Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

    Olá amigos.

    Este tópico esta sendo aberto para a possibilidade de desenvolvimento de um Amplificador de Faísca "CDI".

    No fórum encontrei poucas informações.

    Pretendo desenvolver de alguma forma esse amplificador mas tenho estudado como conseguir entre 220 e 350 volts a partir de 12v da bateria.

    1-Uma possibilidade seria um tranformador de tensão destes vendidos no ML Submarino etc. Eles tranformam 12v em 220v. a vantagem é que a corrente seria contínua

    2-Outra seria achar uma bobina que fornecesse entre 350 e 550 volts apenas, e por conseguinte estes 350v~550v alimentariam uma outra bobina que tranformaria novamente a voltagem.


    a primeira opção seria mais plausível pois não sei se existe no mercado bobinas com as caracteriticas que citei.

    Estou estudando como funciona em termos tecnicos o Módulo MSD mas as informações são escaças.

    Ajem-me com o que puderem!!! todas as contribuições serão bem vindas

    grato

  • #2
    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

    http://www.summitracing.com/parts/MSD-6200/

    165,95 dolares + 60% de imposto de importação + 18% icms: 165,95 + 99,57 + 29,87 = 295,39

    295,39 + 35 dolares de frete: 330,39

    Em reais (vezes 2): R$660,78 entregue em 5 dias úteis em sua casa, 40 anos de tradição na fabricação de ignições.

    Comment


    • #3
      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

      Postado originalmente por realenemy
      http://www.summitracing.com/parts/MSD-6200/

      165,95 dolares + 60% de imposto de importação + 18% icms: 165,95 + 99,57 + 29,87 = 295,39

      295,39 + 35 dolares de frete: 330,39

      Em reais (vezes 2): R$660,78 entregue em 5 dias úteis em sua casa, 40 anos de tradição na fabricação de ignições.
      Pô realenemy a idéia era fazer um amplificador, e não comprar um pronto, rsrsrsrs. mas valeu pelo post assim o pessoal ja tem uma idéia do preço.

      Um tranformador de 12v para 220v no ml ta entre R$80,00 e R$120,00 e ai?

      quero ajuda de todos para fazer um amplificador, o dito cujo pronto agente ja sabe o preço.

      Preciso de informações tecnicas no MSD por exemplo pra gente comparar o funcionamento dele com tranformadores normais vendidos aqui no Brasil.

      abraço

      Comment


      • #4
        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

        Opa!
        Ideia interesante. Visto que o preço ainda é muito alto aqui no Brasil.
        Este tranformador vendido no ML, na verdade é um inversor de 12v DC para 220v alternada. A mesma função dos inversores usados nos no-breaks, onde se tem uma bateria interna, 12v, de chumbo-acido, geralmente 7ah.
        Creio que não servirá.
        Um abração.
        Last edited by bolo; 10-03-2010, 02:41 PM.
        Fusca4ever

        E também Puma4ever!! ;)

        Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

        Comment


        • #5
          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

          Postado originalmente por bolo
          Opa!
          Ideia interesante. Visto que o preço ainda é muito alto aqui no Brasil.
          Este tranformador vendido no ML, na verdade é um inversor de 12v DC para 220v alternada. A mesma função dos inversores usados nos no-breaks, onde se tem uma bateria interna, 12v, de chumbo-acido, geralmente 7ah.
          Creio que não servirá.
          Um abração.
          voce diz que não servirá. Mas baseado em que informações?
          é porque a corrente é alternada? lembre se que a corrente gerada pelo alternador é AC também.

          Agora se é por causa da diferença da MSD que gera 480~550v para o inversor que gera apenas 220v.

          mesmo assim ainda vai ser melhor que a ignição original concorda?

          afinal de 12v são capazes de induzir no secundario uma tensão de até 28.000v com a Kw por exemplo.

          imagine o que 220v no primário de uma bobina plastica do gol Mi poderá induzir no seundário heim??

          e ai o que me diz?

          Por isso pedi pra todos colocarem aqui informações tecnicas da MSD por exemplo, dai fica mais facil agente encontrar uma solução plausivel.
          Last edited by fernando ferro; 10-03-2010, 03:57 PM.

          Comment


          • #6
            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

            um pouco de conhecimento básico sobre CDI
            Sistemas maioria de ignição utilizadas em carros são sistemas de ignição indutiva, que são apenas invocando a indutância elétrica na bobina para produzir electricidade de alta tensão para as velas que o campo magnético rompe quando a corrente para a bobina de enrolamento primário está desconectado (disruptivo descarga).
            Em um sistema CDI, um circuito de carga carrega um capacitor de alta tensão, e durante o ponto de ignição o sistema pára de carregar o capacitor, permitindo que o capacitor para descarregar a sua saída para a bobina de ignição antes de chegar à vela de ignição.

            Um módulo CDI típico consiste de um pequeno transformador, um circuito de carga, um circuito de disparo e um capacitor principal. Primeiro, o sistema de voltagem é aumentada até 400-600 V por um transformador no interior do módulo CDI. Então, a corrente elétrica para o circuito de carga e carrega o capacitor.
            O retificador dentro do circuito de carga do capacitor impede a quitação antes do ponto de ignição. Quando o circuito de disparo disparo recebe sinais, o circuito de disparo pára o funcionamento do circuito de carga, permitindo que o capacitor para descarregar a sua saída rápida para a bobina de ignição de baixa indutância, que aumentam a descarga do capacitor 400-600 V até 40 kV na enrolamento secundário na vela de ignição. Quando não há sinal de disparo, o circuito de carga é re-ligado a carga para trás o capacitor.

            A quantidade de energia o sistema pode armazenar CDI para a geração de uma faísca é dependente da tensão e da capacitância dos capacitores utilizados, mas geralmente é em torno de 50 mJ, ou mais. O padrão aponta, bobina, distribuidor de ignição, mais apropriadamente chamado de sistema de ignição Kettering, produz 25mJ em velocidade baixa e cai rapidamente à medida que aumenta a velocidade.

            A maioria dos módulos CDI são geralmente de dois tipos:
            • AC-CDI - A AC-módulo CDI obtém sua fonte de electricidade apenas a partir da corrente alternada produzida pelo alternador. O sistema AC-CDI é o mais básico sistema CDI, que é amplamente utilizado em motores de pequeno porte.
            Note que nem todos os sistemas de ignição para motores pequenos são CDI. Alguns motores antigos, e os motores mais antigos como Briggs e Stratton uso ignição por magneto. O sistema de ignição por inteiro, a bobina e os pontos, estão sob o volante magnetizadas.



            Outro tipo de sistema de ignição comumente usados em motos off-road pequenas na década de 1960 e 1970 foi chamado de Transferência de Energia.
            Uma bobina com o volante gerado um pulso forte corrente DC como o ímã do volante mudou-se sobre ele.

            Esta corrente DC fluiu através de um fio de uma bobina de ignição montado fora do motor.

            Os pontos, por vezes, estavam sob o volante para motores a dois tempos, e geralmente na árvore de cames para motores a quatro tempos.
            Este sistema funcionou como todos Kettering (pontos / bobina) sistemas de ignição ... os pontos de abertura desencadear o colapso do campo magnético na bobina de ignição, produzindo um pulso de alta tensão que atravessa o fio da vela de ignição para a vela de ignição.

            Se o motor foi rodado ao examinar a forma de onda de saída da bobina com um osciloscópio, que parece ser AC. Mas você deve considerar que, desde o tempo de carga da bobina corresponde a muito menos do que uma volta completa da manivela, a bobina realmente "vê" apenas corrente contínua para carregar a bobina de ignição externa.

            Existem alguns sistemas de ignição eletrônica que não são do CDI. Alguns sistemas utilizam um transistor para mudar a corrente de carga para a bobina e desligando em momentos apropriados. Isso eliminou o problema de pontos de queimadas e gastas, e desde que uma faísca mais quente por causa do rápido aumento da tensão e tempo de colapso da bobina de ignição.
            • DC-CDI - O DC-CDI módulo é alimentado pela bateria, e, portanto, um DC adicional / AC inversor circuito está incluído no módulo CDI para elevar a 12 V DC 400-600 V DC, fazendo o módulo CDI ligeiramente maior. Contudo, os veículos que utilizam sistemas de DC-CDI tem ignição mais precisos eo motor pode ser iniciado mais facilmente quando frio.

            Comment


            • #7
              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

              Opa!

              Me corrija se eu estiver errado.
              é porque a corrente é alternada? lembre se que a corrente gerada pelo alternador é AC também.
              No alternador há retificadores, e a tensão já sai continua.
              Outra que inversores bons sai na faixa de R$ 200,00. Eu mesmo já queimei este de R$ 99,00. E olha que eu instalei uns dissipadores de aluminio nos transistores.
              Também o formado da onda da maioria dos inversores não permite ligar a nada que gere campo magnetico.
              A autonomia iria complicar.
              Inversores de No-Breaks, tem autonomia de 85%.
              Esse baratos se tiver 70% é muito.
              Porém como já disse, sua iniciativa é boa. O que eu encontrar, que possa ajudar, estarei contribuindo.
              Last edited by bolo; 10-03-2010, 06:35 PM.
              Fusca4ever

              E também Puma4ever!! ;)

              Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

              Comment


              • #8
                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                Me empolguei sobre essa ideia do amplificador, porem nao sei muita coisa sobre o funcionamento desses no mercado. Gostaria de ajudar com o pouco que sei sobre eletrica..
                Matutando sozinho aqui ja me vieram algumas ideias, e muitas duvidas ..
                seguinte, a frequencia do acionamento de uma bobina é determinada apenas pelo giro do motor? (isso num motor original)
                Pesso isso porque sei que a tensão num indutdor é dado pela formula [ Vl= Ldi/dt ] logo quanto menor o "dt" (intervalo de tempo, entre cada "pulso") maior a tensão na bobina, pra isso poderiamos bolar um esquema eletronico que "multiplicasse" esse pulso, pulso esse que na verdade é a interrupção da corrente, porem como ja disse na minha primeira pergunta, nao sei como esse corte de corrente é controlado, se é apenas pelo giro do motor ou se ja tem esse multiplicador que eu gostaria de fazer.
                (LEMBRANDO, sou leigo no assunto estou apenas fazendo algumas suposições)

                Comment


                • #9
                  Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                  Rpz, o "engenheiro" Cezar faz ÓTIMOS amplificadores de faisca, inclusive mais fortes que os MSD!!!!
                  kkkkkk
                  Se ele pode, pq vcs n podem?
                  Boa sorte!
                  2100 aspro

                  Comment


                  • #10
                    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                    Tá aí o datasheet da MSD 6A que tenho guardado aqui pra inspirar vocês:
                    http://rs455.rapidshare.com/files/154222361/msd.pdf

                    Abraço!
                    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                    Ignition: COP(Coil On Plug)
                    AFR controller: JAW Wideband
                    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                    Comment


                    • #11
                      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                      Postado originalmente por Schmit
                      Me empolguei sobre essa ideia do amplificador, porem nao sei muita coisa sobre o funcionamento desses no mercado. Gostaria de ajudar com o pouco que sei sobre eletrica..
                      Matutando sozinho aqui ja me vieram algumas ideias, e muitas duvidas ..
                      seguinte, a frequencia do acionamento de uma bobina é determinada apenas pelo giro do motor? (isso num motor original)
                      Pesso isso porque sei que a tensão num indutdor é dado pela formula [ Vl= Ldi/dt ] logo quanto menor o "dt" (intervalo de tempo, entre cada "pulso") maior a tensão na bobina, pra isso poderiamos bolar um esquema eletronico que "multiplicasse" esse pulso, pulso esse que na verdade é a interrupção da corrente, porem como ja disse na minha primeira pergunta, nao sei como esse corte de corrente é controlado, se é apenas pelo giro do motor ou se ja tem esse multiplicador que eu gostaria de fazer.
                      (LEMBRANDO, sou leigo no assunto estou apenas fazendo algumas suposições)
                      este intervalo de tempo que vc diz é o intervalo entre as cargas ok. Porem no motor original quem gera os pulsos é o platinado, e amedida que sobe o giro os tempo de carga diminui, isso é fato. Agora num aplificador teriamos que ter um dispositivo chamdo ocilador que serve pra alternar a corrente e é medido em Hz. vamos discutir mais...grato pela contribuição

                      Comment


                      • #12
                        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                        Postado originalmente por bugtec
                        Tá aí o datasheet da MSD 6A que tenho guardado aqui pra inspirar vocês:
                        http://rs455.rapidshare.com/files/154222361/msd.pdf

                        Abraço!
                        valeu Bugtec pelo material, vou levar pra um engenheiro eletronico amigo meu pra ver o que ele diz sobre o esquemático.
                        abraço

                        Comment


                        • #13
                          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                          Postado originalmente por bolo
                          Opa!

                          Me corrija se eu estiver errado.

                          No alternador há retificadores, e a tensão já sai continua.
                          Outra que inversores bons sai na faixa de R$ 200,00. Eu mesmo já queimei este de R$ 99,00. E olha que eu instalei uns dissipadores de aluminio nos transistores.
                          Também o formado da onda da maioria dos inversores não permite ligar a nada que gere campo magnetico.
                          A autonomia iria complicar.
                          Inversores de No-Breaks, tem autonomia de 85%.
                          Esse baratos se tiver 70% é muito.
                          Porém como já disse, sua iniciativa é boa. O que eu encontrar, que possa ajudar, estarei contribuindo.
                          Primeira coisa que queria te corrigir é a questão que mencionou acima "tensão já sai contínua", voce quer dizer corrente contínua ok. Vou pesquisar direito isso que disse por que eu tinha em mente que o alternador gerava a corrente alternada pois pra uma bobina funcionar todas elas sem exceção precisam de corrente alternada pra gerar indução, ai me toquei que pode mesmo ser continua e o platinado é que faria o trabalho de alternar a corrente. mas obrigado mesmo assim

                          Comment


                          • #14
                            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                            Fernando, não tem cabimento pensar em um sistema de ignição usando platinado, tecnologia da década de 1920. É a mesma coisa que ter uma ferrari com pneus convencionais.

                            Comment


                            • #15
                              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                              Postado originalmente por fernando ferro
                              este intervalo de tempo que vc diz é o intervalo entre as cargas ok. Porem no motor original quem gera os pulsos é o platinado, e amedida que sobe o giro os tempo de carga diminui, isso é fato. Agora num aplificador teriamos que ter um dispositivo chamdo ocilador que serve pra alternar a corrente e é medido em Hz. vamos discutir mais...grato pela contribuição
                              Na verdade esse intervalo entre as cargas seria diretamente na bobina, por isso usei a formula da indutancia, pois, pelo o que eu sei nossos sistemas se aproveitam do transitorio da bobina, ou seja, uma corrente é estabelecida pelo enrrolamento e gera uma campo magnetico, quando a corrente é subtamente interrompida esse campo tende a manter a corrente que estava circulando, só que agora nossa resistencia é muito maior pois não existe contato, assim pela formula V= r.i podemos ver que a tensão vai la pra casa do chapeu... mas como sabemos isso acontece varias e varias vezes num curto periodo de tempo, determinado principalmente pelo giro do motor, porem se conseguissemos fazer com que esse periodo de tempo diminuisse ou se aumertamos a frequencia desses "pulsos" a tensão na bobina tende a aumentar ainda mais, o problema é que algumas caracteristicas fisicas das bobinas impedem que essa frequencia seja muito grande, isso tem a ver com o enrrolamento primario e secundario, mas eu não sei até que ponto, teriamos que saber qual as especificações da bobina em relação a isso..

                              Abs

                              Comment

                              Working...
                              X