HJN - Poços de Caldas - MG
Pessoal,
Espero poder ajudar a todos com as mesmas perguntas incessantes que eu tinha. Como montar um freio a disco para suspensão de embuchamento e ainda mais para 5 furos antigos? Montar ou importar um kit? Mangas rebaixadas ou catraca?
Espero ajudar a todos com o mesmo problema e duvidas que eu tinha em relação a este assunto, fica aqui a minha experiência e a minha receita.
Susp. Embuchamento p/ Tambor 4 furos restaurada (peças novas).
Discos de Fusca Varga.
Cilindro mestre Kombi acima de 82 - 24mm de vazão.
Pinças de Santana 1.8/2.0 p/ disco sólido.
Flange de adaptação para os furos.
Resultado: Como ficou pronto hoje, ainda não senti o carro; "animal" ainda não está. Acredito que amaciando deva melhorar, mas ja está muito melhor que o freio original.
X da questão: Para quem tem grana, importar o kit facilita muito ja que é praticamente plug and play. Montar um com a mesma qualidade não fica mais barato, pode ser que até mais caro, mas a diferença é na reposição de peças como pastilhas e discos e além disso, você pode ir comprando aos poucos. Mangas rebaixadas para susp. embuchamento são excelentes, porem caríssimas ja que têm que serem forjadas (corra das soldadas), vale a pena para quem quer rebaixar muito, como eu queria apenas "corrigir" a altura, não coloquei as molas finas. Ficou macio como original com os novos amortecedores Cofap linha super.
O cilindro da Kombi encaixa perfeito, mas exige um profissional limpo para "esculpir" os caninhos. O cilindro é maior que o da F100 e do Santana e neste momento é o melhor para se adaptar com pinças grandes, 24mm de vazão.
Posso dizer que a grande dificuldade do prijeto é fabricar e ajustar o suporte da pinça e a flange das rodas. Exigem profissionais e maquinas extremamente caros para que o serviço fique como original de fabrica.
Quem fez?
Oficina Precisão - Poços de Caldas, MG - Tel: 035 37131636
Custo?
Nem imagino, ainda.
Seguem as fotos.
Atualização - 14/08/2009
E ai pessoal, la se vão 3 meses ou mais de montagem e eu estava devendo um update das minhas impressões do projeto.
Problemas: Porcas - Tive problemas com as porcas que seguram as rodas nos primeiros dias, como elas são para rodas de liga (mais espessas e com cônico maior) e não de ferro; percebi quer as porcas encostavam na flange antes de apertar a roda e mesmo tempo que os prisioneiros encostavam no fundo da porca pois elas não eram vazadas.
Solução:Tive que cortar os prisioneiros em 3 fios de roscas e o tirar uns 2 ou 3mm do topo do cônico das porcas para que estes nao encostassem na flange antes que na roda.
Resultado: Classifico o freio como firme; exige certa força mas se juntar com fé... arranca os pneus diagonais das rodas...hehehe.
Conclusão: Estou feliz já que além de concluir o projeto ainda tiver um certo resultado esperado... quando digo certo quero dizer que esperava um pouco mais. Observando melhor agora, acredito que a utilização do cilindro mestre do Santana talvez somente para freios a discos dianteiros com as pinças do Santana seria o ideal. Mas vou esperar a montagem do traseiro a disco também pra ver qual é na real.
Custo Total:
Cx Direcao TRW = R$ 320
Cilindro Kombi Varga = R$ 100
Pinças = R$ 150
Discos Varga = R$ 130
Terminais Cofap = R$ 280
Amortecedores Cofap = R$ 120
Amortecedor dir Cofap = R$ 70
Fluido DOT4 = R$ 80
Reservatórios = R$ 20
Par. Inox = R$ 100
Supensão Nova = R$ 360
MO = R$ 400
Flange e suporte pinças = Sem custo, feito por grandes amigos...
Total = 2130.00 (eita veneno)
É isso ai pessoal... esse é o valor para ter uma suspensão e freios dianteiro completamente zero km. (fora o custo dos meus amigões).
Espero ter contribuido para a comunidade....
Abraço a todos.
Pessoal,
Espero poder ajudar a todos com as mesmas perguntas incessantes que eu tinha. Como montar um freio a disco para suspensão de embuchamento e ainda mais para 5 furos antigos? Montar ou importar um kit? Mangas rebaixadas ou catraca?
Espero ajudar a todos com o mesmo problema e duvidas que eu tinha em relação a este assunto, fica aqui a minha experiência e a minha receita.
Susp. Embuchamento p/ Tambor 4 furos restaurada (peças novas).
Discos de Fusca Varga.
Cilindro mestre Kombi acima de 82 - 24mm de vazão.
Pinças de Santana 1.8/2.0 p/ disco sólido.
Flange de adaptação para os furos.
Resultado: Como ficou pronto hoje, ainda não senti o carro; "animal" ainda não está. Acredito que amaciando deva melhorar, mas ja está muito melhor que o freio original.
X da questão: Para quem tem grana, importar o kit facilita muito ja que é praticamente plug and play. Montar um com a mesma qualidade não fica mais barato, pode ser que até mais caro, mas a diferença é na reposição de peças como pastilhas e discos e além disso, você pode ir comprando aos poucos. Mangas rebaixadas para susp. embuchamento são excelentes, porem caríssimas ja que têm que serem forjadas (corra das soldadas), vale a pena para quem quer rebaixar muito, como eu queria apenas "corrigir" a altura, não coloquei as molas finas. Ficou macio como original com os novos amortecedores Cofap linha super.
O cilindro da Kombi encaixa perfeito, mas exige um profissional limpo para "esculpir" os caninhos. O cilindro é maior que o da F100 e do Santana e neste momento é o melhor para se adaptar com pinças grandes, 24mm de vazão.
Posso dizer que a grande dificuldade do prijeto é fabricar e ajustar o suporte da pinça e a flange das rodas. Exigem profissionais e maquinas extremamente caros para que o serviço fique como original de fabrica.
Quem fez?
Oficina Precisão - Poços de Caldas, MG - Tel: 035 37131636
Custo?
Nem imagino, ainda.
Seguem as fotos.
Atualização - 14/08/2009
E ai pessoal, la se vão 3 meses ou mais de montagem e eu estava devendo um update das minhas impressões do projeto.
Problemas: Porcas - Tive problemas com as porcas que seguram as rodas nos primeiros dias, como elas são para rodas de liga (mais espessas e com cônico maior) e não de ferro; percebi quer as porcas encostavam na flange antes de apertar a roda e mesmo tempo que os prisioneiros encostavam no fundo da porca pois elas não eram vazadas.
Solução:Tive que cortar os prisioneiros em 3 fios de roscas e o tirar uns 2 ou 3mm do topo do cônico das porcas para que estes nao encostassem na flange antes que na roda.
Resultado: Classifico o freio como firme; exige certa força mas se juntar com fé... arranca os pneus diagonais das rodas...hehehe.
Conclusão: Estou feliz já que além de concluir o projeto ainda tiver um certo resultado esperado... quando digo certo quero dizer que esperava um pouco mais. Observando melhor agora, acredito que a utilização do cilindro mestre do Santana talvez somente para freios a discos dianteiros com as pinças do Santana seria o ideal. Mas vou esperar a montagem do traseiro a disco também pra ver qual é na real.
Custo Total:
Cx Direcao TRW = R$ 320
Cilindro Kombi Varga = R$ 100
Pinças = R$ 150
Discos Varga = R$ 130
Terminais Cofap = R$ 280
Amortecedores Cofap = R$ 120
Amortecedor dir Cofap = R$ 70
Fluido DOT4 = R$ 80
Reservatórios = R$ 20
Par. Inox = R$ 100
Supensão Nova = R$ 360
MO = R$ 400
Flange e suporte pinças = Sem custo, feito por grandes amigos...
Total = 2130.00 (eita veneno)
É isso ai pessoal... esse é o valor para ter uma suspensão e freios dianteiro completamente zero km. (fora o custo dos meus amigões).
Espero ter contribuido para a comunidade....
Abraço a todos.
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