Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba elétrica

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: Bomba elétrica

Postado originalmente por bugtec
    Já pensaram sim. O FuscaAP até fez um tutorial, dá uma procurada.

Abraço!
    Eu uso interna e já fazem 3 anos... Procure alguma da carro totalflex com motor grande.
    CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
    GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Postado originalmente por luismj
      Eu uso interna e já fazem 3 anos... Procure alguma da carro totalflex com motor grande.
      Manda fotos, qual a solução que vc deu a respeito? Fez outro furo no tanque ou conseguiu adaptar pelo original mesmo?
      Abraço.

Comment

Postado originalmente por bugtec
        Já pensaram sim. O FuscaAP até fez um tutorial, dá uma procurada.

Abraço!
        Desculpa mas não achei, vc tem um link?

Comment

up,

amigos voltando ao assunto.

estou com meu tanque para algumas alterações... posteriormente postarei fotos.

Neste momento parei o projeto do tanque pois estou querendo colocar a bomba eletrica interna.

Penso o seguinte: se pegar um conjunto completo (bomba, pré-filtro, boia...) e adaptar no tanque ao lado da boia original. Teria a saida e retorno, conexão para fios de uma forma pratica e segura.

Será que dá certo esta ideia? De qual carro deveria utilizar este kit?

para vcs terem uma ideia....

acho que deste tipo seria o melhor

PS. a boia ficaria desabilitada e utilizando a original do carro.
          Abraços,

Jacques

Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

Comment

Postado originalmente por Jacques
            up,

amigos voltando ao assunto.

estou com meu tanque para algumas alterações... posteriormente postarei fotos.

Neste momento parei o projeto do tanque pois estou querendo colocar a bomba eletrica interna.

Penso o seguinte: se pegar um conjunto completo (bomba, pré-filtro, boia...) e adaptar no tanque ao lado da boia original. Teria a saida e retorno, conexão para fios de uma forma pratica e segura.

Será que dá certo esta ideia? De qual carro deveria utilizar este kit?

para vcs terem uma ideia....
            PS. a boia ficaria desabilitada e utilizando a original do carro.
            Segue a MP ai Jacques

Compre a caixa da bomba completa do palio incluindo o anel superior de aço.
            http://produto.mercadolivre.com.br/M...x-ipatinga-_JM
            A bomba interna a ser utilizada nessa caixa pode ser a do palio 1.8R ou qualquer outra de motor 1.8 FLEX ou maior, desde que seja FLEX assim você não precisa mexer 2 vezes, se aguenta o meu motor 2.0 16v com baixa pressão de turbo, acredito que aguenta qualquer um do de vocês.
            Retire a boia original do fusca e coloque o copo da bomba no mesmo local, pois ali é a parte mais profunda do tanque. Compre o marcador de combustível redondo da cronomac compatível com a boia que você colocar, pode ser a do palio ou do uno.
            (Eu fiz uma adaptação na resistencia da boia devido ao marcador ser VDO porsche mas não recomendo pois o alcool corrói bastante.)

Sobre o regulador de pressão eu isolei o original que fica na caixa da bomba e usei lá atras após a flauta de injeção pois essa foi a orientação do preparador em BH. Pode ser usado o do tempra ou do gti.

No tópico do meu carro tem uma foto da frente com capo aberto que aparece a imagem do tanque com a bomba.

Abraço
            Last edited by luismj; 30-11-2011, 03:04 PM.

Comment

Jacques,

Adaptei a mesma bomba que o Luizmj lhe indicou. Mas no meu carro a adaptação foi bem mais improvisada.

Tive dificuldade em achar alguém pra fazer soldas no tanque, então peguei três anéis de metal que se usa nessa bomba. Fiz o corte no tanque com os furos pros parafusos. Um anel, montei invertido, dentro do tanque(com as bordas viradas para o fundo do tanque). Antes, soldei os parafusos nesse anel. Montei, por fora do tanque um outro anel com as bordas voltadas pra cima. Com pingos de solda, prendeu-se os dois anéis na lata do tanque. Daí o cara selou essa "flange" com estanho(o cara que fez o serviço de solda no tanque mexe com radiadores). Depois foi montar a bomba, um anel superior e aparafusar.

Veja como ficou: http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=3994&page=22

Hoje, faria como o Luismj indicou, tentaria eliminar a boia original em ontaria alí a bomba. Fica muito mais clean e organizado. Mas ainda uso a bóia original, e não tive como passar para uma elétrica, infelizmente, por isso montei desse jeito.

O ideal seria pegar uma chapa de aço de alguns mm de espessura, cortar no formato certo, fazer os furos com rosca(pra prender a bomba) e soldar essa chapa no tanque, como o amigo Fusca AP faz(foto em anexo). É o que pretendo fazer num próximo setup, eliminando a boia original.

Fiquei curioso em como o Luismj fez no carro dele, e dei uma vasculhada no tópico do carro dele. Aqui a foto que ele havia comentado:

Achei muito legal. No tanque mais moderno(com bocal de abastecimento por fora do porta-malas, fica um pouco mais complicado, pois há um rebaixo na lata do tanque, por onde passa a mangueira e o cabo da bóia. Mas gostei muito dessa adaptação. Fica bem simples.

Abraço!

PS: Com um tanque novo, mais fácil achar quem queira soldar o tanque. Tanque usado, só achei um cara que aceitou soldá-lo.
              Arquivos Anexos
              Last edited by Rafael_MO; 30-11-2011, 09:05 PM.
              Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

eu cosatumo colcoar a bomba eletrica do monza alcool, que tem boa vazão e não tem de fazer muita adaptação.
                o reteorno da par colocar no tubo de abastecomento de sfor com o bocal do tanque por fora do carroterm um prolongamento de metal e é só soldar um pedaço de tubo de 7mm, nele.
                já no antigo tem de ser colocado um medidor de tanque do moderno, pq ele tem o bico no jeito de colocar o retorno lá.
                na saída do tanque, tem de se soldar com latão(amarelo)um pedaço de tubo de 10mm, no lugar daquele tubinho fino, pra poder colocar a mangueira de entrada da bomba.
                a bomba pode ser instalada na chapa do cabeçote da suspensão do lado direito, que não tem nada lá que atrapalhe ta recurso, e o dosador, no compartimento do motor, na chapa corta fogo, que fica fácil o acesso pra poder regular a pressão e espiar se não fica gotejando no carburador,e por fim o dosador, pode ser o pequeno mesmo, que não dá pau e é fácil e barato se precisar de trocar ele
                Anor Mecânico

Reparação Automotiva
                Instalação de Acessórios
                Personalização de Motores
                Adaptação de Equipamentos
                Especializado em Antigos e VW ar

Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                e-mail: anor-mecanico@outlook.com

Comment

Luis, Rafael e Anor,

gostei muito das susgestões que vcs deram. Confesso que por uma questão de custos eu vou de bomba externa mesmo, mas fiquei tentado a colocar a interna igual a do luis. Aumenta no custo o fato de ter de trocar o marcador pois o meu é mecanico.

No externo me corrijam se estiver errado:

saida do tanque para a bomba de 10mm?

Saida da bomba para o filtro 7mm?

Saida do filtro para valvula de alivio 7mm?

Retorno para o tanque 7mm?

Bomba externa só tem a do gol GTI e monza?

Uma ultima dúvida... li em um topico sobre utilizar o alivio de pressão do tempra. Qual a vantagem? Ele tem regulagem para a pressão ou ele é automatico?

valeu a ajuda.
                  Abraços,

Jacques

Comment

Jacques...

Depois de uma explicação dessa, deixa de preguiça porque grana não é...
                    Se externa fosse melhor os carros de hoje em dia a teriam. O próprio combustível a refrigera e quanto menor quantidade emendas na linha menor é a dor de cabeça.
                    Se você tiver que ter acesso a parte inferior com bomba externa é um inferno, pois ao retirar o tanque derrama combustível para todo lado e o tanque cheio bate na lata, arranha bagunça total. Não tem nada disso de soldar chapa, onde é a boia faça um buraco no formato da lata da bomba, rebata a lata e a deixe plana fure com uma broca de tamanho menor que o parafuso a ser utilizado. Coloque parafusos de inox para não enferrujar de dentro para fora, ponteie a cabeça dele internamente com mig se necessário evitando que gire ao apertar, coloque o copo com as porcas e pronto.
                    Sem frescura e sem amolação. O marcador compatível custa 100 conto, copo + boia uns 200. Total, R$300 e seja feliz sem babar combustível no seu carro.
                    Last edited by luismj; 01-12-2011, 10:42 AM.

Comment

Postado originalmente por luismj
                      Jacques...

Depois de uma explicação dessa, deixa de preguiça porque grana não é...
                      Se externa fosse melhor os carros de hoje em dia a teriam. O próprio combustível a refrigera e quanto menor quantidade emendas na linha menor é a dor de cabeça.
                      Se você tiver que ter acesso a parte inferior com bomba externa é um inferno, pois ao retirar o tanque derrama combustível para todo lado e o tanque cheio bate na lata, arranha bagunça total. Não tem nada disso de soldar chapa, onde é a boia faça um buraco no formato da lata da bomba, rebata a lata e a deixe plana fure com uma broca de tamanho menor que o parafuso a ser utilizado. Coloque parafusos de inox para não enferrujar de dentro para fora, ponteie a cabeça dele internamente com mig se necessário evitando que gire ao apertar, coloque o copo com as porcas e pronto.
                      Sem frescura e sem amolação. O marcador compatível custa 100 conto, copo + boia uns 200. Total, R$300 e seja feliz sem babar combustível no seu carro.
                      depois de uma "lapada" desta não tenho escolha...

vendo um topico...acho que do Rafael com sua TBI... este kit já tem o dosador...
                      Abraços,

Jacques

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                        Jacques,

Adaptei a mesma bomba que o Luizmj lhe indicou. Mas no meu carro a adaptação foi bem mais improvisada.

Tive dificuldade em achar alguém pra fazer soldas no tanque, então peguei três anéis de metal que se usa nessa bomba. Fiz o corte no tanque com os furos pros parafusos. Um anel, montei invertido, dentro do tanque(com as bordas viradas para o fundo do tanque). Antes, soldei os parafusos nesse anel. Montei, por fora do tanque um outro anel com as bordas voltadas pra cima. Com pingos de solda, prendeu-se os dois anéis na lata do tanque. Daí o cara selou essa "flange" com estanho(o cara que fez o serviço de solda no tanque mexe com radiadores). Depois foi montar a bomba, um anel superior e aparafusar.

Veja como ficou: http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=3994&page=22

Hoje, faria como o Luismj indicou, tentaria eliminar a boia original em ontaria alí a bomba. Fica muito mais clean e organizado. Mas ainda uso a bóia original, e não tive como passar para uma elétrica, infelizmente, por isso montei desse jeito.

O ideal seria pegar uma chapa de aço de alguns mm de espessura, cortar no formato certo, fazer os furos com rosca(pra prender a bomba) e soldar essa chapa no tanque, como o amigo Fusca AP faz(foto em anexo). É o que pretendo fazer num próximo setup, eliminando a boia original.

Fiquei curioso em como o Luismj fez no carro dele, e dei uma vasculhada no tópico do carro dele. Aqui a foto que ele havia comentado:

Achei muito legal. No tanque mais moderno(com bocal de abastecimento por fora do porta-malas, fica um pouco mais complicado, pois há um rebaixo na lata do tanque, por onde passa a mangueira e o cabo da bóia. Mas gostei muito dessa adaptação. Fica bem simples.

Abraço!

PS: Com um tanque novo, mais fácil achar quem queira soldar o tanque. Tanque usado, só achei um cara que aceitou soldá-lo.
                        Legal Rafael,

eu acho que vou fazer como vc... vou ficar com esta boia e com a original. A não ser que consiga mudar o ]marcador original do "nosso" painel quadrado pelo redondo mantendo o mesmo mostrador... será que dá?
                        Abraços,

Jacques

Comment

depois de uma "lapada" desta não tenho escolha...
                          vendo um topico...acho que do Rafael com sua TBI... este kit já tem o dosador...
                          Você está merecendo lapada. Manda MP depois corre do problema?!

- Conforme disse na pagina anterior quem entende de verdade de turbos, me disse que o regulador de pressão deve ficar após a flauta lá no motor diminuindo a área pressurizada e não no tanque por isso deve-se isolar o original que vem no copo. Pra que fazer mais ou menos se você já pode fazer top?
                          - As linhas de combustível faça de tecalon na bitola máxima equivalente ou superior a original da bomba.
                          (No money? Compre a linha ida e volta de qualquer carro bacana no ferro velho e adapte no seu pois algumas são moldáveis.)
                          - Mande climpar sob medida os conectores originais da bomba sem usar abraçadeiras. Pra que passar raiva com abraçadeira espanando?
                          Tem barato que custa caro quando arrebenta e baba o carro todo de gasolina ou alcool manchando a pintura e ainda corre risco de pegar fogo.

SIM! Realmente eu odeio gambiarra!

Muita resenha não atinge o alvo.
                          O local da bomba é no ponto mais fundo do tanque e pronto! Ou alguem aí prefere correr o risco do carro dar falta em curvas?

Deixa de frescura e monta o marcador redondo ou estripa ele e poe dentro do quadrado.
                          http://www.cronomac.com.br/index.php...chk=1&Itemid=2

Em tempo... Tem um lanterneiro em Brasilia que chama-se "lapadinha"! Esse sim dá pancada na lata! rsrs

Abraço
                          Last edited by luismj; 02-12-2011, 12:14 AM.

Comment

Legal Rafael,

eu acho que vou fazer como vc... vou ficar com esta boia e com a original. A não ser que consiga mudar o ]marcador original do "nosso" painel quadrado pelo redondo mantendo o mesmo mostrador... será que dá?
                            Jacques,

Acredito que o marcador pequeno caiba sim dentro da moldura "quadrada" dos nossos. Basta ver os marcadores quadrados por trás pra se ter uam noção. O Flosi fez um contagiros quadrado, partindo de uma carcaça de marcadorde combustível no qual ele "inxertou" um contagiros redondinho dos pequenos. Veja: http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8071

A minha bomba tem regulador de pressão na tampa(na linha de retorno). Para um carro originalzinho na gasolina, pode quebrar o galho, mas não é o ideal. O melhor é lá junto ao motor, fazendo a regulagem da pressão entre a linha de combustível e a pressão no coletor, fazendo que o bico sempre trabalhe com uma diferença de pressão o mais perto possível de ser um valor constante. mais uma vez, parti pro uso desse regulador por orçamento muito curto. O Museu usou o regulador de pressão perto do tanque na Brasa 1800 aspirada dele e deu falta.

Paguei na minha bomba cerca de R$120,00, toda revisada e com garantia. Parti pra ela principalmente por causa do preço e do custo de um eventual reparo. Em bomba externa, se der pau, troca a bomba inteira. Na interna, troca o reparo, que o original Bosch custa uns R$100,00 em média.

Outra coisa legal na bomba interna é que, como ela fica bem "colada" no fundo do tanque, pressionando a telinha(pré-filtro) contra o fundo, aquele "copo" de plástico funciona como um "catch tank", mantendo alí sempre combustível pra bomba. O combustível que volta do retorno cai direto alí dentro. Muito legal.

Como você viu, fiz muita coisa no meu carro com "o que tinha" e com orçamento muito curto e acabei voltando pro carburador, até conseguir fazer tudo como se deve. A dica é, como o Luismj tanto disse e como diz o Gene Berg "Cry once, buy the best!". Por isso, faça como o Luismj disse. Use umas porcas extras e um anel metálico(de prender a bomba) para alinhar(e travá-los com a ajuda do anel) bem os parafusos na hora de ponteá-los, digo por experiência própria! hehehhee

Luismj,

Obrigado pela foto mais detalhada do tanque. No modelo antigo pelo que vejo tem menos lata pra voltar e deixar umas superfície plana. Fica mais simples de instalar. Nos modernos, infelizmente é um pouco mais "chato" devido aos rebaixos onde fica a bóia/pescador e onde passa a mangueira de combustível. Mas ainda arrumo outro tanque e penso com carinho como farei num próximo, e definitivo, setup. Muito obrigado pelas dicas.

Abraço a todos.
                            Last edited by Rafael_MO; 02-12-2011, 12:33 AM.

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Amigos,

novidades....

adquiri a bomba do palio com o codigo 518 078 28. é identica ao que o Luis postou e a que o Rafael tem.

A do Rafael

Está completa, carcaça, boia, retorno, anel de vedação, conector eletrico e anel metalico.

Paguei R$ 200,00.

Já deixei na oficina que está mexendo no tanque. Nem deu tempo de tirar fotos.

Agora é esperar.

Rafael,

deu certo esta ligação que vc havia feito para encurtar a linha de combustivel? estou pensando em fazer assim tambem pois pretendo utilizar a linha original do carro tendo em vista que é um 1300 originalzinho.
                              Abraços,

Jacques

Comment

Amigos,

novidades....

adquiri a bomba do palio com o codigo 518 078 28. é identica ao que o Luis postou e a que o Rafael tem.

A do Rafael

Está completa, carcaça, boia, retorno, anel de vedação, conector eletrico e anel metalico.

Paguei R$ 200,00.

Já deixei na oficina que está mexendo no tanque. Nem deu tempo de tirar fotos.

Agora é esperar.

Rafael,

deu certo esta ligação que vc havia feito para encurtar a linha de combustivel? estou pensando em fazer assim tambem pois pretendo utilizar a linha original do carro tendo em vista que é um 1300 originalzinho.
                                Jacques,

Usei pouco tempo o carro injetado, sem acerto. Por isso não vou saber lhe dizer se funcionou legal. mas eu não montaria como montei. Passa duas linhas, coloca m dosador pequeno pra carro com injeção lá perto do motor e tudo mais.

Não sei como é no Pálio, acredito que o retorno venha da flauta e o regulador de pressão fica na tampa da bomba(como na minha). contudo desse jeito a linha inteira(ida e retorno) ficaria pressurizada... Doideira...

Se faz questão de usar a linha original, passe uma nova para a ida e use a original para retorno(depois do regulador de pressão até o tanque, tirando o regulador de pressão da tampa da bomba). Acredito(veja bem, não tenho certeza) que, no retorno vindo numa pressão não tão alta, não terá problemas. Mas não é o ideal.

Mas posta aí amis ou menos o setup que vai montar. Bicos, coletor e etc para termos uma idéia e poder te ajudar melhor.

Abraço.

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                                X