Anúncio

Collapse
No announcement yet.

alguem entende de injecao???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • alguem entende de injecao???

    mapa de injecao his mdfic01

    senhores , tenho em meu motor uma his mdfic 01 e gostaria de ajuda pra acertar o mapa de injecao da mesma.

    motor: vw a ar 1600cc , taxa de 9,38/1, valvulas 40x32, comando tcs 10, alcool, bicos de 70lb/h , tbi de omega 60mm , bomba de gti , dosador hpi travado, turbo com1,5 de pressao maxima.

    perguntas : devo seguir uma variacao constante ( almento do ti ) no mapa de rpm?
    esse mapa ( rpm) e a base para os acertos posteriores ( map, temp...)?
    os ajustes por map , devem ter uma escala menor na fase vacuo do que na fase pressao? de quanto seria?
    devo ajustar a marcha lenta com sobra de combustivel e retirar o excesso no mapa de vacuo?
    como funciona o delta tps?
    a variacao % do tps , deve ser constante ou exponencial?
    com maior temp do ar devo almentar ou diminuir o t.i.?
    pra que serve o t.i em 0 rpm?
    qual a diferenca do modo multpoint para o modo full , visto estarem ligados no mesmo fio todos os bicos ( bank 1)?
    minha mistura se mantem rica ( 1200), mesmo baixando o t.i , quando diminui , o carro morre , o que fazer baixar a pressao na linha?

    sem mais agradeco.
    black hot metal

    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

  • #2
    Re: alguem entende de injecao???

    Nunca mexi nesta HIS, mas vou responder baseado no conhecimento que tenho em MEGASQUIRT .

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    perguntas : devo seguir uma variacao constante ( almento do ti ) no mapa de rpm?
    você pode variar em uma escala crescente, mas não precisa ser uma contagem constante...pode ter valores subindo no mapa tipo de 40..45 pra 50...65...só um exemplo!

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    esse mapa ( rpm) e a base para os acertos posteriores ( map, temp...)
    Sim o mapa RPM X MAP é a base pros outros acertos, por exemplo quando o carro tá frio é acrescido uma percentagem sobre o valor do mapa(se a injeção tiver a correção por temperatura )

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    os ajustes por map , devem ter uma escala menor na fase vacuo do que na fase pressao?
    Faz o ajuste por TPS, aceleração rápida por MAP tem que ter muita experiencia pra acertar.

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    devo ajustar a marcha lenta com sobra de combustivel e retirar o excesso no mapa de vacuo?
    Marcha lenta tem que ser pobre!!

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    como funciona o delta tps?
    Delta TPS é um outro algoritimo que funciona baseado na variação do TPS o mapa de injeção. Esqueça-o!

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    a variacao % do tps , deve ser constante ou exponencial?
    Deve ser constante..sequenciada quando vc pisa no acelerador...se não tiver marcando assim pode ser que o TPS esteja ligado errado!

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    com maior temp do ar devo almentar ou diminuir o t.i.?
    A sua injeção não faz as correções por temperatura automaticamente?
    Em todo caso com maior temperatura precisa de menos combustível pra funcionar..
    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    pra que serve o t.i em 0 rpm?
    Creio que pode ser usado na partida.

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    qual a diferenca do modo multpoint para o modo full , visto estarem ligados no mesmo fio todos os bicos ( bank 1)?
    Modo multipoint pulsa de maneira alternada(alternada não é sequencial!) e full todos os injetores de uma vez só.

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    minha mistura se mantem rica ( 1200), mesmo baixando o t.i , quando diminui , o carro morre , o que fazer baixar a pressao na linha?
    NÃO mexa na pressão da linha. Ela tem que ficar fixa em 3 Bar, se tá apagando pode ser que o bico esteja grande demais,tenta abaixar o tempo de injeção na lenta, mistura na lenta tem que ficar magra!

    Boa SORTE:!:
    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
    Ignition: COP(Coil On Plug)
    AFR controller: JAW Wideband
    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

    Comment


    • #3
      fabricio

      rapaz to passando o meu pra alcool tambem so que esta com injeçao de kombi ,quais os bicos vc esta usando ou vc mandou abrir eles e onde foi que fez e quanto foi ,e quem falou pra colocar esta vazao pois me informaram que o ideal e 60 lbs em media ,valeu epla ajuda e boa sorte.

      Comment


      • #4
        Re: fabricio

        Postado originalmente por jmoreira1
        rapaz to passando o meu pra alcool tambem so que esta com injeçao de kombi ,quais os bicos vc esta usando ou vc mandou abrir eles e onde foi que fez e quanto foi ,e quem falou pra colocar esta vazao pois me informaram que o ideal e 60 lbs em media ,valeu epla ajuda e boa sorte.
        Se for com motor original os bicos da Kombi(154cc/min ou 14.1 lbs/h) dão conta do recado, no meu fusca uso eles;) . Você usa o módulo original da Kombi????
        Retrabalhar bicos é uma armadilha, a não ser que a pessoa tenha uma máquina que simule o funcionamento do módulo de injeção com o tempo de abertura exato do injetor e só conheço uma pessoa que faz isto corretamente(Dalton Del Guercio) e ele cobra R$100 em cada bico retrabalhado. Geralmente os preparadores refuram os bicos ou fazem eletrovazão e "medem" a vazão após o "retrabalho" em máquinas de limpeza de bico e dizem "O seu bico ficou com 'tantos' ml". Vazão de bico em ml não existe!!! Vazão é dada em gr/sec(grama/segundo), lb/h(libra/hora) ou cc/min(centimetro cubico/minuto)!
        Qual a configuração do seu motor que te indicaram 60 lbs/h??
        Em um motor aspro a gasolina 60lbs/h alimentam 400cv!!! Aspro no álcool 280cv e turbo/álcool alimenta 230cv, é um bico grande e em carro nacional você não vai achar nenhum com esta vazão.
        A galera exagera demais, o que mais vejo é gente querendo comprar bicos Ford Racing de 160lbs/h. Gasta dinheiro comprando um bico destes sem usar nem metade, empirismo puro dos "preparadores"!
        Claro que é porque não os "mexanicos" que pagam a conta de um motor estourado!
        Last edited by bugtec; 16-08-2008, 04:44 PM.
        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
        Ignition: COP(Coil On Plug)
        AFR controller: JAW Wideband
        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

        Comment


        • #5
          Re: alguem entende de injecao???

          Só complementando a informação, esses bicos originais da Kombi alimentam um motor de até 100cv.
          2276 FK8 .

          Comment


          • #6
            Re: alguem entende de injecao???

            É como o nome já diz: vazão!
            Em qualquer livro de física de segundo ano vc vê que vazão é dada por uma unidade me massa/volume por uma de tempo!
            A preparação no brasil é algo extremamente manipulado pela mídia:
            COMPRE UMA FT, COLOQUE 154 BICOS, UM COLETOR DA GERMAN E UM FILTRO CONICO TWISTER PLUS MASTER E GANHE 300 CV!
            Hehehehe
            Desculpa perder o foco do tópico! Mas adimiro a iniciativa do fabricio de "meter mão" e configurar a injeção do prórprio carro! Parabéns! E...creio q o paulo tenha respondido suas perguntas!

            abçs eboa sorte
            2100 aspro

            Comment


            • #7
              Re: alguem entende de injecao???

              Fico grato pelas informaçoes ,mais isto foi o que o preparador me informou mais por isto estou aqui tentando adquirir mais conhecimento sobre motores e como estou montando um quero acertar na primeira,quanto ao motor ele e taxado em 2mm com conjunto de vira +polia+volante de motor balanceado + conjunto de embreagem + biela e pistoes equalizados e balanceados,injeçao original de kombi com modulo original + como quero usar o alcool estou procurando estas informaçoes ,quem puder ajudar fico muito grato a todos.

              Comment


              • #8
                Re: alguem entende de injecao???

                os bicos de carros flex , tem uma vazao grande, paulo , qual seria o ideal pra min , no 1600 turbo , com 10 de taxa e 1 kg de pressao?
                Arquivos Anexos
                black hot metal

                http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                Comment


                • #9
                  Re: alguem entende de injecao???

                  Postado originalmente por fabricio.vergetti
                  os bicos de carros flex , tem uma vazao grande, paulo , qual seria o ideal pra min , no 1600 turbo , com 10 de taxa e 1 kg de pressao?
                  No sitio da Fueltech tem uma calculadora bem prática que leva em consideração o BSFC(Basic Specific Fuel Comsuption) em motores turbo/aspro, alcool ou gasolina. Só colocar a cavalaria estimada lá que resulta a vazão dos injetores.;)

                  E aqui uma tabela com códigos de vários bicos Bosch que também pode ajudar: http://www.injectorcleaning.co.uk/flow.htm

                  Como te falei anteriormente esta tabela que vc colocou da TechnoMotor é de máquina de limpeza de bico e não tem vazões corretas.
                  Last edited by bugtec; 18-08-2008, 10:11 PM.
                  MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                  Ignition: COP(Coil On Plug)
                  AFR controller: JAW Wideband
                  Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                  Comment


                  • #10
                    Re: alguem entende de injecao???

                    Pessoal lembren-se de não colocar bicos com muito mais vazão do que o nescessário pois o tempo de injeção ficara muito curto e a mistura do combustivel com o ar se dara de forma errada 1 milesegundo ja alterara todo o funcionamento alem do que você obrigatóriamente tera que colocar 2 ou mais bombas eletricas para poder manter a pressão no sistema.

                    Comment

                    Working...
                    X