Para melhorar o fluxo de óleo para as bronzinas de bielas, podemos fazer alguns furos nas bronzinas de munhões (as de mancal fixo). Estes furos permitirão que as bielas recebam óleo mais vezes que com as bronzinas originais. A idéia é a seguinte. Como as bronzinas de bielas recebem óleo de forma intermitente, somente quando os furos de lubrificação coincide com os furos das bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo mais furos nas bronzinas, o número de vezes que as bielas recebe óleo aumenta.
Isto é fundamental principalmente quando utilizamos um virabrequim de 1300 em motores mais fortes, ou mesmo os virabrequins da Lepe, que também só possuem um furo de lubrificação por biela, ao passo que o original do 1600 possui 2 furos por biela.
Comeste sistema mesmo com um vira de 1300, conseguimos quantidade de óleo nas bielas superior ao obtido pelo virabrequim original do 1600.
A seguir fotos das bronzinas que montei no meu motor. A broca era de 3mm e a posição dos furos deve seguir as fotos.
A bronzina do mancal da polia não necessita de retrabalho.
[]s,
Master Vader.
Isto é fundamental principalmente quando utilizamos um virabrequim de 1300 em motores mais fortes, ou mesmo os virabrequins da Lepe, que também só possuem um furo de lubrificação por biela, ao passo que o original do 1600 possui 2 furos por biela.
Comeste sistema mesmo com um vira de 1300, conseguimos quantidade de óleo nas bielas superior ao obtido pelo virabrequim original do 1600.
A seguir fotos das bronzinas que montei no meu motor. A broca era de 3mm e a posição dos furos deve seguir as fotos.
A bronzina do mancal da polia não necessita de retrabalho.
[]s,
Master Vader.
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