível) - pendente,
    - faróis com blocos óticos para substituição dos sealed beam - comprados,
    - lanternas traseiras Hella - comprados,
    - ar condicionado - pendente,
    - vidros e travas elétricas - pendente,
    - Rodas Binno 15x7 - comprado,
    - pneus largos e altos (não sei quais ainda),
    - recuperação total do chassis e assoalho com fundo fosfatizante e tinta epoxi - feito,
    - aplicação de manta asfáltica - pendente,
    - chave de seta do Itamar - pendente,
    - volante Loste Hero - comprado.

    Estou publicando as fotos no meu album do Picasa (nome esquisitinho, né?), cujo link está abaixo. Fica bom pra vocês acessarem assim? Pra mim é bem mais simples, mas se ficar ruim, dou outro jeito.

    https://picasaweb.google.com/sarenat...eat=directlink

    Abraços,
    Renato
    14
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trás.";s:5:"votes";i:5;s:6:"voters";a:5:{i:0;s:4:"7439";i:1;s:4:"4260";i:2;s:4:"1445";i:3;s:4:"4608";i:4;s:4:"9032";}}i:112;a:5:{s:12:"polloptionid";i:112;s:6:"nodeid";s:6:"277902";s:5:"title";s:5:"Não!";s:5:"votes";i:11;s:6:"voters";a:11:{i:0;s:4:"6686";i:1;s:3:"492";i:2;s:4:"4398";i:3;s:4:"5671";i:4;s:4:"5692";i:5;s:4:"6086";i:6;s:4:"2200";i:7;s:4:"5569";i:8;s:4:"5194";i:9;s:4:"5098";i:10;s:4:"9941";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}";s:5:"votes";i:14;s:6:"voters";a:14:{i:0;s:4:"1848";i:1;s:4:"5153";i:2;s:4:"5851";i:3;s:4:"5113";i:4;s:2:"13";i:5;s:4:"8842";i:6;s:4:"2762";i:7;s:4:"8713";i:8;s:4:"8267";i:9;s:4:"4791";i:10;s:4:"6281";i:11;s:4:"1191";i:12;s:5:"10221";i:13;s:4:"7304";}}}
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  • #2
    Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

    Muito bacana o seu projeto cara, no meu fusca estou fazendo primeiro o motor e depois eu vou arrumando o resto como dá.
    Só pense con carinho a respeito desse motor AP, as vezes um a ar levemente aspirado já vai te dar o resultado esperado alem de não transformar esse belo pulma em travecão.
    Azeitoninha 82 1300
    Futuro UP para 1.8

    Comment


    • #3
      Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

      Flosi,

      valeu pelo elogio e pela dica! De uma forma geral, eu gosto mais da relação conforto/potência/facilidade de manutenção que o AP traz. Pretendo ter um motor de aproximadamente 130 cv, que com um motor a AR sairia bem mais caro e bem menos confiável para o dia-a-dia.
      Até pra instalação do ar-condicionado, creio que o AP 1.8 dê conta melhor...

      Abraço,
      Renato

      Comment


      • #4
        Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

        projeto muuito bom..

        em relação ao ap .. manda bala e poe bastante ficha ai..
        gosto muito de uma modificação nesse nivel.

        acompanhando...

        Do it yourself !

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


        VW BRASILIA 1.600 AR.
        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



        Comment


        • #5
          Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

          Fala Sarenato, td bem?
          Tenho um Puma GTS (conversível), portanto cada amigo que posta algo sobre Puma, já me salta aos olhos.

          Sobre o seu tópico, permita-me fazer alguns comentários e pegar algumas dicas com você.

          Sobre a instalação de uma gaiola... Eu particularmente não gosto.. acho que tira o charme do carro, e transforma o carro em um carro de competição/corrida...
          Como alguns costumam dizer por aqui... eu faço o estilo mais old-school, o mais próximo da originalidade com alguma pitada de performance. Mas isso é gosto, não me leve a mal.

          Sobre a alavanca de câmbio, tem um modelo que me agrada muito que é o da EMPI.. no site dos caras (empius.com) você consegue visualiza-la. É um excelente produto, acho que vale o investimento.

          Vi que você pretende colocar manta asfaltica no assoalho. Como eu vou mandar meu carro pra restauração até o fim desse mês, e vou fazer com um cara que só mexe com puma, eu levantei essa questão da manta com ele.. Ele me disse... DESISTA! A manta, dá a falsa sensação de que o carro está protegido, porém se existir alguma infiltração por cima ou por baixo do carro, você não vai ver... e qdo percerber, por baixo da manta estará tudo podre...
          Ele me recomendou fazer um belo trabalho no assoalho, e mandar tapeçaria removivel (velcro) na região dos bancos... Molhou... Tira o tapete.. seca.. e tudo continua perfeito. Vou aceitar a dica dele, no meu caso.

          Sobre os seus faróis... acho o Sealed-Beam fraco.. feio... qual modelo que você vai usar? Você tem mais detalhes? Fotos?

          Eu já fiz a mecânica da minha puma... está perfeita, menos a suspensão.. que pretendo mandar fazer na Katracar (katracar.com.br) pois me disseram que eles são especialistas em Suspensão VW AR.

          Achei demais o seu jogo de suspensão... Os coil-overs ficaram muito bonitos.
          Quanto morreu a brincadeira? Tem site ou referências pra passar? Me ajudaria muito...

          Achei muito legal o seu volante e o trabalho nos mostradores de painel... Ficaram originais..mas eu sou suspeito pra falar disso né?!

          No mais acho o seu projeto muito legal, vou ficar acompanhando por aqui...

          Se você quiser mais referências sobre Puma. Tem um blog que fala tudo sobre elas... Acesse... www.pumaclassic.com.br

          Um abraço meu caro.
          Ricardo Thome
          Puma GTS 75 - 1600 cc
          Injeção?!?! Só para doentes!!!!

          Comment


          • #6
            Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

            Belo trampo amigao... ver uma IRS sempre desperta uma ponta de inveja... boa claro. Acredito que pra Puma, possa ser firme demais... mas como vai ser AP; pode ficar equilibrado.

            Abraço
            Hamilton Nicoletti
            Santo André - SP
            1969 EFI 5 speed
            1915T
            1968 RAT Coming...

            Comment


            • #7
              Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

              Serenato, parabéns pelo trampo, só um alerta para o que aconteceu comigo, não sei se vai colocar o radiador na dianteira ou traseira, no meu caso(BRASÌLIA AP) não consegui manter a refrigeração sob controle com radiador na traseira, somente resolvi o problema passando o radiador para a dianteira, como o teu chassi ainda está fora do carro, aproveite e passe a tubulação para o radiador na dianteira, de preferência em cobre e no meu caso eu inseri dentro do "TÚNEL" do chassi, desta maneira resolvi o problema de aquecimento do motor e o carro não aquece internamente, depois é só ligar o radiador a nova tubulação através de mangueiras.

              É só um palpitezinho para não ter a dor de cabeça após o carro pronto.


              abs

              Comment


              • #8
                Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                Postado originalmente por einsten
                Serenato, parabéns pelo trampo, só um alerta para o que aconteceu comigo, não sei se vai colocar o radiador na dianteira ou traseira, no meu caso(BRASÌLIA AP) não consegui manter a refrigeração sob controle com radiador na traseira, somente resolvi o problema passando o radiador para a dianteira, como o teu chassi ainda está fora do carro, aproveite e passe a tubulação para o radiador na dianteira, de preferência em cobre e no meu caso eu inseri dentro do "TÚNEL" do chassi, desta maneira resolvi o problema de aquecimento do motor e o carro não aquece internamente, depois é só ligar o radiador a nova tubulação através de mangueiras.

                É só um palpitezinho para não ter a dor de cabeça após o carro pronto.


                abs


                é são as tretas do motor a agua no lugar de motor a ar.... tem que pensar nisso.

                Pior que puma é tão ruim de espaço quanto o fusca... ou seja, espaco tem, mas é ruim de acomodar. Na brasoca... a melhor opção é a dianteira mesmo.

                Coloca umas fotos pra nois ai... eu tenho uma Brasoca "projeto" tambem... mas sonho no Subaru.

                Abraço
                Hamilton Nicoletti
                Santo André - SP
                1969 EFI 5 speed
                1915T
                1968 RAT Coming...

                Comment


                • #9
                  Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                  Segue o link do projetinho, o sistema de tebulação por dentro do túnel ainda não tirei fotos, depois posto no meu tópico.

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6420



                  Abs

                  Comment


                  • #10
                    Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                    Postado originalmente por marcos22
                    projeto muuito bom..

                    em relação ao ap .. manda bala e poe bastante ficha ai..
                    gosto muito de uma modificação nesse nivel.

                    acompanhando...

                    Opa! Valeu! Vou atualizando o tópico à medida que eu for tendo novidades!

                    Abs

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                    • #11
                      Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                      Postado originalmente por spritezero
                      Fala Sarenato, td bem?
                      Tenho um Puma GTS (conversível), portanto cada amigo que posta algo sobre Puma, já me salta aos olhos.
                      Linda a sua Puma! Já tem fotos dela em algum lugar?

                      Sobre o seu tópico, permita-me fazer alguns comentários e pegar algumas dicas com você.

                      Sobre a instalação de uma gaiola... Eu particularmente não gosto.. acho que tira o charme do carro, e transforma o carro em um carro de competição/corrida...
                      Como alguns costumam dizer por aqui... eu faço o estilo mais old-school, o mais próximo da originalidade com alguma pitada de performance. Mas isso é gosto, não me leve a mal.
                      Cara, todo comentário é bem vindo! A gaiola eu também estou em dúvida por esse mesmo motivo. Vai deixar o carro meio "incivilizado". Agora, os pontos a favor dela são: segurança em caso de capotamento e colisão e também para fixar os cintos de segurança, já que não confio nessa fixação de cinto na fibra da Puma. Acho que se eu sofrer um acidente algum dia, o cinto vai arrancar fora...

                      Outra opção é fazer uma estrutura só da coluna B para trás, segurando o teto em caso de capotamento.
                      Enfim, estou na dúvida.

                      Sobre a alavanca de câmbio, tem um modelo que me agrada muito que é o da EMPI.. no site dos caras (empius.com) você consegue visualiza-la. É um excelente produto, acho que vale o investimento.
                      Estou entre ela, as Scat, Bugpack... vai ser uma dessas. Na verdade, a única que ouvi falar mal foi a EMPI, sabia? Alguém tem alguma experiência?

                      Vi que você pretende colocar manta asfaltica no assoalho. Como eu vou mandar meu carro pra restauração até o fim desse mês, e vou fazer com um cara que só mexe com puma, eu levantei essa questão da manta com ele.. Ele me disse... DESISTA! A manta, dá a falsa sensação de que o carro está protegido, porém se existir alguma infiltração por cima ou por baixo do carro, você não vai ver... e qdo percerber, por baixo da manta estará tudo podre...
                      Ele me recomendou fazer um belo trabalho no assoalho, e mandar tapeçaria removivel (velcro) na região dos bancos... Molhou... Tira o tapete.. seca.. e tudo continua perfeito. Vou aceitar a dica dele, no meu caso.
                      Sobre a manta, eu já ouvi tanta referência boa dela que irei a arriscar. Acho que se fizer ela bem feita, não tem como acumular agua entre ela e a lata não... Ela é justamente para vedação de lajes que fica, expostas ao tempo, imagine dentro do carro. Aquilo ali tem um piche brabo que quando gruda, pra sair depois é duro! Por isso estou confiando.
                      A função dela é mais até de reduzir ruido e isolar o calor.

                      Sobre o velco, já estava com essa idéia, mas foi ótimo ver que alguém que conhece está recomendando!

                      Sobre os seus faróis... acho o Sealed-Beam fraco.. feio... qual modelo que você vai usar? Você tem mais detalhes? Fotos?
                      Os faróis que comprei são esses: http://produto.mercadolivre.com.br/M...go-alcance-_JM

                      Eles têm a aparência parecida com os Sealed Beam, só que podendo usar a lâmpada que quiser.

                      Usarei com essas lâmpadas:
                      http://www.powerbulbs.com/product_detail.asp?prod=111
                      Inclusive comprei nesse site mesmo. Demorou um mês, mas chegou.

                      Eu já fiz a mecânica da minha puma... está perfeita, menos a suspensão.. que pretendo mandar fazer na Katracar (katracar.com.br) pois me disseram que eles são especialistas em Suspensão VW AR.

                      Achei demais o seu jogo de suspensão... Os coil-overs ficaram muito bonitos.
                      Quanto morreu a brincadeira? Tem site ou referências pra passar? Me ajudaria muito...
                      Já ouvi falar bem dessa Katracar! Eu fiz na oficina Giovanni Performance, em Franca SP. Ainda não quero emitir opiniões, pois ainda não ficou pronto o carro. Ná época, tive boas referências da qualidade do serviço.
                      Só posso falar que eles não são nada bons com prazos, mas parece que o serviço voltou a andar melhor esses dias. Vou atualizando.

                      Achei muito legal o seu volante e o trabalho nos mostradores de painel... Ficaram originais..mas eu sou suspeito pra falar disso né?!

                      No mais acho o seu projeto muito legal, vou ficar acompanhando por aqui...

                      Se você quiser mais referências sobre Puma. Tem um blog que fala tudo sobre elas... Acesse... www.pumaclassic.com.br

                      Um abraço meu caro.
                      Os relógios ficaram legais! Espero que estejam medindo bem, pois o serviço que fiz na Tacobrás era principalmente de aferição e recuperação do funcionamento. Visualmente, eles só deram um tapa nos aros e nos ponteiros, além de limpar. Não teve grandes restaurações não, pois os relógios estavam em bom estado visual.

                      Esse é o blog de Puma! Nunca vi tamanha capacidade para se escrever sobre um tema tão detalhadamente. Heheh

                      Valeu pelos comentários e dicas! Vamos nos falando.

                      Abraço

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                      • #12
                        Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                        Postado originalmente por hjn
                        Belo trampo amigao... ver uma IRS sempre desperta uma ponta de inveja... boa claro. Acredito que pra Puma, possa ser firme demais... mas como vai ser AP; pode ficar equilibrado.

                        Abraço
                        Caro, acho que a frimeza estará mais relacionada à dureza das molas e amortecedores do que à geometria da IRS que estou instalando... Veja a própria Variant 2: ela não era um carro duro...

                        Abraço!

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                        • #13
                          Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                          Postado originalmente por einsten
                          Serenato, parabéns pelo trampo, só um alerta para o que aconteceu comigo, não sei se vai colocar o radiador na dianteira ou traseira, no meu caso(BRASÌLIA AP) não consegui manter a refrigeração sob controle com radiador na traseira, somente resolvi o problema passando o radiador para a dianteira, como o teu chassi ainda está fora do carro, aproveite e passe a tubulação para o radiador na dianteira, de preferência em cobre e no meu caso eu inseri dentro do "TÚNEL" do chassi, desta maneira resolvi o problema de aquecimento do motor e o carro não aquece internamente, depois é só ligar o radiador a nova tubulação através de mangueiras.

                          É só um palpitezinho para não ter a dor de cabeça após o carro pronto.


                          abs
                          Caro, obrigado pelos parabéns!

                          Sua brasa também está show de bola! Coragem grande vendê-la, hein?

                          Eu vou precisar tentar colocar o radiador atrás antes, pois na Puma, o corte na frente acaba descaracterizando o carro. Veja:


                          Ela não tem uma frente chata como a Brasilia e acaba ficando desarmonioso... Vou tentar dar um jeito, mesmo que com muita preocupação!
                          Minha idéia é colocar o maior radiador que couber ali, e fazer uns defletores de ar por baixo do carro e fazer umas aberturas no paralama direito para jogar ar no radiador.
                          A saida de ar também seria por baixo do carro, com um defletor jogando o ar de volta pra baixo por trás.

                          Será que funciona? Se não funcionar, ai paciência! Vai o radiador pra frente...
                          Muito obrigado pelo toque!
                          Abraço

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                          • #14
                            Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                            Postado originalmente por hjn
                            é são as tretas do motor a agua no lugar de motor a ar.... tem que pensar nisso.

                            Pior que puma é tão ruim de espaço quanto o fusca... ou seja, espaco tem, mas é ruim de acomodar. Na brasoca... a melhor opção é a dianteira mesmo.

                            Coloca umas fotos pra nois ai... eu tenho uma Brasoca "projeto" tambem... mas sonho no Subaru.

                            Abraço
                            Hamilton, todas as fotos de meu projeto você pode ver nesse link:
                            https://picasaweb.google.com/sarenat...eat=directlink

                            Abs!

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                            • #15
                              Re: Puma GTE - AP 1.8 - IRS

                              Postado originalmente por einsten
                              Segue o link do projetinho, o sistema de tebulação por dentro do túnel ainda não tirei fotos, depois posto no meu tópico.

                              http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6420



                              Abs
                              Acompanhando!
                              Abraço,
                              Renato

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