Sei que muitos querem fazer algumas modificações (nem sempre tendo muito dinheiro em vista) no seu motor original, daí criei este tópico para dar uma linha de escolha para preparações básicas.
Partindo do motor 1300cm3 original e chegando a um 1600cm3 com aproximadamente 98cv, vamos citar as principais receitas a serem feitas para ganho de performance, bem como com a sugestão de medida de pneu mais adequada para otimizar a performance com os cambios 35x8; 33x8 e 31x8.
Como teremos 16 motores distintos (4 originais) e 12 preparados e a possibilidade de combiná-los com as 3 opções de coroa e pinhão originais, passamos a ter 48 opções de desempenho com base sempre no Fusca carroceria e acessórios da década de 60 a 70 que pesa em torno de 780kg em ordem de marcha. Ouros modelos terão acelerações e velocidades levemente diferentes.
Todos os cálculos foram realizados com base no meu simulador de desempenho!
Motor 1300cm3
5 opções partindo do original até uma versão com desempenho superior ao 1600cm3 a álcool!
A
Motor 1300cm3 original
Potência – 38cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 8,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/70 R14 ou 195/60R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 129 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
B
Motor 1300cm3 (veneno levíssimo)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 125 ou 127,5
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 43cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 8,6 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,9 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
C
Motor 1300cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 46cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
D
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula original da Kombi injetada
Potência – 49cv @ 4300 rpm (DIN)
Torque – 9,4 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
E
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 13,3 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 157 km/h
Aceleração 0-100km/h – 14 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Motor 1500cm3
5 opções partindo do original até uma versão com potência de 74 cv
F
Motor 1500cm3 original
Potência – 42cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h –19,6seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
G
Motor 1500cm3 (veneno levíssimo)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 132,5 ou 135
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 48cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,3 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
H
Motor 1500cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 52cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 10,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 134 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,9 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 140 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R15
I
Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula original da Kombi injetada
Potência – 55cv @ 4300 rpm (DIN)
Torque – 10,5 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R15
Partindo do motor 1300cm3 original e chegando a um 1600cm3 com aproximadamente 98cv, vamos citar as principais receitas a serem feitas para ganho de performance, bem como com a sugestão de medida de pneu mais adequada para otimizar a performance com os cambios 35x8; 33x8 e 31x8.
Como teremos 16 motores distintos (4 originais) e 12 preparados e a possibilidade de combiná-los com as 3 opções de coroa e pinhão originais, passamos a ter 48 opções de desempenho com base sempre no Fusca carroceria e acessórios da década de 60 a 70 que pesa em torno de 780kg em ordem de marcha. Ouros modelos terão acelerações e velocidades levemente diferentes.
Todos os cálculos foram realizados com base no meu simulador de desempenho!
Motor 1300cm3
5 opções partindo do original até uma versão com desempenho superior ao 1600cm3 a álcool!
A
Motor 1300cm3 original
Potência – 38cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 8,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/70 R14 ou 195/60R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 129 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
B
Motor 1300cm3 (veneno levíssimo)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 125 ou 127,5
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 43cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 8,6 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,9 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
C
Motor 1300cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 46cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
D
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula original da Kombi injetada
Potência – 49cv @ 4300 rpm (DIN)
Torque – 9,4 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
E
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 13,3 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 157 km/h
Aceleração 0-100km/h – 14 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
Motor 1500cm3
5 opções partindo do original até uma versão com potência de 74 cv
F
Motor 1500cm3 original
Potência – 42cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h –19,6seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,8 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R14
G
Motor 1500cm3 (veneno levíssimo)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 132,5 ou 135
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 48cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,3 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/70 R14
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R14
H
Motor 1500cm3 (veneno levíssimo + dupla carburação)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Potência – 52cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 10,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 134 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,9 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 140 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
185/60 R15
I
Motor 1500cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “116” da Kombi injetada)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula original da Kombi injetada
Potência – 55cv @ 4300 rpm (DIN)
Torque – 10,5 kgf.m @ 2700 rpm (DIN)
Desempenho máximo.
Cambio original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 138 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,5 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65R15
Cambio original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,7 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/65 R15
Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu ideal no eixo traseiro
195/60 R15
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