Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

    Fala pessoal, tudo joia?

    Estavamos discutindo no tópico do Zerba sobre uma refrigeração mais parruda, e surgiu bastante coisa interessante. Achei melhor trazer pra cá para ter maior visibilidade a todos.

    Vejam o tópico original, à partir da mensagem #320(a ultima da página, escrita pelo nosso amigo hjn):
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...t=3330&page=32

    O Marzano nos apresentou essa tamba da bomba de óleo, com bypass e retorno de óleo para o cárter. Ela funciona da seguinte maneira, se a pressão estiver muito elevada, a bypass abre, levando óleo pro cárter, diminuindo a pressão na linha de lubrificação.

    Explicação da própria JayCee:
    Postado originalmente por JayCee
    JayCee lançou a nova tamba da bomba d eóleo PowerFlow . Esta tampa é unica por ter uma valvula Bypass montada nela. Por quê? Pois algumas bombas de óleo pode produzir uma pressão acima de 200 p.s.i.(algo em torno de 13,78bar) o que pode causar algum dano nos componentes do motor. Contudo, se você diminuir a pressão na bomba, isso ira ajudar a gerar mais potencia(acho que o termo correto seria diminuir a perca de potencia). A tampa PowerFlow vem montada de modo que alivia a pressão quando esta passar de 120 p.s.i.(cerca de 8,27bar). Mandando apenas 120 p.s.i para o motor, a sua Bypass(a mola com o embolo, o regulador de pressão original) original conseguirá controlar a lubrificação muito melhor.
    Vasculhando pelo site da Jaycee, reparei que eles tem um suporte pra filtor de óleo com essa bypass e retorno também:


    Encontrei também esse kit da Jaycee:

    A foto se trata de um bloco de fusca cortado, para expor as galerias de óleo(em branco). Reparem que o óleo viria pelo Niple vermelho, e iria direo pras galerias principais, lubrificando diretamente os mancais(exceto o ultimo, o mais perto da polia do motor). Aqui a descrição deles desse sistema:
    Postado originalmente por JayCee
    JayCee tem o novo adaptador extendido para sistema Full Flow para atingir a galeria de óleo principal. Esse adaptador permite que o óelo seja injetado direto na galeria principal de lubrificação, não passando antes pelo radiador. Assim, com o óleo lubrificando diretamente os mancais principais a chance de desgaste prematuro dos mancais será menor, o que significa uma maior vida útil das bronzinas. Veja a carcaça do motor cortada que mostra a instalação do adaptador e as galerias de óleo, que ligam diretamente aos mancais. Este sistema forma um belo par com o sistema de Bypass da JayCee.
    Esse ultimo sistema, achei interessante, Mas tem que se tomar muito cuidado com a temperatura do óleo que entraria nos mancais. Caso fosse muito alta, o óleo perderia viscosidade e o mancal iria sofrer as consequencias.

    E aí galera, o que acham?

    Abraço!

    PS: O que está entre parênteses fui eu que acrescentei ou comentei sobre o texto. Esper ter ficado simples de se entender.
    Last edited by Rafael_MO; 29-11-2010, 11:25 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

    Precisa ver como fica o by-pass original.

    Tenho interesse real em adquirir um kit desses. Quem mais quer?
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

    Comment


    • #3
      Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

      Ah, fiz as conversões p.s.i. -> bar usando o site: http://www.centauro-owners.com/articles/psibar.html

      Achei muito alto os valores de pressão indicados pela JayCee... O que acham?

      Postado originalmente por alanbique
      Precisa ver como fica o by-pass original.

      Tenho interesse real em adquirir um kit desses. Quem mais quer?
      Pelo que ví, usando aquela tampa de bomba de óleo com Bypass, não elimina o bypass interno. já usando o sistema de injeção direta do óleo na galeria principal, não sei como ficaria...Tô dando uma olhada nisso.

      Eu, se tivesse grana, usaria uma tampa de bomba de óleo dessas. Achei animal.

      A injeção do óelo na galeria principal achei muit interessante, desde que com um bom controle da temperatura que entraria por alí, pra os mancais. Originalmente, só o mancal mais perto da polia é lubrificado diretamente, sendo que os mancais que sofrem mais são o perto do volante e os centrais. Vale lembrar que com esse sistema direto, os mancias do comando também serão lubrificados diretamente. Acho que seria interessante esse stup com um radiador externo e ventoinha, talvez até eliminando o radiador original. O que acham?

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

        Esse último sistema, se não me engano, é "drag racing only". Acho que justamente pelo fato da temperatura do óleo que vai pras bronzinas...N sei se ele é tão mais vantagem assim...
        2100 aspro

        Comment


        • #5
          Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

          Postado originalmente por FILIPE A
          Esse último sistema, se não me engano, é "drag racing only". Acho que justamente pelo fato da temperatura do óleo que vai pras bronzinas...N sei se ele é tão mais vantagem assim...
          Pois é.
          nesse sistema o que mas me preocupa é a temperatura do óleo que vai pra bronzina. Ach que se vier de um radiador ecente(com ventoinha e tudo mais), seria uma boa.

          O site da Jaycee ém ieo desatualizado, não tem muita informação sobre esse sistema. Alguém já leu algo sobre isso em foruns gringos?

          Abraço.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Pois é.
            nesse sistema o que mas me preocupa é a temperatura do óleo que vai pra bronzina. Ach que se vier de um radiador ecente(com ventoinha e tudo mais), seria uma boa.

            O site da Jaycee ém ieo desatualizado, não tem muita informação sobre esse sistema. Alguém já leu algo sobre isso em foruns gringos?

            Abraço.
            Entao, o que conversei com um cara que vende Jaycee foi o seguinte.

            Esse sistema de bypass deveria ser usado juntamente com aquele niple do bloco cortado que voces viram ai... sendo assim toda a pressão do sistema seria jogada para os mancais e não para o filtro e nem para o radiador; ainda nao comprarei, mas penso que o niple é colocado em uma outra galeria do que no fullflow convencional.

            É sabido por quem usa filtro de oleo que enquanto o oleo ta grosso, se acelerar forte, joga pra fora as garnicoes do filtro e a casos de radiadores estourados tambem.... fora as mangueiras.

            Eu a muito tempo decidi fazer o fullflow no meu bloco, e estou parquerando esse sistema ja a algum tempo, mas eu acho que ele tem uma falha..... justamente o bypass que alivia pressão joga oleo sujo e quente por carter novamente diminuindo a eficiencia do sistema.

            Vi outro dia..... mas nao consigo mais achar a porcaria..... um regulador de pressao de linha... como se fosse um filtro de combustivel com uma mola dentro e um bypass.

            Neste momento, penso que talvez o suporte de filtro com o bypass seja melhor.

            Perguntei pra ele se essa tampa seria apenas para racers, e ele foi categorico " é perfeito para uso diario". O nome do cara á Jack Sacchette, unico que vende isso no the samba.
            Hamilton Nicoletti
            Santo André - SP
            1969 EFI 5 speed
            1915T
            1968 RAT Coming...

            Comment


            • #7
              Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

              Postado originalmente por hjn
              Entao, o que conversei com um cara que vende Jaycee foi o seguinte.

              Esse sistema de bypass deveria ser usado juntamente com aquele niple do bloco cortado que voces viram ai... sendo assim toda a pressão do sistema seria jogada para os mancais e não para o filtro e nem para o radiador; ainda nao comprarei, mas penso que o niple é colocado em uma outra galeria do que no fullflow convencional.

              É sabido por quem usa filtro de oleo que enquanto o oleo ta grosso, se acelerar forte, joga pra fora as garnicoes do filtro e a casos de radiadores estourados tambem.... fora as mangueiras.

              Eu a muito tempo decidi fazer o fullflow no meu bloco, e estou parquerando esse sistema ja a algum tempo, mas eu acho que ele tem uma falha..... justamente o bypass que alivia pressão joga oleo sujo e quente por carter novamente diminuindo a eficiencia do sistema.

              Vi outro dia..... mas nao consigo mais achar a porcaria..... um regulador de pressao de linha... como se fosse um filtro de combustivel com uma mola dentro e um bypass.

              Neste momento, penso que talvez o suporte de filtro com o bypass seja melhor.

              Perguntei pra ele se essa tampa seria apenas para racers, e ele foi categorico " é perfeito para uso diario". O nome do cara á Jack Sacchette, unico que vende isso no the samba.
              Grande hjn,

              Pelo que entendi do texto do pessoal da JayCee, essa tampa com bypass pode ser utilizada com motores com sistema Full Flow original(sem essa alteração no fluxo dentro do bloco, da imagem do bloco cortado). Vantagens:
              1) não mandar pressão excessiva pro radiador/filtro(quando acelerando forte com o motor frio), evitando danos nos mesmos como você comentou.
              2) mantém uma pressão menor entre a saída da bomba e a bypass original do bloco, fazendo com que ela trabalhe menor(pelo menos é o que eu entendi do texto, vejam se concordam).

              Esse niple deles, da foto da carcaça não é "comum". pelo que ví ele é maior, de tal modo qu leva o óleo não para o caminho original(para a bypass original, indo para o mancal da polia e depois pro radidor, para só então ir pros mancais principais). Ao que ví ele é mais comprido, e necessita de um trabalho na carcaça(furo mais produndo onde vai o niple) para alcançar a galeria principal de óleo. Acho que só fica interessante esse sistema com um radiador externo com ventoinha elétrica, e talvez abolindo o original.

              O que você acha?

              Forte abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                Alguem sabe expor o ciclo completo do oleo no motor?

                Exemplo: carter - bomba de oleo - by pass - galeria principal - radiador de oleo - carter.... eh isto?


                No meu caso nao estou disposto a abrir o motor

                Comment


                • #9
                  Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Grande hjn,

                  Pelo que entendi do texto do pessoal da JayCee, essa tampa com bypass pode ser utilizada com motores com sistema Full Flow original(sem essa alteração no fluxo dentro do bloco, da imagem do bloco cortado). Vantagens:
                  1) não mandar pressão excessiva pro radiador/filtro(quando acelerando forte com o motor frio), evitando danos nos mesmos como você comentou.
                  2) mantém uma pressão menor entre a saída da bomba e a bypass original do bloco, fazendo com que ela trabalhe menor(pelo menos é o que eu entendi do texto, vejam se concordam).

                  Esse niple deles, da foto da carcaça não é "comum". pelo que ví ele é maior, de tal modo qu leva o óleo não para o caminho original(para a bypass original, indo para o mancal da polia e depois pro radidor, para só então ir pros mancais principais). Ao que ví ele é mais comprido, e necessita de um trabalho na carcaça(furo mais produndo onde vai o niple) para alcançar a galeria principal de óleo. Acho que só fica interessante esse sistema com um radiador externo com ventoinha elétrica, e talvez abolindo o original.

                  O que você acha?

                  Forte abraço.
                  Pelo que entendi seria isso mesmo....

                  A minha aplicação será exatamente essa, vou anular o radiador da capelinha e vou ficar apenas com o sistema externo; por isso estou realmente considerando esse kit + o niple.

                  Um outro fator importante é que com esse equipamento, a pressão de oleo é constante para todos os regimes de rotacao.... resta saber se a 6000rpm a os 120psi que ele diz são o bastante.

                  Ainda sim me preocupa o retorno do oleo quente e sujo para o carter...apesar que dali a passagem de todas as particulas pelo sistema é obrigatorio.... mas sei la.

                  São $139 da tampa completa com retorno + $29 do niple e uns 100 réis de uma shadek 30mm.

                  Caaaarro
                  Hamilton Nicoletti
                  Santo André - SP
                  1969 EFI 5 speed
                  1915T
                  1968 RAT Coming...

                  Comment


                  • #10
                    Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                    Postado originalmente por Museu
                    Alguem sabe expor o ciclo completo do oleo no motor?

                    Exemplo: carter - bomba de oleo - by pass - galeria principal - radiador de oleo - carter.... eh isto?


                    No meu caso nao estou disposto a abrir o motor
                    seria: carter, bomba, filtro, radiador externo, galeria e o que tivesse acima dos 120psi, sai pelo ladrao antes disso tudo (bypass)
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
                    1969 EFI 5 speed
                    1915T
                    1968 RAT Coming...

                    Comment


                    • #11
                      Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                      Postado originalmente por hjn
                      Perguntei pra ele se essa tampa seria apenas para racers, e ele foi categorico " é perfeito para uso diario". O nome do cara á Jack Sacchette, unico que vende isso no the samba.
                      Não é da tampa que estou falando, é do niplezinho vermelho, que joga o óleo direto nos mancais.

                      Mas eu tinha visto errado, não é drag racing somente não...
                      Agora...ao usar a tampinha mais o niplezinho eu inutilizo o radiador interno? Isso não é um tanto perigoso não?
                      Eu acho que uma bomba de 30mm daquelas shadek não cria taaaaaaanta pressão assim não...
                      Quem eu vi se dando mal com bombas, usava aquelas de carter seco.
                      Last edited by FILIPE A; 30-11-2010, 10:25 AM.
                      2100 aspro

                      Comment


                      • #12
                        Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                        Postado originalmente por hjn
                        Pelo que entendi seria isso mesmo....

                        A minha aplicação será exatamente essa, vou anular o radiador da capelinha e vou ficar apenas com o sistema externo; por isso estou realmente considerando esse kit + o niple.

                        Um outro fator importante é que com esse equipamento, a pressão de oleo é constante para todos os regimes de rotacao.... resta saber se a 6000rpm a os 120psi que ele diz são o bastante.

                        Ainda sim me preocupa o retorno do oleo quente e sujo para o carter...apesar que dali a passagem de todas as particulas pelo sistema é obrigatorio.... mas sei la.

                        São $139 da tampa completa com retorno + $29 do niple e uns 100 réis de uma shadek 30mm.

                        Caaaarro
                        hjn,
                        Acho que 120psi são o bastante para 6000rpm sim cara... São 8,27bar cara....coisa demais!

                        Quanto ao óleo quente e sujo que voltará pro cárter, não vejo problemas. Dos mancais o óleo vai para o cárter, aquecido e com partículas metálicas de todo jeito, independente do sistema(original ou não). Com esse sistema a bomba vai bombear o óleo quente e sujo do cárter para o filtro e radiador externo, e depois ovlta pra carcaça, limpo e fresco pra lubrificar como se deve nos mancais. No original, o óleo é "filtrado" na peneirinha e segue quente até o radiador, onde é resfriado e desce pros mancais. Acaba que dá na mesma.

                        Abraço!
                        Last edited by Rafael_MO; 30-11-2010, 11:47 AM.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          hjn,
                          Acho que 120psi são o bastante para 6000rpm sim cara... São 8,27bar cara....coisa demais!

                          Quanto ao óleo quente e sujo que voltará pro cárter, não vejo problemas. Dos mancais o óleo vai para o cárter, aquecido e com partículas metálicas de todo jeito, independente do sistema(original ou não). Com esse sistema a bomba vai bombear o óleo quente e sujo do cárter para o filtro e radiador externo, e depois ovlta pra carcaça, limpo e fresco pra lubrificar como se deve nos mancais. No original, o óleo é "filtrado" na peneirinha e segue quente até o radiador, onde é resfriado e desce pros mancais. Acaba que dá na mesma.

                          Abraço!
                          É....

                          To realemte pensando nisso, será que vale o investimento ou vou no fullflow padrao ai?
                          Hamilton Nicoletti
                          Santo André - SP
                          1969 EFI 5 speed
                          1915T
                          1968 RAT Coming...

                          Comment


                          • #14
                            Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                            Postado originalmente por hjn
                            É....

                            To realemte pensando nisso, será que vale o investimento ou vou no fullflow padrao ai?
                            Hjn,
                            Eu iria num Full Flow padrão. Ou num Full Flow com essa tampa deles(com a bypass e retorno pro bloco). Pelo custo e pelo meu uso, que é mais em cidade ou pouca estrada.

                            Agora, se você pretende mesmo usar só o radiador externo com ventoinha (sem o que fica dentro da capela), eu arriscaria sim esse sistema que manda o óleo direto pros mancais. Tomando os devidos cuidados com a temperatura do sistema, acho que seria até benéfico. Com a bypass e mangueiras de óleo de diâmetro adequado, e não muito compridas, a perda de carga(pressão do óleo) será diminuída. E os mancais princiáis serão lubrificados primeiro, o que é bom.

                            Tínhamos que ter mais informações do pessal da Jaycee sobre as vantagens e desvantagens...

                            Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Ah, fiz as conversões p.s.i. -> bar usando o site: http://www.centauro-owners.com/articles/psibar.html

                              Achei muito alto os valores de pressão indicados pela JayCee... O que acham?



                              Pelo que ví, usando aquela tampa de bomba de óleo com Bypass, não elimina o bypass interno. já usando o sistema de injeção direta do óleo na galeria principal, não sei como ficaria...Tô dando uma olhada nisso.

                              Eu, se tivesse grana, usaria uma tampa de bomba de óleo dessas. Achei animal.

                              A injeção do óelo na galeria principal achei muito interessante, desde que com um bom controle da temperatura que entraria por alí, pra os mancais. Originalmente, só o mancal mais perto da polia é lubrificado diretamente, sendo que os mancais que sofrem mais são o perto do volante e os centrais. Vale lembrar que com esse sistema direto, os mancias do comando também serão lubrificados diretamente. Acho que seria interessante esse stup com um radiador externo e ventoinha, talvez até eliminando o radiador original. O que acham?

                              Abraço.
                              Legal Rafael o tópico !!

                              Agora deu realmente para entender o porque da BayPass na tampa... quase acertei, imaginei que eles sugeririam eliminar o original... mas o sistema é um pouco diferente...

                              Pensando nisso que eles sugeriram, não pode-se sair da bomba, passar pelo radiador externo e entrar no niple vermelho e isso seria feito para evitar que o óleo entre fervendo diretamente nas bronzinas ?

                              O que acham ?

                              Acho que o risco de fazer assim como comentei seria o sistema ficar sobre carregado por precisar de mais pressão para levar óleo para o radiador para depois entrar no niple... concordam ?

                              Agora 120 PSI (8,27kg) tb acho pressão demais ! A 6000RPM na minha opinião é no máximo uns 6kg. nós colocamos como eu comentei 7kg. e guspiu óleo pela turbina...

                              Adorei o tópico !

                              Abs !

                              Comment

                              Working...
                              X