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estou com meu tanque para algumas alterações... posteriormente postarei fotos.
Neste momento parei o projeto do tanque pois estou querendo colocar a bomba eletrica interna.
Penso o seguinte: se pegar um conjunto completo (bomba, pré-filtro, boia...) e adaptar no tanque ao lado da boia original. Teria a saida e retorno, conexão para fios de uma forma pratica e segura.
Será que dá certo esta ideia? De qual carro deveria utilizar este kit?
para vcs terem uma ideia....
acho que deste tipo seria o melhor
PS. a boia ficaria desabilitada e utilizando a original do carro.
estou com meu tanque para algumas alterações... posteriormente postarei fotos.
Neste momento parei o projeto do tanque pois estou querendo colocar a bomba eletrica interna.
Penso o seguinte: se pegar um conjunto completo (bomba, pré-filtro, boia...) e adaptar no tanque ao lado da boia original. Teria a saida e retorno, conexão para fios de uma forma pratica e segura.
Será que dá certo esta ideia? De qual carro deveria utilizar este kit?
para vcs terem uma ideia....
PS. a boia ficaria desabilitada e utilizando a original do carro.
Segue a MP ai Jacques
Compre a caixa da bomba completa do palio incluindo o anel superior de aço. http://produto.mercadolivre.com.br/M...x-ipatinga-_JM
A bomba interna a ser utilizada nessa caixa pode ser a do palio 1.8R ou qualquer outra de motor 1.8 FLEX ou maior, desde que seja FLEX assim você não precisa mexer 2 vezes, se aguenta o meu motor 2.0 16v com baixa pressão de turbo, acredito que aguenta qualquer um do de vocês.
Retire a boia original do fusca e coloque o copo da bomba no mesmo local, pois ali é a parte mais profunda do tanque. Compre o marcador de combustível redondo da cronomac compatível com a boia que você colocar, pode ser a do palio ou do uno.
(Eu fiz uma adaptação na resistencia da boia devido ao marcador ser VDO porsche mas não recomendo pois o alcool corrói bastante.)
Sobre o regulador de pressão eu isolei o original que fica na caixa da bomba e usei lá atras após a flauta de injeção pois essa foi a orientação do preparador em BH. Pode ser usado o do tempra ou do gti.
No tópico do meu carro tem uma foto da frente com capo aberto que aparece a imagem do tanque com a bomba.
Adaptei a mesma bomba que o Luizmj lhe indicou. Mas no meu carro a adaptação foi bem mais improvisada.
Tive dificuldade em achar alguém pra fazer soldas no tanque, então peguei três anéis de metal que se usa nessa bomba. Fiz o corte no tanque com os furos pros parafusos. Um anel, montei invertido, dentro do tanque(com as bordas viradas para o fundo do tanque). Antes, soldei os parafusos nesse anel. Montei, por fora do tanque um outro anel com as bordas voltadas pra cima. Com pingos de solda, prendeu-se os dois anéis na lata do tanque. Daí o cara selou essa "flange" com estanho(o cara que fez o serviço de solda no tanque mexe com radiadores). Depois foi montar a bomba, um anel superior e aparafusar.
Hoje, faria como o Luismj indicou, tentaria eliminar a boia original em ontaria alí a bomba. Fica muito mais clean e organizado. Mas ainda uso a bóia original, e não tive como passar para uma elétrica, infelizmente, por isso montei desse jeito.
O ideal seria pegar uma chapa de aço de alguns mm de espessura, cortar no formato certo, fazer os furos com rosca(pra prender a bomba) e soldar essa chapa no tanque, como o amigo Fusca AP faz(foto em anexo). É o que pretendo fazer num próximo setup, eliminando a boia original.
Fiquei curioso em como o Luismj fez no carro dele, e dei uma vasculhada no tópico do carro dele. Aqui a foto que ele havia comentado:
Achei muito legal. No tanque mais moderno(com bocal de abastecimento por fora do porta-malas, fica um pouco mais complicado, pois há um rebaixo na lata do tanque, por onde passa a mangueira e o cabo da bóia. Mas gostei muito dessa adaptação. Fica bem simples.
Abraço!
PS: Com um tanque novo, mais fácil achar quem queira soldar o tanque. Tanque usado, só achei um cara que aceitou soldá-lo.
eu cosatumo colcoar a bomba eletrica do monza alcool, que tem boa vazão e não tem de fazer muita adaptação.
o reteorno da par colocar no tubo de abastecomento de sfor com o bocal do tanque por fora do carroterm um prolongamento de metal e é só soldar um pedaço de tubo de 7mm, nele.
já no antigo tem de ser colocado um medidor de tanque do moderno, pq ele tem o bico no jeito de colocar o retorno lá.
na saída do tanque, tem de se soldar com latão(amarelo)um pedaço de tubo de 10mm, no lugar daquele tubinho fino, pra poder colocar a mangueira de entrada da bomba.
a bomba pode ser instalada na chapa do cabeçote da suspensão do lado direito, que não tem nada lá que atrapalhe ta recurso, e o dosador, no compartimento do motor, na chapa corta fogo, que fica fácil o acesso pra poder regular a pressão e espiar se não fica gotejando no carburador,e por fim o dosador, pode ser o pequeno mesmo, que não dá pau e é fácil e barato se precisar de trocar ele
Anor Mecânico
Reparação Automotiva
Instalação de Acessórios
Personalização de Motores
Adaptação de Equipamentos
Especializado em Antigos e VW ar
gostei muito das susgestões que vcs deram. Confesso que por uma questão de custos eu vou de bomba externa mesmo, mas fiquei tentado a colocar a interna igual a do luis. Aumenta no custo o fato de ter de trocar o marcador pois o meu é mecanico.
No externo me corrijam se estiver errado:
saida do tanque para a bomba de 10mm?
Saida da bomba para o filtro 7mm?
Saida do filtro para valvula de alivio 7mm?
Retorno para o tanque 7mm?
Bomba externa só tem a do gol GTI e monza?
Uma ultima dúvida... li em um topico sobre utilizar o alivio de pressão do tempra. Qual a vantagem? Ele tem regulagem para a pressão ou ele é automatico?
Depois de uma explicação dessa, deixa de preguiça porque grana não é...
Se externa fosse melhor os carros de hoje em dia a teriam. O próprio combustível a refrigera e quanto menor quantidade emendas na linha menor é a dor de cabeça.
Se você tiver que ter acesso a parte inferior com bomba externa é um inferno, pois ao retirar o tanque derrama combustível para todo lado e o tanque cheio bate na lata, arranha bagunça total. Não tem nada disso de soldar chapa, onde é a boia faça um buraco no formato da lata da bomba, rebata a lata e a deixe plana fure com uma broca de tamanho menor que o parafuso a ser utilizado. Coloque parafusos de inox para não enferrujar de dentro para fora, ponteie a cabeça dele internamente com mig se necessário evitando que gire ao apertar, coloque o copo com as porcas e pronto.
Sem frescura e sem amolação. O marcador compatível custa 100 conto, copo + boia uns 200. Total, R$300 e seja feliz sem babar combustível no seu carro.
Depois de uma explicação dessa, deixa de preguiça porque grana não é...
Se externa fosse melhor os carros de hoje em dia a teriam. O próprio combustível a refrigera e quanto menor quantidade emendas na linha menor é a dor de cabeça.
Se você tiver que ter acesso a parte inferior com bomba externa é um inferno, pois ao retirar o tanque derrama combustível para todo lado e o tanque cheio bate na lata, arranha bagunça total. Não tem nada disso de soldar chapa, onde é a boia faça um buraco no formato da lata da bomba, rebata a lata e a deixe plana fure com uma broca de tamanho menor que o parafuso a ser utilizado. Coloque parafusos de inox para não enferrujar de dentro para fora, ponteie a cabeça dele internamente com mig se necessário evitando que gire ao apertar, coloque o copo com as porcas e pronto.
Sem frescura e sem amolação. O marcador compatível custa 100 conto, copo + boia uns 200. Total, R$300 e seja feliz sem babar combustível no seu carro.
depois de uma "lapada" desta não tenho escolha...
vendo um topico...acho que do Rafael com sua TBI... este kit já tem o dosador...
Adaptei a mesma bomba que o Luizmj lhe indicou. Mas no meu carro a adaptação foi bem mais improvisada.
Tive dificuldade em achar alguém pra fazer soldas no tanque, então peguei três anéis de metal que se usa nessa bomba. Fiz o corte no tanque com os furos pros parafusos. Um anel, montei invertido, dentro do tanque(com as bordas viradas para o fundo do tanque). Antes, soldei os parafusos nesse anel. Montei, por fora do tanque um outro anel com as bordas voltadas pra cima. Com pingos de solda, prendeu-se os dois anéis na lata do tanque. Daí o cara selou essa "flange" com estanho(o cara que fez o serviço de solda no tanque mexe com radiadores). Depois foi montar a bomba, um anel superior e aparafusar.
Hoje, faria como o Luismj indicou, tentaria eliminar a boia original em ontaria alí a bomba. Fica muito mais clean e organizado. Mas ainda uso a bóia original, e não tive como passar para uma elétrica, infelizmente, por isso montei desse jeito.
O ideal seria pegar uma chapa de aço de alguns mm de espessura, cortar no formato certo, fazer os furos com rosca(pra prender a bomba) e soldar essa chapa no tanque, como o amigo Fusca AP faz(foto em anexo). É o que pretendo fazer num próximo setup, eliminando a boia original.
Fiquei curioso em como o Luismj fez no carro dele, e dei uma vasculhada no tópico do carro dele. Aqui a foto que ele havia comentado:
Achei muito legal. No tanque mais moderno(com bocal de abastecimento por fora do porta-malas, fica um pouco mais complicado, pois há um rebaixo na lata do tanque, por onde passa a mangueira e o cabo da bóia. Mas gostei muito dessa adaptação. Fica bem simples.
Abraço!
PS: Com um tanque novo, mais fácil achar quem queira soldar o tanque. Tanque usado, só achei um cara que aceitou soldá-lo.
Legal Rafael,
eu acho que vou fazer como vc... vou ficar com esta boia e com a original. A não ser que consiga mudar o ]marcador original do "nosso" painel quadrado pelo redondo mantendo o mesmo mostrador... será que dá?
depois de uma "lapada" desta não tenho escolha...
vendo um topico...acho que do Rafael com sua TBI... este kit já tem o dosador...
Você está merecendo lapada. Manda MP depois corre do problema?!
- Conforme disse na pagina anterior quem entende de verdade de turbos, me disse que o regulador de pressão deve ficar após a flauta lá no motor diminuindo a área pressurizada e não no tanque por isso deve-se isolar o original que vem no copo. Pra que fazer mais ou menos se você já pode fazer top?
- As linhas de combustível faça de tecalon na bitola máxima equivalente ou superior a original da bomba.
(No money? Compre a linha ida e volta de qualquer carro bacana no ferro velho e adapte no seu pois algumas são moldáveis.)
- Mande climpar sob medida os conectores originais da bomba sem usar abraçadeiras. Pra que passar raiva com abraçadeira espanando?
Tem barato que custa caro quando arrebenta e baba o carro todo de gasolina ou alcool manchando a pintura e ainda corre risco de pegar fogo.
SIM! Realmente eu odeio gambiarra!
Muita resenha não atinge o alvo.
O local da bomba é no ponto mais fundo do tanque e pronto! Ou alguem aí prefere correr o risco do carro dar falta em curvas?
eu acho que vou fazer como vc... vou ficar com esta boia e com a original. A não ser que consiga mudar o ]marcador original do "nosso" painel quadrado pelo redondo mantendo o mesmo mostrador... será que dá?
Jacques,
Acredito que o marcador pequeno caiba sim dentro da moldura "quadrada" dos nossos. Basta ver os marcadores quadrados por trás pra se ter uam noção. O Flosi fez um contagiros quadrado, partindo de uma carcaça de marcadorde combustível no qual ele "inxertou" um contagiros redondinho dos pequenos. Veja: http://fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8071
A minha bomba tem regulador de pressão na tampa(na linha de retorno). Para um carro originalzinho na gasolina, pode quebrar o galho, mas não é o ideal. O melhor é lá junto ao motor, fazendo a regulagem da pressão entre a linha de combustível e a pressão no coletor, fazendo que o bico sempre trabalhe com uma diferença de pressão o mais perto possível de ser um valor constante. mais uma vez, parti pro uso desse regulador por orçamento muito curto. O Museu usou o regulador de pressão perto do tanque na Brasa 1800 aspirada dele e deu falta.
Paguei na minha bomba cerca de R$120,00, toda revisada e com garantia. Parti pra ela principalmente por causa do preço e do custo de um eventual reparo. Em bomba externa, se der pau, troca a bomba inteira. Na interna, troca o reparo, que o original Bosch custa uns R$100,00 em média.
Outra coisa legal na bomba interna é que, como ela fica bem "colada" no fundo do tanque, pressionando a telinha(pré-filtro) contra o fundo, aquele "copo" de plástico funciona como um "catch tank", mantendo alí sempre combustível pra bomba. O combustível que volta do retorno cai direto alí dentro. Muito legal.
Como você viu, fiz muita coisa no meu carro com "o que tinha" e com orçamento muito curto e acabei voltando pro carburador, até conseguir fazer tudo como se deve. A dica é, como o Luismj tanto disse e como diz o Gene Berg "Cry once, buy the best!". Por isso, faça como o Luismj disse. Use umas porcas extras e um anel metálico(de prender a bomba) para alinhar(e travá-los com a ajuda do anel) bem os parafusos na hora de ponteá-los, digo por experiência própria! hehehhee
Luismj,
Obrigado pela foto mais detalhada do tanque. No modelo antigo pelo que vejo tem menos lata pra voltar e deixar umas superfície plana. Fica mais simples de instalar. Nos modernos, infelizmente é um pouco mais "chato" devido aos rebaixos onde fica a bóia/pescador e onde passa a mangueira de combustível. Mas ainda arrumo outro tanque e penso com carinho como farei num próximo, e definitivo, setup. Muito obrigado pelas dicas.
adquiri a bomba do palio com o codigo 518 078 28. é identica ao que o Luis postou e a que o Rafael tem.
A do Rafael
Está completa, carcaça, boia, retorno, anel de vedação, conector eletrico e anel metalico.
Paguei R$ 200,00.
Já deixei na oficina que está mexendo no tanque. Nem deu tempo de tirar fotos.
Agora é esperar.
Rafael,
deu certo esta ligação que vc havia feito para encurtar a linha de combustivel? estou pensando em fazer assim tambem pois pretendo utilizar a linha original do carro tendo em vista que é um 1300 originalzinho.
adquiri a bomba do palio com o codigo 518 078 28. é identica ao que o Luis postou e a que o Rafael tem.
A do Rafael
Está completa, carcaça, boia, retorno, anel de vedação, conector eletrico e anel metalico.
Paguei R$ 200,00.
Já deixei na oficina que está mexendo no tanque. Nem deu tempo de tirar fotos.
Agora é esperar.
Rafael,
deu certo esta ligação que vc havia feito para encurtar a linha de combustivel? estou pensando em fazer assim tambem pois pretendo utilizar a linha original do carro tendo em vista que é um 1300 originalzinho.
Jacques,
Usei pouco tempo o carro injetado, sem acerto. Por isso não vou saber lhe dizer se funcionou legal. mas eu não montaria como montei. Passa duas linhas, coloca m dosador pequeno pra carro com injeção lá perto do motor e tudo mais.
Não sei como é no Pálio, acredito que o retorno venha da flauta e o regulador de pressão fica na tampa da bomba(como na minha). contudo desse jeito a linha inteira(ida e retorno) ficaria pressurizada... Doideira...
Se faz questão de usar a linha original, passe uma nova para a ida e use a original para retorno(depois do regulador de pressão até o tanque, tirando o regulador de pressão da tampa da bomba). Acredito(veja bem, não tenho certeza) que, no retorno vindo numa pressão não tão alta, não terá problemas. Mas não é o ideal.
Mas posta aí amis ou menos o setup que vai montar. Bicos, coletor e etc para termos uma idéia e poder te ajudar melhor.
Abraço.
Aos que não atualizaram ...
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Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
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